Riscos Ambientais o que são?

Riscos Ambientais

Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

A disciplina que estuda os agentes de riscos ambientais é a Higiene Ocupacional, e  na legislação brasileira se dá através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

O PPRA tem por finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e, consequentemente, controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho quais sejam, os agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, sejam capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

As etapas da prevenção e controle dos riscos ambientais são:

1) Antecipação

Esta etapa tem uma grande importância, pois envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

A antecipação é considerada uma abordagem ideal para a prevenção de riscos, pois inclui: avaliação dos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores e impacto ambiental, antes da concepção e da instalação do processo/atividade, através de:

  • tecnologia mais segura e mais limpa ("produção mais limpa");
  • materiais e produtos menos nocivos;
  • local adequado do ponto de vista ambiental;

2) Identificação / Reconhecimento

A identificação dos riscos é um passo fundamental na prática de higiene do trabalho, pois permite o planejamento de uma avaliação confiável e define as melhores estratégias de controle.

Esta etapa baseia-se no reconhecimento dos agentes ambientais que afetam a saúde dos trabalhadores, o que implica o conhecimento dos produtos envolvidos no processo, métodos de trabalho, fluxo de processo, layout das instalações, número de trabalhadores expostos, etc. Esta etapa compreende também o planejamento da abordagem do ambiente a ser estudado, seleção dos métodos de coleta, bem como dos equipamentos de avaliação.

3) Avaliação

Processo que mede/dimensiona/avalia os riscos para segurança e saúde dos trabalhadores decorrentes das fontes de riscos no local de trabalho. É um processo que nos permite dimensionar a exposição dos trabalhadores e tirar conclusões sobre o nível de risco para saúde humana.

É uma análise sistemática de todos os aspectos relacionados com o trabalho e permite identificar:

  • Aquilo que é suscetível de causar lesões ou danos.
  • A possibilidade de eliminar os perigos.
  • As medidas de prevenção ou proteção para controlar os riscos.

O objetivo da avaliação da exposição é determinar a magnitude, frequência e duração da exposição dos trabalhadores a um agente de riscos e agir preventivamente na fonte geradora destes riscos. Geralmente são realizadas para estimar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais a fim de obter informações para projetar ou mensurar a eficiência de medidas de controle.

4) Prevenção e Controle

Processo que envolve desenvolvimento e implementação de estratégias para eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis a presença de agentes de riscos ambientais  no local de trabalho.

De acordo com os dados obtidos nas fases anteriores, o controle se atém a propor e adotar medidas que visam à eliminação ou minimização do risco presente no ambiente.

A priorização para implementar medidas de controle dos riscos deve levar em consideração:

  • Consequências da exposição.
  • Número de trabalhadores expostos.
  • Fatores administrativos.

Figura 3. Esquema das Etapas de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais.

Fonte: Organização Internacional do Trabalho, 2010.