Prace Convida: Memória e Testemunho: 50 Anos

No dia 11 de setembro o Auditório Central Leão de Farias receberá uma programação única, das 16h às 22h.
O evento, Memória e testemunho — 50 anos, nos apresenta fatos importantes sobre o Golpe de Estado de 11 de setembro, ocorrido no Chile em 1973. Golpe este que findou o regime democrático constitucional, tendo como fomentadores a marinha e o exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos. Encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente, e estabeleceu uma ditadura militar (1973 – 1989).
Além de uma belíssima apresentação de vozes musicais da memória e do testemunho, o evento contará também com uma exibição cinematográfica. O NEABI e o Ensinema convidam a todos para a exibição inédita do documentário “Los niños de setiembre”, das 18h às 19h, no Auditório Central Leão de Farias.
Sinopse: Quinze anos após a morte do presidente Salvador Allende (11/09/1973), uma jovem recebe o encargo para fazer um filme sobre a sua vida e obra. Com pouco material, proveniente de algumas fotografias, ela reconstrói a história através das memórias das crianças de 1973. Nessa perspectiva, mesclada com seu próprio testemunho. Contando também com depoimentos e gravações dos discursos de Allende, foi realizado o documentário que recebeu prêmios e reconhecimentos no Festival de Habana (1991) e selecionado nos festivais de Huelva (1991) e Leningrado (1997).