Doutorado

Com extrema alegria, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem(PPGENF) da UNIFAL comunica a comunidade acadêmica e aos profissionais interessados que a proposta de desenvolvimento do Doutorado, elaborada pelo PPGENF, encaminhada pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, foi avaliada e APROVADA pela Comissão Aperfeiçoamento de Ensino (CAPES) do Ministério da Educação.

 

Na foto (da Esquerda para a Direita) Profa Dra Maria José Clapis(Professora Visitante do PPGENF), Profa Dra Christiane Calheiros(Vice-Diretora da Escola de Enfermagem da Unifal), Profa Dra Namie Okino Sawada(coordenadora do PPGENF), Profa Dra Silvana Fava(vice-coordenadora do PPGENF), Profa Dra Vanessa Bergamin Marques (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unifal), Profa Maria Betania Tinti Andrade(Diretora da Escola de Enfermagem da Unifal). 

FONTE: ACERVO PPGENF

 

De acordo com relatório elaborado pela comissão avaliadora houve uma manifestação da Câmara Superior de Pesquisa e Pós-Graduação e destaque quanto ao fato de a proposta estar articulada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, que entre outras ações, orienta para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, no caso, com a criação de novos cursos de doutorado.

A proposta aprovada contém informações que demonstram a disponibilidade de infraestrutura adequada e pertinente para o funcionamento do curso de Doutorado, com apoio às linhas e projetos de pesquisa, incluindo salas para alunos, equipadas com computadores (n=5), salas para professores (n=14), laboratório de informática (n=2) e espaço de estudos para utilização dos discentes. O PPG conta ainda com Laboratório de pesquisa de uso exclusivo; Laboratório Multidisciplinar; Laboratório de Simulação Clínica, destinado à simulação clínica de alta fidelidade. Registra-se a disponibilidade de biblioteca para uso dos docentes e discentes com amplo acervo voltado à área da proposta, possibilidade de busca automatizada, serviços cooperativos e convênios, que viabilizam o acesso a bases de dados científicos e ao Portal de Periódicos CAPES. Está disponível acesso à rede mundial de computadores tanto para docentes quanto discentes.

O Curso de Doutorado do PPGENF da UNIFAL foi concebido com uma área de concentração (AC), denominada “Enfermagem” e duas linhas de pesquisa (LP), intituladas “Gestão em Serviços de Saúde e Educação” e “Processo de Cuidar em Enfermagem”. Existe coerência interna e articulação da AC com as LPs e produção intelectual, bibliográfica e técnica, e sua descrição permite compreender a estrutura acadêmica pretendida. As disciplinas estão alinhadas de forma a contemplar a amplitude e vocação dos estudos que irão dar sustentação às linhas de pesquisa.

A estrutura curricular do curso é constituída por disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando ao menos 60 créditos, sendo que à tese são atribuídos 24 créditos e às disciplinas 36 créditos, distribuídos em cinco disciplinas obrigatórias (total de 16 créditos) e 13 disciplinas optativas (total de 41 créditos). Conforme consta nas Normas Acadêmicas do Programa, podem ser aproveitados até 24 créditos obtidos por meio de disciplinas cursadas no Mestrado em Enfermagem da UNIFAL e 20 créditos obtidos em cursos de mestrado de outros Programas de Pós-graduação stricto sensu.

O elenco de disciplinas ofertado pelo Programa subsidia o desenvolvimento das LPs e projetos e pesquisa, e contempla a fundamentação teórico-metodológica (bases epistemológicas e metodológicas da investigação) e de formação didático-pedagógica do Curso. As ementas apresentam os conteúdos-chave e objetivos das disciplinas e apresentam referências bibliográficas básicas e complementares.

A estrutura curricular do Curso foi orientada por competência, tendo como eixo o ensino da Prática Baseada em Evidenciadas. Todos os DP estão vinculados aos projetos de pesquisa do Programa, e possuem experiência e aderência para ministrar as disciplinas.

Para inscrição no processo seletivo, o candidato precisa apresentar documento de aprovação de proficiência em língua inglesa (TEP, TOEFL OU WAP). Para primeira turma do curso serão ofertadas oito vagas.

O curso contará com corpo docente qualificado e em número suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas, consideradas a AC/LPS e número de alunos indicado. Espera-se com a implantação do curso, potencialização da integração entre docentes/pesquisadores por meio dos Grupos de Pesquisa da UNIFAL, com fortalecimento de projetos de pesquisa conjuntos, que refletirão nas atividades de ensino e orientação previstos.

O perfil do egresso de doutorado esperado “Formar doutores líderes com atitude crítica, reflexiva, criativa para o avanço do conhecimento científico e do ensino baseado em evidências, com competência para desenvolver pesquisas com potencial para translacionar o conhecimento para a práxis, apropriando-se desse conhecimento na formulação de políticas públicas de saúde e melhoria da qualidade de vida da sociedade”, em sintonia com as recomendações do Documento Orientador de APCN da Área 20: Enfermagem.

A abertura do curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem é de grande relevância local e regional, uma vez que outro curso de Doutorado está num raio de 250 kilometros. O Curso de Doutorado em Enfermagem da UNIFAL impactará loco-regionalmente a formação dos enfermeiros que refletirá na assistência à saúde, na gestão dos serviços de saúde nas políticas públicas, bem como no avanço da produção de conhecimentos que dão sustentação ao exercício profissional baseado em evidências.

Considerando todos os aspectos positivos demonstrados na presente proposta, o CTC-ES, em sua 190ª. Reunião, acompanha o parecer da área, recomendando a abertura do curso de Doutorado Acadêmico no Programa de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.

Reunião de comemoração da Aprovação da APCN do Doutorado, composta pela coordenação do PPGENF, Direção da Escola de Enfermagem, Docentes do PPGEF e alunos de mestrado do PPGENF.

FONTE: ACERVO PPGENF

Reunião de comemoração da Aprovação da APCN do Doutorado do PPGENF.

FONTE: ACERVO PPGENF

 

Reunião de comemoração da Aprovação da APCN do Doutorado do PPGENF.

FONTE: ACERVO PPGENF