Atividades PPGENF

No dia 21/03/2024 ocorreu o Workshop Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem com a Professora Samara Macedo Cordeiro – Faculdade em Enfermagem da UNICAMP.

No dia 05/03/2024 na aula de Introdução à Pós-Graduação Coffee break com os ingressantes do mestrado 2024.

No dia 28/06/2023 ocorreu o primeiro Exame de Qualificação do Doutorado, discente Gisele Acerra Biondo Pietrafesa, orientadora Professora Simone Albino da Silva, projeto: “Expectativa e satisfação sobre o pré-natal na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19”.

 

Os docentes e discentes do PPGENF receberam premiações:

Menção honrosa e Primeiro lugar no I Congresso online Nacional de Medicina e Saúde com o trabalho apresentado na modalidade oral  intitulado: Serviços de saúde  da atenção básica: análise dos registros de equipe multiprofissional  em prontuários físicos de pessoas com Diabetes mellitus, autoria Munyra Rocha Silva Assunção, Bianca de Moura Peloso Carvalho, Roberta Seron Sanches e Silvana Maria Coelho Leite Fava.
Menção honrosa no 6º Colóquio Internacional  de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde com o trabalho apresentado na modalidade oral intitulado: Contribuições da simulação realística para a formação do enfermeiro na perspectiva do trabalho interprofissional de autoria de Bianca de Moura Peloso Carvalho, Munyra Rocha Silva Assunção, Eliza Maria Rezende Dázio, Anicheriene Gomes de Oliveira, Roberta Garcia Gomes, Silvana Maria Coelho Leite Fava.
Menção honrosa 6º Colóquio Internacional  de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde com o trabalho apresentado na modalidade oral intitulado EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA José César de Araújo, Nielly Andrade Carvalho Ribeiro, Rogério Silva Lima, Lígia Beatriz de Souza Muro e Silvana Maria Coelho Leite Fava.
Menção honrosa 6º Colóquio Internacional  de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde com o trabalho apresentado na modalidade oral intitulado EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: ENSAIO REFLEXIVO José César de Araújo, Rogério Silva Lima.

No dia 07/03/2023 ocorreu a reunião com o Corpo Discente do PPGENF.

No dia 08/12/2022 ocorreu a aula de Como tornar a pesquisa aberta reprodutível? com a bibliotecária Juliana Lina, da Revista RENE, na disciplina ENF 70-Tópicos avançados: Diretrizes para publicação de excelência.

 

No dia 06/12/2022 ocorreu a Palestra em Métricas e seus significados para a Enfermagem ministrado pelo Professor Dr. Álvaro Francisco Lopes de Sousa do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês – SP, na disciplina ENF 70-Tópicos avançados: Diretrizes para publicação de excelência.

 

No dia 27/09/2022 ocorreu o evento: Introdução aos Métodos Mistos ministrado pela Profa. Dra. Elisiane Lorenzini da Universidade Federal de Santa Catarina

 

No dia 12 de agosto de 2022 reuniu se o Corpo Docente e Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG para inaugurar a sala R106 – Laboratório de Pesquisa do PPGENF 

 

 

Em reunião no dia 29/06/22 com a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Belo Claudia dos Santos Rodrigues e Professoras Namie Okino Sawada e Silvana Maria Coelho Leite Fava, Coordenadora e Vice do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, foi firmado convenio para o desenvolvimento do projeto ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E ASSISTENCIAIS DE GESTORES DE SAÚDE E ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO., que tem como finalidade o desenvolvimento de Curso de aprimoramento: Cuidado de Enfermagem à pessoa com diabetes na prevenção de complicações nos pés. Esse convenio irá capacitar os enfermeiros da Estratégia Saúde da família e do Hospital Santa Casa de Monte Belo, refletindo na qualidade da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus atendidos no Município e avançar nas atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal de Alfenas-MG.

 

 Com o avanço da pandemia de COVID-19 no Brasil a UNIFAL-MG, por meio do seu Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus (COVID–19), decidiu, acompanhando as demais Instituições Mineiras, pela suspensão das aulas presenciais na Instituição.

     Diante da orientação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a Coordenação do PPGENF designou aos professores alternativas para um Regime Especial de Estudos, para que os docentes das disciplinas nesse período tenham a possibilidade de implementar ferramentas digitais alternativas para que as aulas/atividades da Pós-Graduação continuem de forma remota. Estas podem ainda ser utilizadas para reuniões que se façam necessárias aos PPGs ou grupos de Pesquisa.

     A experiência tem sido gratificante e com ampla adesão de todos os alunos e professores. Como no exemplo registrado pela Disciplina ENF61- Prática Baseada em Evidências no Contexto da Enfermagem coordenada pela Profa. Dra. Namie Okino Sawada, Profa. Dra. Patricia Scotini de Freitas e pela Pós-Doutoranda Profa. Dra. Camila Mendonça de Moraes. Na aula do dia 24 de março, com a temática “Uso do EndNote e Ryan (gerenciador de referências bibliográficas) na seleção dos estudos primários em métodos de revisão” tivemos a colaboração da Profa. Dra. Karina Dal Sasso Mendes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo que fez uma belíssima apresentação.

 

Fonte: Acervo Pessoal Professores

Fonte: Acervo Pessoal Professores

Outra experiência, como exemplo registrado pela Disciplina ENF62-Introdução ao método de revisão sistemática e metanálise coordenada pela Profa. Dra. Namie Okino Sawada e Profa. Dra. Patricia Scotini de Freitas. Na aula do dia 19 de agosto, com a temática Tipos de Revisão. Definições de Revisão sistemática e metanálise e O planejamento da Revisão Sistemática e suas etapas; Como e onde registrar um protocolo de Revisão, apresentada pela Profa. Dra. Daniela Cardoso da Escola Superior de Enfermagem de  Coimbra- Portugal  que fez uma belíssima aula inaugural.

 

No dia 07/03/2022 iniciou a disciplina Introdução à Pós-graduação com os novos discentes dos Cursos de Mestrado e Doutorado que ingressaram em 2021 e 2022. A programação contempla os temas: Pós-graduação no Brasil, Pós-graduação UNIFAL-MG, Normas Acadêmicas do PPGENF e Normas de Bolsas; Apresentação da estrutura funcional da biblioteca, portal e base de dados, A Pós-graduação no Brasil, Sistema de Avaliação da área da Enfermagem, Desafios e obstáculos para publicação de excelência, Comitê de Ética, Estágio Docente e Planilhas eletrônicas.

Agradecemos a participação dos palestrantes: Prof. Dr. Francisco Lana (Universidade Federal de Minas Gerais—UFMG), Comissão de Biblioteca (Marlom César da Silva, Ronan Lázaro Gondim e Marcela Gonçalves Borges), Profa. Dra. Ana Fátima Carvalho (Universidade Federal do Ceará-  UFC), Profa. Dra. Ana Cláudia Mesquita, Prof. Dr. Dênis da Silva Moreira, Profa. Dra Talita Prado Simão Miranda (Universidade Federal de Alfenas-MG) e o servidor do Núcleo de Tecnologia da Informação Cléber Moterani Tavares (Universidade Federal de Alfenas-MG).

 

 

Parabéns PPGENF, juntos

somos mais fortes!

 

 

 

 

 

 

Assembleia da Coordenação do PPGENF com o corpo docente e discente para a apresentação da gestão de 2019 a 2022 e o plano estratégico para 2022 a 2025, no dia 12/04/2022.

 

Os alunos e docentes do PPGENF participaram do evento internacional semana da Enfermagem da Universidad Nuevo Leon México Divulgando os trabalhos produzidos no programa.
Parabéns a todos os participantes!!

 

PPGENF participa na recepção de calouros da UNIFAL