Docente da EE UNIFAL-MG participa de reunião das superintendências Regionais de Saúde de Alfenas e de Passos para tratar de ações voltadas ao combate da COVID-19

A Prof. Dra. Simone Albino da Silva, na manhã do dia 29 de abril de 2020, participou como convidada de uma videoconferência com os municípios de jurisdição das superintendências Regionais de Saúde de Alfenas e de Passos. Foi abordada a orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais indicada no documento “Internações por condições sensíveis a APS (ICSAP): orientações para minimizar o impacto dessas internações e liberar leitos em tempos de Covid-19”.

O objetivo desta ação foi debater com os municípios mineiros sobre as possibilidades de atuação, para manter elevada a qualidade e a resolutividade do atendimento nas unidades básicas de saúde, minimizando assim os possíveis impactos das internações por condições sensíveis a atenção primária (ICSAP) nos leitos hospitalares. Na oportunidade, a docente também apresentou dados da pesquisa de iniciação científica das acadêmicas da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG Rosiele Aparecida Fernandes e Marcela Amoreli Silveira, orientada conjuntamente com o Prof. Dr. Murilo César do Nascimento, do grupo de pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência à Saúde do Indivíduo, Família e Coletividade.