Congresso Científico-Cultural da Unifal-MG

Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG, 1 a 5 de abril de 2014.

 

Submissão de Trabalhos

Cronograma:

Período de submissão – de 12 a 19 de março de 2014. Prorrogado até 23 25 de março de 2014!
Período de apreciação – de 13 a 26 de março de 2014.
Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação de pôster: 27 de março após as 17 horas.

Normas para submissão e apresentação:

Serão aceitas inscrições de um único trabalho por autor (o qual poderá incluir coautores no arquivo em Microsoft Word), na forma de Resumo Expandido.
Todo trabalho aprovado será apresentado na forma de pôster. O resumo expandido será publicado nos Anais do Congresso (online).
O trabalho deverá ser submetido e apresentado pelo autor principal, que deve inscrever-se no evento.
As submissões serão feitas por meio de "up-load" do arquivo digital do trabalho no Caex (http://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/) -  o mesmo sistema em que se farão as inscrições no evento - desde a abertura das inscrições até o dia 19 de março.
O arquivo digital do trabalho deverá ser editado e salvo em Microsoft Word, com extensão .doc, e conforme normas abaixo.
No ato da inscrição, o participante deverá indicar o eixo e a área do conhecimento CNPq (grande área) ou a área temática de Extensão, conforme o caso, ao qual o trabalho se vincula:
Eixos:
1. Ensino: socialização de atividades de ensino advindas de projetos e programas (Pibid, PET, LIFE, Prodocência, Monitoria, etc) ou ainda de atividades de ensino resultantes de projetos e programas de extensão;
2. Pesquisa: socialização de pesquisas de qualquer natureza (nível de graduação ou pós) ou pesquisas resultantes de projetos e programas de extensão; 
3. Extensão: socialização de ações (projetos, programas, prestação de serviços, eventos ou cursos) de extensão concluídos ou em andamento.
Áreas do Conhecimento CNPq (grandes áreas) - disponíveis para os eixos Ensino e Pesquisa:
1. Ciências Exatas e da Terra
2. Ciências Biológicas
3. Engenharias
4. Ciências da Saúde
5. Ciências Agrárias
6. Ciências Sociais Aplicadas
7. Ciências Humanas
8. Linguística, Letras e Artes
9. Outros
Áreas temáticas de Extensão - disponíveis para o eixo Extensão:
1. Comunicação
2. Cultura
3. Direitos humanos
4. Educação
5. Meio ambiente
6. Saúde
7. Tecnologia
8. Trabalho

Observações importantes:

• Cada expositor ou relator poderá submeter apenas um trabalho, do qual é autor principal.
• Admite-se constar no trabalho (e no pôster) até quatro autores, estando incluído nesse número o autor principal.
• Obrigatoriamente o autor principal deverá apresentar o trabalho, não sendo admitida a substituição do apresentador em momento algum.
• Só receberá o certificado de apresentação de trabalho o autor principal, que é a pessoa responsável por efetuar a submissão do trabalho e se, efetivamente, tiver apresentado o trabalho. Os demais autores (se houver), cujos nomes constarão apenas no trabalho e no pôster, poderão comprovar a autoria por meio dos Anais do Congresso, que estarão disponíveis, no momento oportuno, na página do Congresso Científico-Cultural da Unifal-MG (aqui.).
• Os trabalhos submetidos serão avaliados, anonimamente, pelo Comitê Científico do Congresso Científico-Cultural da Unifal-MG, não cabendo modificação/correção nos trabalhos já avaliados e recurso ao parecer emitido.
• É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do trabalho - cujo arquivo digital será anexado pelo autor ao Caex, para avaliação do Comitê Científico. O autor principal deverá informar no Caex, no ato da submissão, no campo "Título", o mesmo título constante no resumo e no pôster.
• É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores ou mesmo coautores) e de trabalhos manuscritos.
• Cabe ao autor principal a apresentação do pôster. O pôster deverá ser apresentado no horário estabelecido, o que inviabiliza a presençade um mesmo apresentador para diferentes pôsteres.
• No ato da submissão o autor principal deve informar ao Caex seu próprio nome como autor principal. Excepcionalmente neste evento, o autor não deverá informar, nesse sistema, os nomes dos coautores. Estes nomes constarão apenas no pôster e no arquivo digital correspondente ao trabalho. A não observação desta instrução implicará a reprovação imediata do trabalho submetido.
• O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível na área do usuário, no Caex, até o dia 27 de março de 2014.
• Haverá premiação para os melhores trabalhos. Para a avaliação, uma Comissão analisará o trabalho submetido, o pôster e a apresentação do trabalho pelo autor principal. Essa Comissão selecionará até 03 (três) trabalhos em cada um dos eixos (ensino, pesquisa e extensão) os quais serão agraciados com menção honrosa.  

Regras Gerais para submissão de trabalhos:

As regras apresentadas se aplicam a quaisquer eixos (ensino, pesquisa ou extensão) e área do conhecimento CNPq (grande área) ou área temática de Extensão.
Os trabalhos devem ser submetidos na forma de Resumo Expandido editado em Microsoft Word (.doc), formatado de acordo com as regras a seguir:
• O título deve ser apresentado em negrito, centralizado e maiúsculo;
• Logo abaixo do título à direita, deve(m) estar a identificação do(s) autor(es) (o autor principal deve ocupar a primeira posição), a identificação da instituição (apenas a sigla) e contato (e-mail) do autor principal do trabalho;
• Se houver agência financiadora, esta deve ser incluída antes do e-mail do autor principal;
• O corpo do trabalho deve apresentar a introdução, a justificativa, a fundamentação teórica, os objetivos, a metodologia, os resultados parciais ou completos, a conclusão e as referências bibliográficas (até 05 referências);
• Deve-se indicar três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Sugere-se usar palavras-chave que não constem no título;
• O texto deve ser digitado e salvo em Microsoft Word, extensão .doc, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e justificado, parágrafos de 1,25 cm, margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm, e formatado em tamanho de papel A4.
• O trabalho, com duas laudas, no máximo, deve ter o mínimo de 1000 e o máximo de 1300 palavras, estando excluídas desse cômputo as referências bibliográficas. (Para a formatação das referências bibliográficas, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/biblioteca/sites/default/files/manual_para_n...);
• A não observação das normas para submissão de trabalhos implicará a reprovação imediata do trabalho.

Endereço e tutorial para submissão:

Clique aqui para acessar o ambiente de inscrições e submissão de trabalhos do Caex.
Clique aqui para baixar o tutorial.

Normas para apresentação do pôster:

Clique aqui.