Perigo e Risco

Qual a diferença entre Risco e Perigo?

Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).

Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).

Risco “(...) é uma função da natureza do perigo, acessibilidade ou acesso de contato (potencial de exposição), características da população exposta(receptores), a probabilidade de ocorrência e a magnitude da exposição e das consequências(...)” (Kolluru, 1996, p. 1.10).

“Um perigo é um agente químico, biológico ou físico (incluindo-se a radiação eletromagnética) ou um conjunto de condições que apresentam uma fonte de risco mas não o risco em si”(Kolluru, 1996, p. 1.13).

“ (…) risco é um resultado medido do efeito potencial do perigo” (Shinar, Gurion e Flascher,1991, p. 1095).

Perigo é a situação que contém “uma fonte de energia ou de fatores fisiológicos e de comportamento/conduta que, quando não controlados, conduzem a eventos/ocorrências prejudiciais/nocivas” (Shinar, Gurion e Flascher, 1991, p. 1095, apud. Grimaldi e Simonds, 1984,p. 236).

Perigo relacionado ao trabalho

Do ponto de vista da Higiene Ocupacional o perigo pode ser:

O perigo ou fonte de risco é um aspecto ou elemento material ou imaterial, situação ou contexto do trabalho que, de forma isolada ou combinada, tem o potencial intrínseco de dar origem a riscos à saúde e segurança no trabalho.

Também pode ser definido que é o conjunto de propriedades inerentes a um processo, que em determinada condição possa causar efeitos adversos à saúde ou ao meio ambiente, dependendo do grau de exposição.

Perigo pode ser qualquer coisa potencialmente causadora de danos: materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho.

O perigo pode ser identificado em:

  • Materiais: substâncias perigos /tóxicas – solventes, ácidos, álcalis, metais, gases, plásticos, resinas, material particulado sólido, perfurocortantes, etc.
  • Equipamentos: partes móveis sem dispositivo de proteção, condições de uso (defeituoso, má conservação, impróprio para o serviço, uso incorreto, guarda local inseguro e inadequado).
  • Ambientes de trabalho: áreas de local de trabalho muito quentes, frias, empoeiradas, sujas, ruidosas e escuras, com presença de gases, vapores, fumos, etc. Postos de trabalhos inadequados ergonomicamente.
  • Trabalhadores: falta ou insuficiência de capacitação, inexistência de políticas de segurança, fadiga, uso de drogas e álcool, pressão no trabalho, assédio moral, carga de trabalho excessiva, etc.
  • Sistema de trabalho: fatores relacionados aos sistemas de trabalho: conteúdo e organização do trabalho, gerenciamento, cultura organizacional.

Risco relacionado ao trabalho

 Risco ocupacional é uma:

Possibilidade de consequências negativas ou danos para a saúde e integridade física ou moral do trabalhador, relacionados ao trabalho. O nível de risco é determinado pela combinação da severidade dos possíveis danos e da probabilidade ou chance de sua ocorrência.

Risco e Perigo no trabalho

De forma resumida pode-se dizer representar o risco e o perigo pelo diagrama abaixo:

 

Exposição ao risco no local de trabalho

 Exposição está vinculada a três variáveis:

Pode ser aguda ou crônica. De forma bem simplificada pode-se dizer que:

Exposição crônica: significa a exposição a doses menores por um período de tempo maior, longa duração. Quando aplicado a materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, refere-se a períodos prolongados ou repetitivos de exposição de duração medida em dias, meses ou anos. Quando aplicado a materiais que são ingeridos, será referido como doses repetitivas com períodos de dias, meses ou anos. O termo “crônico” não se refere ao grau (mais severo) dos sintomas, mas se importará com a implicação de exposições ou doses que podem ser relativamente perigosas.

Exposição aguda: é a exposição “de curta duração”. Quando aplicado para materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referido como uma simples exposição de duração medida em segundos, minutos ou horas. Quando aplicado a materiais que são ingeridos, será referida comumente como uma considerável quantidade ou dose.