Conheça o Projeto Busca Ativa

Por meio de uma parceria entre o Departamento de Apoio e Acompanhamento (DAA) e o Departamento de Assistência Prioritária (DAP), ambos vinculados a Pró Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), foi criado o Sistema Busca Ativa, que tem como objetivo o mapeamento e intervenção no percurso acadêmico, considerando as condições materiais, relacionais e pedagógicas que possam vir a impactar negativamente as condições de acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes.

O sistema de Busca Ativa é composto por diferentes encaminhamentos. O primeiro deles é composto pelo processo de identificação dos estudantes com queda abrupta de rendimento acadêmico que foi desenvolvido pelo Departamento de Assistência Prioritária por meio da análise individualizada de cada estudante matriculado nos respectivos cursos, considerando a quantidade de disciplinas, a quantidade de aprovações, o índice de rendimento acadêmico nos cursos. A partir da identificação dos estudantes é realizada uma consulta com os respectivos coordenadores, com o objetivo de reconhecimento das demandas dos estudantes em questão. E por fim, o agendamento de um atendimento individualizado com base no protocolo de abordagem ativa aos estudantes, de acordo com os eixos de análise: condições materiais; condições relacionais; condições pedagógicas e possibilidades de rede de apoio.

No que se refere as ações a partir das demandas materiais, relacionais e pedagógicas, faz parte do plano de intervenção do Sistema Busca Ativa, o alinhamento de proposições e estratégias institucionais relacionadas à três eixos, contemplados tanto a partir das demandas dos coordenadores, como na identificação das demandas individualizadas dos estudantes, sendo eles:  1)  Políticas Afirmativas e entendimentos institucionais; 2) Democratização de oportunidades e 3) Formação acadêmica e projeto de vida. O DAA e o DAP já realizam encaminhamentos e intervenções próprias dos departamentos e, após a finalização da primeira etapa do Busca Ativa, verificamos a necessidade de definirmos parcerias com as Pró Reitorias de Extensão; de Graduação e de Pesquisa e Pós Graduação para podermos realizar as ações definidas nos três eixos.

Contemplando maior dinamicidade ao processo de Busca Ativa, liberamos o link de preenchimento do formulário para coordenadores, professores e estudantes, na tentativa de investirmos em práticas de reconhecimento de demandas precoces que por ventura sejam percebidas a qualquer momento ao longo do período acadêmico.