I Invetox 2019

A Toxicologia Analítica consiste na identificação e/ou quantificação dos toxicantes e/ou de seus metabólitos, produtos de degradação ou na detecção de algum parâmetro relacionado à exposição que provoque alterações funcionais no organismo. Tem por finalidade, prevenir, diagnosticar ou dar subsídios para o tratamento de intoxicações. Na pratica, para atingir essas finalidades são requeridas as análises toxicológicas, realizadas por analistas capacitados. A qualidade e a credibilidade de um trabalho analítico se fundamentam nos cuidados com os quais esse analista se cerca para produzir dados que expressem o valor real da medida obtida. Assim, é crescente a busca por métodos, constituídos por técnicas rápidas, aplicáveis na rotina e, acima de tudo, seletivas e com detectabilidade suficiente para analitos presentes na ordem de traços. Portanto, a análise de toxicantes tem ampla aplicação em diferentes campos e o Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos (LATF) realiza pesquisas na área de desenvolvimento de métodos para análises de substâncias químicas, em diversas matrizes.

A I Escola de Inverno de Toxicologia Analítica vem apresentar aos graduandos dos cursos de Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia e Química as ferramentas analíticas aplicadas nas diferentes áreas da Toxicologia, tais como Ambiental, Alimentos, Ocupacional, Cosméticos, Forense, Medicamentos e Toxicocinética, disponíveis no LATF, através de palestras e cursos teórico-práticos, promovendo a difusão de conhecimentos, aprimoramento científico e acadêmico, visando à preparação desses alunos para futuras participações em projetos científicos, nos níveis desde a iniciação científica até o doutorado, nos Programas de Pós-Graduação em Química e Ciências Farmacêuticas, da UNIFAL-MG, nos quais estão credenciados os docentes Professores Eduardo Costa de Figueiredo, Isarita Martins Sakakibara e Vanessa Bergamin Boralli Marques.

A Escola será apresentada em um formato de 5 dias de cursos teóricos-práticos e discussões e foi idealizada pelos docentes do conjunto de disciplinas da Toxicologia e pelos discentes e pós-doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e em Química (PPGQ), que desenvolvem seus projetos no LATF. Os discentes de iniciação científica que desenvolvem projetos no LATF também prestarão auxílio às atividades, monitorando e esclarecendo dúvidas dos alunos da escola de inverno.

Preenchimento das vagas

Serão oferecidas 16 vagas e os participantes serão selecionados pela análise do histórico escolar, não havendo custo para inscrição, e receberão certificado, mediante um mínimo de 75% de participação. – As inscrições serão realizadas através do preenchimento do formulário (link no banner acima), sendo obrigatória a submissão de uma carta de interesse, histórico escolar atualizado e currículo Lattes (se disponível).

A abertura e o encerramento serão realizados pelos docentes/ coordenadores do evento e o curso teórico-prático será ministrado pelos pós-graduandos e pós-doutorandos e será subdividido por áreas da Toxicologia, com o seguinte cronograma:

– 1º Dia- Aspectos teóricos da Toxicologia e Análises Toxicológicas;

– 2º Dia- Técnicas de preparo de amostras para analitos orgânicos e inorgânicos; – 3º Dia- Toxicologia de Cosméticos;

Toxicocinética/ Experimentação Animal;

– 4º Dia- Toxicologia Ambiental;

Toxicologia de Alimentos;

Toxicologia Ocupacional;

– 5º Toxicologia Forense

– Coordenador: Profa. Isarita Martins Sakakibara

– Vice- coordenador: Prof. Eduardo Costa de Figueiredo

– Pós-graduandos do PPGCF: Alberto Thalison Silveira, Matheus Siqueira Silva, Mayara Lambert, Milton Kennedy Aquino Júnior, Rafaela Figueiredo Rodrigues, Tassia Venga Mendes

– Pós-graduando do PPGQ: Lucimara Mendonça Costa

–  Pós-doutorandos: Ayla Campos do Lago e Henrique Dipe de Faria

Em caso de dúvidas, nos procurem nas nossas redes sociais (links no canto superior direito da página).