Programa de Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas 2022

As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no período de  24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. As instituições federais de ensino superior farão a análise da documentação comprobatória de elegibilidade dos estudantes ao programa e a aprovação dos respectivos cadastros no sistema de gestão entre os dias 24 de janeiro a 31 de março de 2022.

A análise e autorização dos cadastros dos candidatos considerarão:
a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração da Comunidade do Candidato;
c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e
d) Termo de Compromisso do Bolsista.

Valor da bolsa: R$ 900,00.

Programa – O Bolsa Permanência (PBP) é um programa do Governo Federal que concede auxílio financeiro e viabiliza a permanência no curso de graduação a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente a indígenas e quilombolas. Os recursos são pagos diretamente aos alunos por meio de um cartão de benefício.

A finalidade da iniciativa é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação desses estudantes de graduação, além de reduzir o custo de manutenção de vagas ociosas em decorrência da evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desenvolvimento acadêmico.

Confira a portaria que autoriza a abertura de novas inscrições ao Programa Bolsa Permanência em 2022.

A UNIFAL-MG conta com comissão para fiscalização e acompanhamento do Programa Bolsa Permanência-MEC consoante inciso XI, Art 12, da Portaria/MEC Nº 389, de 09 de maio de 2013, constituída por

Geovania Lúcia dos Santos – Unifal-MG – Presidente
Carmem Lúcia Rodrigues – Unifal-MG – Membro
Adenilson de França Santos – Cacique Kiriri – Membro
Denilson do Livramento de Castro – Sociedade Civil – Membro

(PORTARIA Nº 257 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2020)

Acesse a página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Veja outras notícias sobre o PBP.