PRIMEIRA TESE DEFENDIDA NO PPGENF
Parabenizamos a Doutoranda Alice Silva Costa e a orientadora Dra. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá pela primeira Tese defendida no Programa de Pós graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, que aconteceu no último dia 27 de maio de 2024, com o tema “Percepção de profissionais enfermeiros sobre a capacitação do processo de enfermagem e da CIPE® em ambiente virtual de aprendizagem”. Apresentou resultados importantes para o ensino no qual incorpora tecnologia de informação e comunicação como estratégia didática proporcionado uma aprendizagem mais motivadora, estimulante e autônoma. Na pesquisa, os resultados avançam o conhecimento na área e para a comunidade, disponibiliza ferramenta para melhorar os cuidados de Enfermagem. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos profissionais enfermeiros sobre a capacitação do Processo de Enfermagem e suas etapas, e da CIPE® utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. O método empregado foi uma pesquisa qualitativa realizada durante o período de outubro a dezembro de 2023, com a participação de 18 enfermeiros da Atenção Primária de Saúde. Foi desenvolvido um curso por meio da Plataforma Moodle, contando com tutoria a distância. Para o planejamento, o design, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação do curso, incluindo a produção dos recursos tecnológicos e midiáticos do AVA foi utilizado o modelo ADDIE. Para a avaliação dos participantes foi utilizado e aplicado o recurso Google Forms, cujo link foi disponibilizado no Chat do Google Meet. Para a análise de dados qualitativos foi utilizada a proposta por Bardin. Constatou-se que a maioria dos participantes (88,9%) era do sexo feminino e com idades entre 29 e 53 anos e média de 40 anos. 94,4% eram servidor público municipal e não haviam participado de nenhum curso de atualização, utilizando a Plataforma Moodle. A análise das respostas revelou quatro categorias analíticas: 1) A aplicabilidade do Processo de Enfermagem na prática clínica; 2) Aprendizagem sobre a utilização das etapas do PE e da CIPE® para a prática profissional; 3) As facilidades e as dificuldades encontradas ao utilizar a CIPE® nos casos clínicos; 4) As dificuldades encontradas ao utilizar a CIPE® nos casos clínicos; 5) A participação de um curso de atualização em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre a CIPE®. Os enfermeiros compreenderam a importância do processo de enfermagem na prática clínica, porém muitos não estavam familiarizados com a CIPE® como uma ferramenta útil nesse processo. Os enfermeiros reconhecem que a CIPE® é fácil de usar e possui uma ampla gama de termos, o que facilita a continuidade do cuidado e a padronização da linguagem de enfermagem. A Plataforma Moodle foi bem avaliada como recurso educacional, mostrando ser eficaz na capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem.
A composição da banca foi: Profa. Dra. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá – Presidente e Orientadora (UNIFAL-MG); Profa. Dra. Isabelle Cristine Pinto Costa – UNIFAL-MG; Profa. Dra. Ana Márcia Nóbrega Dantas – UPE; Profa. Dra. Andreia Cristina Barbosa Costa – UNIFAL-MG e Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga – FWB.
O PPGENF parabeniza a discente e a orientadora, se orgulha do desempenho e produto da primeira Tese defendida que com certeza ao translacionar esse conhecimento produzido irá beneficiar a comunidade acadêmica e a sociedade.