Laboratório de Farmacologia Experimental e Clínica

1. Quem somos

O laboratório de Farmacologia Experimental e Clínica trabalha com pesquisas envolvendo efeitos de xenobióticos no desenvolvimento encefálico (estudos pré-clínicos) e avaliação de vias intracelulares envolvidas em danos a órgãos alvos causados por doenças crônicas.

Professoras

Profa. Dra. Larissa Helena Lobo Torres Pacheco

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Professora do Magistério Superior na disciplina de Farmacologia na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmacologia e de Toxicologia, com ênfase na avaliação dos efeitos de xenobióticos no sistema nervoso central por meio de estudos pré-clínicos e clínicos.

Departamento de Alimentos e Medicamentos – Tel: (35) 3701-9513

E-mail: larissa.torres@unifal-mg.edu.br

Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/3960203021947789

 

Profa. Dra. Lisandra Brandino de Oliveira

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, professora efetiva, área de Farmacologia, na Universidade Federal de Alfenas. Principais áreas de atuação: estudo dos mecanismos centrais envolvendo o comportamento ingestivo (alimento, sede, apetite ao sódio e atualmente sacarose) e neurobiologia do comportamento.

Departamento de Alimentos e Medicamentos – Tel: (35) 3701-9513

Email: lisandra.oliveira@unifal-mg.edu.br

Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/9325759906654648

 

Profa. Dra. Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1985), habilitação Em Indústria pela Universidade Federal de Ouro Preto (1986), especialização em Farmacognosia pela (USP-SP), especialização em Homeopatia (USP-SP), mestrado em Ciências Biológicas Área de Farmacologia pela Universidade Federal de Alfenas (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Master de Atenção Farmacêutica Comunitária pela Universitat de Valencia, Espanha (2007 Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alfenas. Vice coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. É membro do Colegiado e do Curso de Farmácia e de Colegiado da Residência Multiprofissional da Unifal-MG. Membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE –  do curso de Farmácia e do NDE da Residência Multiprofissional da Unifal-MG; membro da Comissão Integrada Ensino e Serviço – CIES, além de outras funções administrativas. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em estratégias terapêuticas em pacientes com dor e na área de Assistência Farmacêutica.

Departamento de Alimentos e Medicamentos – Tel: (35) 3701-9513

E-mail: marcia.podesta@unifal-mg.edu.br

Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/2755662420057971

 

Professora (Colaboradora externa)

Profa. Dra. Carla Speroni Ceron

Professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências farmacêuticas – PPGCF da UNIFAL-MG (2015 – atual). Bolsista de Atração de Jovens Talentos do CNPq na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2014 – 2015). Pós-doutorado na Divisão de Nefrologia do Departamento de Medicina da University of California, San Francisco – USA (2013 – 2014). Mestrado (2008 – 2009) e Doutorado (2009 – 2012) no Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Farmácia na Universidade Federal de Santa Maria (2003 – 2007). Desenvolve pesquisas em hipertensão renovascular, isquemia e reperfusão renal, sepse e consumo crônico de etanol, com ênfase no estudo de vias intracelulares como a das metaloproteinases de matriz extracelular e de estresse oxidativo.

Departamento de Ciências Biológicas – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP) – Tel: (31) 3559 – 1672

E-mail: carla.ceron@ufop.edu.br

Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/5937662509987802

 

TAE (Farmacêutica)

Dra. Marilene Lopes Ângelo

Graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciências Farmacêuticas, na área de concentração: Avaliação físico-química e microbiológica de fármacos e medicamentos pela UNIFAL-MG. Atua como Farmacêutica na UNIFAL-MG, na supervisão dos alunos nas atividades de campo do estágio do SUS e no assessoramento das atividades de ensino e pesquisa do Laboratório de Farmacologia Experimental e Clínica com foco na supervisão e treinamento de alunos de graduação que realizam Trabalho de conclusão de curso e Iniciação científica e acompanhamento e treinamento dos alunos de pós-graduação na execução de diversas técnicas como western blot, zimografia e imuno-histoquímica.

Departamento de Alimentos e Medicamentos – Tel: (35) 3701-9510

E-mail: marilene.angelo@unifal-mg.edu.br

Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/9673473962231417

 

2. Equipamentos

– Balanças analíticas, pHmetro;

– Micro – homogeneizador de tecidos;

– Microcentrífugas e centrífuga refrigerada digital;

– Agitador vórtex, agitador magnético com aquecimento e agitador horizontal;

– Banho-maria;

– Estufa bacteriológica;

– Máquina de gelo;

– Digitalizador LAS 500;

 

3. Linhas de pesquisa

– Avaliação de possíveis intervenções terapêuticas no tratamento da farmacodependência.

– Avaliação dos efeitos de xenobióticos no sistema nervoso central por meio de estudos pré-clínicos.

– Avaliação de intervenções terapêuticas utilizada em estudos clínicos e pré-clínicos voltados ao tratamento da dor oncológica, pós-operatória, entre outros tipos de dor.

– Comportamentos ingestivos e a neurobiologia dos comportamentos semelhantes à depressão e ansiedade – estudo de uma possível relação entre eles e dos mecanismos centrais envolvidos

– Avaliação dos efeitos de tratamento alternativos com substâncias naturais ou sintéticas em doenças agudas e crônicas, com foco na análise de diferentes vias de sinalização celular como as de estresse oxidativo e metaloproteinases na redução de danos à órgãos-alvo.

– Avaliação dos efeitos de diferentes intervenções terapêuticas nos desfechos clínicos e na qualidade de vida de portadores de doenças agudas e crônicas.

– Papel de uma nova isoforma intracelular da MMP-2, truncada na posição N-terminal (NTT-MMP-2), na lesão renal aguda e crônica.