Príncipios Básicos

Os princípios básicos de controle de riscos ambientais no local de trabalho necessariamente passam pela eficácia dos três primeiros elementos-chave da higiene: antecipação, identificação/reconhecimento e avaliação dos riscos ambientais.  Quanto maior confiabilidade houver nestas etapas, melhor será a intervenção de controle.

 

Controle é um processo de concepção, educação, projeto e implementação de intervenções benéficas para o trabalhador e para o meio ambiente. Durante o controle são realizadas mudanças que visam eliminar, neutralizar ou reduzir condições insalubres e perigosas nos ambientes de trabalho.

As principais razões e objetivos para o controle de ambientes insalubres incluem:

  • Proteger a saúde dos trabalhadores contra os agentes de riscos ambientais nocivos.
  • Proporcionar segurança e conforto aos trabalhadores.
  • Atender as diretrizes preconizadas pelas normas que estabelecem os valores de exposição permitidos.

Ao desenvolver uma estratégia para o controle de ambientes insalubres/ perigosos, é importante primeiro entender todos os riscos e as formas pelos quais os trabalhadores podem estar expostos. É essencial para determinar exatamente o que está causando a exposição - às vezes isso não é tão óbvio quanto parece à primeira vista, e como os agentes insalubres/perigosos estão entrando em contato com o trabalhador – isto é, quais as rotas de contato: ar, pele e ingestão.

Quando se trata de controle, as mais importantes ferramentas à disposição do profissional são os seus olhos e ouvidos, tendo em vista que o trabalho prescrito não é necessariamente igual ao trabalho realizado. Parar no local, ver o que está acontecendo e fazer a pergunta: como o trabalhador realiza sua atividade e quais são os materiais e ferramentas utilizadas?