Dúvidas

 

Qual o valor da entrada e/ou atividades?

Todas as atividades, incluindo as visitações, são gratuitas.

 

O museu fica aberto todos os dias?

A parte administrativa do museu fica aberta de segunda à sexta das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já as exposições só podem ser visitadas pelo público em geral no último fim de semana de cada mês nos sábados, das 18 às 21 horas; e no domingo, das 09 às 12 horas (https://www.unifal-mg.edu.br/museump/abertura-nos-fins-de-semana/ esse é o link para consultar nosso calendário de fim de semana). Entretanto, visitas para grupos (escolares ou não) poderão ser agendadas para qualquer uma das exposições/espaços. A entrada é gratuita para todos os espaços e dias.

 

Como agendar visitas?

As exposições do Museu de História Natural, Macrocélula e a reserva técnica visitável só estarão abertas para o público geral no último fim de semana de cada mês (juntamente com o Museu da Memória e Patrimônio): nos sábados, das 18 às 21 horas; e no domingo, das 09 às 12 horas (https://www.unifal-mg.edu.br/museump/abertura-nos-fins-de-semana/ esse é o link para consultar nosso calendário de fim de semana). Entretanto, visitas para grupos (escolares ou não) poderão ser agendadas para qualquer uma das exposições/espaços. A entrada é gratuita para todos os espaços e dias.

Os agendamentos podem ser feitos por e-mail (mmp@unifal-mg.edu.br ou mmp.unifalmg@gmail.com) ou por telefone (35) 3292-5033, de segunda a sexta das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Os agendamentos deverão ser feitos com, pelo menos, 15 dias de antecedência pois não serão confirmados de imediato, por questão de organização interna.

Acesse o link: https://www.unifal-mg.edu.br/museump/wp-content/uploads/sites/105/2019/08/INSTRUCOES-PARA-VISITAS-MUSEUS-UNIFAL-MG-ALTERADO-JUN-2019.pdf e conheça as instruções para visitação de grupos ao Museu da Memória e Patrimônio e demais espaços do Prédio A da UNIFAL-MG. O documento deverá ser trazido impresso e assinado no dia da visita.

 

Quais as exposições?

O Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG(MMP) conta hoje com três exposições / espaços de visitação: o Museu de História Natural, a Macrocélula e a Reserva Técnica Visitável.

 

Como posso ser voluntário?

Para ser voluntário do Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG(MMP) basta entrar em contato com o museu por e-mail (mmp@unifal-mg.edu.br ou mmp.unifalmg@gmail.com) ou por telefone (35) 3292-5033, de segunda à sexta das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Você será convidado a participar das atividades do museu para conhecer nosso trabalho e, se for de seu interesse, pode se voluntariar. Qualquer pessoa pode ser voluntária, tendo vínculo com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) ou não.

 

Quais atividades o museu desenvolve?

O museu conta hoje com um programa e três projetos de extensão. O programa intitulado Museus e Patrimônios: Experiências da UNIFAL-MG engloba três projetos de extensão e um evento anual. Os projetos são: Planejando o Museu da UNIGAL-MG: a relação dos discentes com o Patrimônio e Memória da UNIFAL-MG, EducAmbiental no Museu de História Natural e Museu de cada um, patrimônio de todos nós: brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônio no Sul de Minas Gerais. Já o evento é a Semana Nacional de Museus da UNIFAL-MG, que nesse ano entra em sua décima segunda edição (Esse é o link para mais informações sobre o evento: https://www.unifal-mg.edu.br/snmuseus/). Este evento é realizado na Universidade Federal de Alfenas e aberto ao público em geral.