
Docentes | Instituição | Palestras e mesas redondas |
---|---|---|
Prof. Dr. José Remensal Rodriguez | Universidat de Barcelona | Economía agrícola bética durante el Alto Imperio Romano |
Prof.ª Dr.ª Marta Cendón Fernández | Universidad de Santiago de Compostela | Inmortalidad celeste e inmortalidad terrestre: la escultura funeraria medieval como manifestación de religiosidad y deseo de memoria |
Prof. Dr. André Miatello | UFMG | Religião, comunidade e violência: algumas considerações historiográficas a partir das Iluminuras dos Códices Tardomedievais do Beato de Liébana |
Prof. Dr. David Chao Castro | Universidad de Santiago de Compostela | Convergencias artísticas en las nuevas dinastías reinantes en Portugal y Castilla a fines del medievo: el monumento sepulcral como refrendo legitimador |
Prof.ª Dr.ª Adriana Vidotte | UFG/UNIFAL-MG | Conhecimento e amor a Deus em Raimundo Lúlio |
Prof.ª Dr.ª María Lourdes Gutiérrez Carrillo | Universidad de Granada | Reflexiones sobre la arquitectura mudéjar granadina: estrategias contemporáneas para sua conservacíon |
Prof. Dr. Antônio R. Esteves | UNESP/Assis | O estranho caminho de Santiago: representações artísticas contemporâneas |
Prof. Dr. Miguel Zioli | UENP | Cristãos e muçulmanos na Península Ibérica medieval: Ramon Llull (1232-1315), o Alcorão e o profeta Maomé |
Prof.ª Dr.ª Márcia Pereira dos Santos | UFG | Competências digitais e ensino de História na perspectiva da educação histórica |
Prof. Dr. Luiz Antonio Sabeh | UNIFAL-MG | Tecnologia da Informação e da Comunicação: reflexões sobre suas limitações e potenciais no ensino de História e na formação de historiadores(as)-docentes a partir de experiências |
Prof. Dr. Walter Francisco Figueiredo Lowande | UNIFAL-MG | O conhecimento histórico nos history games: conceitos, procedimentalidades e aprendizado |
Prof.ª Dr.ª Mercedes Fernández Paradas | Universidad de Málaga | Innovación docente y competencias digitales aplicadas a la práctica docente universitaria |
Prof. Dr. Paulo César de Oliveira | UNIFAL-MG | A filosofia medieval e ensino de Aristóteles na Península Ibérica |
Docentes/Discentes | Instituição | Título das comunicações |
---|---|---|
Carlos Eduardo da Costa Campos | UFMS | Sagunto e o Estatuto de Colonia Latina no século I a.C.: (re)configurações de poderes |
Karolini Batzakas de Souza Matos | UNICAMP | As bacantes e a anacronia do mundo antigo |
Airan dos Santos Borges de Oliveira | UFRN | Hospitalidade e patronato nos monumentos funerários da Lusitânia no século II E.C. |
Douglas Cerdeira Bonfá | UNIFAL-MG | Apontamentos teóricos acerca do conceito de romanização: uma introdução histórica |
Geraldo Sant’Ana Albuquerque | UNIFAL-MG | A perspectiva intelectual frente aos suportes digitais e de mídia no ensino de História: um exemplo de análise do fenômeno religioso na Antiguidade Tardia – os Godos e o Cristianismo |
Lucas Matthiesen | UNIFAL-MG | As construções representativas da conquista romana da Península Ibérica (218 – 29 a. C) através do documentário Hispania, un producto de Roma |
Augusto Machado Rocha | UFSM | Al Andalus: o despertar de um inimigo |
Lucas Magalhães Costa | UNIFAL-MG | A celebração da guerra em Navas de Tolosa: história e espiritualidade entre os séculos XIII e XIV |
Lorena da Silva Vargas | UFG | Projetar paisagens e construir memórias: a Catedral de Barcelona no século XV |
Carlos Leandro Visotto | UNIFAL-MG | A cristianização da Península Ibérica através do discurso pastoral de São Martinho de Braga (séculos VI-VII) |
Saymon da Silva Siqueira | UNIFAL-MG | A face humana do rei santo: a constituição da imagem de Fernando III, o santo na Crónica Latina de Los Reyes de Castilla |
Alan da Silva Barreto | UNIFAL-MG | A influência da astronomia na corte de Afonso X |
Jordano Viçose | UNIFAL-MG | Insurreições citadinas em terras de peregrinação (XII – XIV): um balanço historiográfico |
Silmara Luiza Órfão Novais Passos | UNIFAL-MG | Caminhos cruzados: religião e presença histórica em São João da Cruz |
Daniel Aroni Alves | UNIFAL-MG | O Exelearning como ferramenta para o ensino de História: a representação dos indígenas brasileiros do século XVI na obra Tratado Descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel Soares de Sousa |
Jacqueline Lopes | UNIFAL-MG | A representação da mulher indígena nas cartas de José de Anchieta |
Leandro de Souza | UNIFAL-MG | Antiepopeia dos descobrimentos: a análise narrativa da Relação Nau Santo Antônio |
Mário Caldonazzo de Castro | UNIFAL-MG | Verdade histórica ou a realidade das ilusões: a importância do elemento narrativo na historiografia colombina |
Karla Maria Fredel | UFPEL | Azulejos portugueses em Salvador e no Rio de janeiro: tradição patrimonial e cultural – século XVII até hoje |
Ademir Dias de Aguiar | UNIFAL-MG | O europeu e a demonização dos índios brasileiros do século XVI: uma justificativa à colonização |
Adelmo José da Silva Filho | UFSJ | Padre Antônio Vieira: um semeador da doutrina ibérica |
Fernanda Eugênia Martins Azevedo | UNIFAL-MG | Governo de Filipe II no Brasil Colonial |
Geovana Alves de Souza Martins | UNIFAL-MG | Formar Soldados para Cristo: um estudo da atividade catequética jesuítica na América Portuguesa do século XVI a partir das cartas de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta |
Alexandre Luiz Moreira Purita Ferreira | UNIFAL-MG | Annaes de El Rei D. João Terceiro – a relação estado e igreja em Portugal no período do reinado de D. João III (1521-1557) |
Matheus Jerônimo Henrique Lopes | UNIVÁS | Padrões e hábitos alimentares da Península Ibérica |
João Ricardo dos Santos Campanholo | UNIFAL-MG | Fé cristã e resistência indígena no Novo Mundo: uma análise da Santidade de Jaguaripe e sua relação com a práxis jesuíta |
Luiz Antonio Fraga | UNIFAL-MG | A evolução da marinharia portuguesa à época dos descobrimentos e as principais contribuições do cosmógrafomor Manoel Pimentel à arte de navegar |
Mara Lúcia Cabral Marcelino | UNIFAL-MG | A imagem dos negros no contexto da expansão marítima portuguesa: a crônica de Gomes Eanes de Zurara (1453) |
Renata Peres Sousa | UNIFAL-MG | As vozes do povo em viva o povo brasileiro |
Jozyclécio Mégda | UNIFAL-MG | Lazarillo de Tormes: elementos históricos e reverberações na formação do personagem João Grilo, de Ariano Suassuna |
Gabrielly Aparecida Araujo | UNIFAL-MG | O videogame como instrumento educacional: construindo Mio Cid |
Ederson Jose De Vasconcelos | UNIFAL-MG | A (re)conquista em tempos de Alfonso VIII: a construção de um material didático digital para o ensino fundamental |
Júlio César do Carmo de Sá | UNIFAL-MG | O ideal de rei concebido em Recareto pela ótica isidoriana, a cunhagem visigótica e o ensino através de um jogo digital |
Cristina Santos Lucio | UNIFAL-MG | Diálogos entre a construção identitária de Córdoba, o patrimônio histórico e o objeto de aprendizagem |
Fabiane Cristiane Carlos Freitas | UNIFAL-MG | A relação entre literatura e história: o caso da personagem Malinche na obra de Marcela Del Río |
Thiago Roberto V. Garcia | UNIFAL-MG | Uma mídia para o ensino de História por meios dos Forais |
Mayara Romancini Rennó de Assis | UNIFAL-MG | A herança portuguesa na formação do Brasil: Raízes do Brasil presente nos livros didáticos |
Matheus Donizete Lima | UNIFAL-MG | Objeto de aprendizagem Tartessos: um reino Andaluz |

Docentes | Instituição | Palestras e mesas redondas |
---|---|---|
Pedro Paulo Abreu Funari | UNICAMP | Questões epistemológicas para estudo da História Ibérica |
Alisson Eugênio | UNIFAL-MG | Deslocamentos populacionais durante a expansão atlântica portuguesa |
André L. P. Miatello | UFMG | Militia Christi contra saracenos. A Cavalaria cristã na pregação de Ramon LLull (1232-1316) |
Caterina Benelli | Università degli Studi di Messina | Danilo Dolci e a maiêutica recíproca: um método de emancipação social |
Helena Maria dos Santos Felício | UNIFAL-MG | Currículo e Educação Básica: qual o lugar das áreas de conhecimento ? |
José Carlos Gimenez | UEM | O Sagrado e o Profano: os cavaleiros na conquista de Lisboa aos mouros (1147) |
Miguel Monteiro | Universidade de Lisboa | A importância social dos Colégios Jesuítas em Portugal |
Marta Cendón Fernández | Universidad de Santiago de Compostela | Perdurar em la memória y conseguir la inmortalidad: escultura funerária de caballeros em la Baja Edad Media |
David Chao Castro | Universidade de Santiago de Compostela | Modelos Iconográficos para el perfecto rey-caballero: imágenes en los “espejos de Príncipes” para la monarquía castellana Trastámara |
Paulo Romualdo Hernandes | UNIFAL-MG | O Teatro de Anchieta no aldeamento de São Lourenço |
Fabiana de Oliveira | UNIFAL-MG | A formação pedagógico-cristã da educação da infância no século XIII na perspectiva de Ramón Llull |
Adriana Vidotte | UFG | O conde de Tendilha (1442-1515): Poder e representação da nobreza castelhana baixo Medieval |
Fabiano Fernandes | UNIFESP | A dissolução da Ordem do Templo e a criação da Ordem de Cristo. Considerações Históricas e Historiográficas à luz do Concílio de Vienne (1311-1312) |
Bruno Tadeu Salles | UFOP | A Historiografia portuguesa da Ordem do Templo no século XXI: temas, abordagens e diálogos acerca das relações de poder medievais |
Yllan de Mattos | UNESP, Franca | As muitas formas de perseguição: inquisição e episcopado na América Portuguesa (séc. XVIII) |
Docentes/Discentes | Instituição | Título das comunicações |
---|---|---|
Tais Pagoto Bélo | UNICAMP | As líderes mulheres na antiguidade: Britannia e Hispania |
Crosley Rodrigues Gomes | UNIFAL-MG | A expansão grega pelo mar mediterrâneo: a chegada dos Foceus na Penísnula Ibérica e a formação da cidade de Emporion |
André Menari | UNIFAL-MG | Em busca do Homem de prata: o rei argantonio e o caso tartessos |
Tallyta Anny Reis Araújo | UNIFAL-MG | A tutela da propriedade no ano 681 no reino de Toledo |
Julio Cesar do Carmo de Sá | UNIFAL-MG | Leovigildo e Recaredo: a profissão de fé para com o reino visigodo de Toledo. Século VI e VII |
Lalaine Rabêlo | UNESP/Franca | O Discurso de Paulo Orósio sobre a presença “bárbara” na Hispánia e o poder imperial Np pós-saque de 410 |
Flávia Rodrigues Alves | UNIFAL-MG | As mulheres do século XVI e suas representatividades |
Cleiton Oliveira | UNIFAL-MG | A prole de Caim e os descendentes de Cam: visões do europeu medieval sobre a África e suas influências no imaginário português do século XV |
Altino Sérgio Dias de Oliveira | UNIFAL-MG | Os antecedentes de um império: Portugal durante a passagem do século XIV para o XV |
Cleusa Teixeira de Sousa | UFG | Entre a expulsão e a conversão: a Tolerância dos judeus de Portugal no reinado de D. Manuel I (1495-1521) |
Luís César Schiavetto | UNIFAL-MG | Uma experiência insurgente: a noção de singularidade de Félix Guattari em Fernão Mendes Pinto |
Camila dos Reis Silva | UNIFAL-MG | Reflexões sobre os indícios da sexualidade feminina hispanoromana do século I D. C: Análise das Spintriae e dos epigramas de Marcial |
Priscilla Guimarães Cornélio | UNIFAL-MG | O procedimento penal no Tribunal do Santo Ofício no século XIV |
Julio Cesar Mendonça Gralha | UFF-ESR | O Egito Antigo (Ptolomaico e Romano) e a Península Ibérica: Abordagens e Possibilidades de Pesquisa |
Jônatas de Lacerda | UNIFAL-MG | A Coroa Portuguesa e a Igreja: A missão jesuítica em um cenário marcado pela Reforma |
Fernando Dantas Marques Pesce | IFCH/UNICAMP | A descrição de ruínas em Fuentes y Guzmán: possibilidades de análise |
Alex Rogério Silva | UNESP, Franca | Documentos inquisitoriais como fontes para a história da intolerância em Portugal: o caso das freiras processadas pela inquisição lisboeta no alvorecer da época moderna |
Ademir Dias de Aguiar | UNIFAL-MG | Narrativas de autores ibéricos sobre os índios do Brasil no século XVI: alteridade e Conquista |
Jéssica Cristine de Melo | UNIFAL-MG | Pedagogoa Jesuítica e a formação do indivíduo: cristão e súdito da coroa portuguesa |
María Dolores Fraga Sampedro e María Luz Ríos Rodríguez |
Universidad de Santiago de Compostela | La Orden Tercera em Compostela: frailes y memória de uma comunidad franciscana medieval (1390) |
Mercedes López-Mayán | Universidad de Santiago de Compostela | Creación artística en Castilla durante el siglo XII: visiones y revisiones desde la miniatura |
Javier Castiñeiras López | Universidad de Santiago de Compostela | El oso, la danza y el caballero: el curioso ciclo escultórico de San Pedro de Teverga |
M. Dolores Barral Rivadulla | Universidad de Santiago de Compostela | La catedral de Lugo: promotores y devociones en la Edad Media |
Armênia Maria de Souza | UFG | A construção da imagen de Alfonso I (1325-1357), o Bravo, no disurso cronístico portugués e castelhano |
Willian Funke | UFPR | A Sé de Lisboa como marco de transição(ões) na cidade após a conquista cristã de 1147 |
Thiago Roberto Vilela Garcia | UNIFAL-MG | O papel dos templários na independência de Portugal |
Flávio Rodrigues Andrade | UNIFAL-MG | Uma manobra estratégica de D. Dinis na criação da Ordem de Cristo |
Carlos Leandro Visotto | UNIFAL-MG | São Martinho de Braga e a visão cristã sobre as práticas culturais pré-romanas |
Jordano Viçose | UNIFAL-MG | A consolidação da Igreja de Santiago de Compostela: a atuação de Diego Gelmírez ( 1101-1140) junto a Santa Sé |
Cristiane de Ávila Silva e Allisson Vieira Gonçalves | UNIFAL-MG | A ação missionária católica e o processo de assimilação dos escravizados africanos no contexto da expansão marítima portuguesa |
Cleuza Andrea Garcia Muniz e Elizabete Aparecida Marques | UFMS | A produtividade dos provérbios do refraneiro medieval espanhol para o conhecimento de eventos históricos |
Thomas Carvalho Ribeiro | UNIFAL-MG | Imagem da rainha Berenguela I na Reconquista de Córdoba segundo a Primera Crónica General de España |
Olga Pisnitchenko | UFMG | Os “defensores” na hierarquia estamental de Dom Juan Manuel |
Lucas Magalhães Costa | UNIFAL-MG | Mouros X Cristãos: um estudo da guerra como instrumento ideológico |
Luiz Felipe Anchieta Guerra | UFMG | Cavaleiros e Cavalheiros: uma discussão sobre o conceito de cavalaria e suas representações na obra de Ramón Llull |
Carolina Minardi de Carvalho | UNIFAL-MG | A cavalaria ibérica e o ensino de História |
Lorena da Silva Vargas | UFG | A natureza nos vitrais da catedral de Barcelona ( séculos XIV-XV) |
Elenice Maria Caixeta | UNIFAL-MG | A influência cultural árabe na Península Ibérica e no Brasil |
Janaina dos Reis Alves | UNIFAL-MG | Moodle e a diversidade para ensino de História ibérica |
Maria Aparecida Avelino | UNIFAL-MG | A projeção dos valores culturais de Al-Andalus no Brasil colonial na ferramenta Web Powtoon |

Docentes/Discentes | Instituição | Palestras, mesas redondas e comunicações |
---|---|---|
Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari | UNICAMP | A Arqueologia e sua contribuição para a discussão da economia romana |
Profª. Drª. Renata Cristina de S. Nascimento | UFG/UEG/PUC-GO | Aos pés da Santa Cruz: relíquias da Paixão de Cristo em Portugal |
Profª. Drª. Marta Cendón Fernandez | Universidade de Santiago de Compostela | Arte Medieval en Santiago de Compostela: edifícios y estructura urbana |
Profª. Drª. Júlia Constança Pereira Camêlo | PIDID/UEMA | Desafios da sala de aula: a experiência de coordenar a produção de oficinas pelos alunos do PIDID (história), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
Prof. Dr. Roberto Radünz | UCS | Desafio do trabalho de Conclusão Final no Mestrado Profissional |
Profª. Drª. Denise da Silva Menezes do Nascimento | UFJF | Em nome da paixão de Cristo: barregania e perdão no reinado de D. João II |
Profª. Drª. Sandra de Castro Azevedo | UNIFAL-MG | Geografia física da Península Ibérica |
Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar | UNIMEP | Isidoro de Sevilha: um “pequeno” educador com uma tarefa de Sísifo |
Profª. Drª. Luciana Quillet Heymann | FGV-CPDOC | Mestrado Profissional em bens culturais e projetos sociais |
Prof. Dr. Leandro Antonio de Almeida | UFRB | Programa de Mestrado Profissional de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas |
Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves | UEMA | Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas |
Prof. Dr. Almícar Guerra | Universidade de Lisboa | Reanálise de tópicos historiográficos sobre alguns povos e lugares da Lusitânia e Galécia |
Mickaela Schwab Muniz e Cláudio Umpierre Carlan (orientador) | UNIFAL-MG | A arqueologia construindo histórias |
Ismael Tinoco e José D´Assunção Costa Barros (orientador) | UFRJ | A história do cotidiano: uma análise dos leprosos nas gafarias das cidades de Coimbra e Lisboa em Portugal medieval nos séculos XIV-XV |
Elaine Cristina Muniz e Adriana Vidotte (orientadora) | UNIFAL-MG | A Lisboa dos descobrimentos na obra de dois autores quinhentistas: Damião de Góis e Francisco de Holanda |
Daniela Pereira Moreira da Silva e Aparecida Maria Nunes (orientadora) | UNIFAL-MG | A literatura gótica como forma de discutir a opressão da mulher |
Allyson Eduardo da Silva Lima e Paulo Romualdo Hernandes (orientador) | UNIFAL-MG | À procura da redenção, os jesuítas chagam ao Novo Mundo: uma breve análise dos livros didáticos |
Roberta Oliveira de Carvalho e Aparecida Maria Nunes (orientadora) | UNIFAL-MG | A representação da mulher na trama entre mouros e cristãos de Francisca Senhorinha |
Alex Rogério Silva e Susani Silveira Lemos França | UNESP/Franca | A representação da mulher nas Cantigas de Santa Maria |
Bruno Hermes de O. Santos e Carlos Tadeu Siepierski (orientador) |
UNIFAL-MG | “Aguirre, a coléra dos deuses”: a Europa quinhentista e o caso da Península Ibérica |
André Luís Menari Pereira Autores e Claudio Umpierre Carlan (orientador) | UNIFAL-MG | Antiguidade e Storyteller: por um ensino de história diferenciado |
Éderson José de Vasconcelos e Adailson José Rui (orientador) |
UNIFAL-MG | Alfonso VIII: um exemplo de bom governante segundo a narrativa da Primeira Crónica General de España |
Crosley Rodrigues Gomes e Claudio Umpierre Carlan (orientador) |
UNIFAL-MG | As migrações gregas: um estudo sobre a chegada dos gregos na Península Ibérica |
Muriel de Oliveira Morgante e Marcos Roberto de Faria (orientador) |
UNIFAL-MG | Categorias medievais no processo de catequização dos índios na América Portuguesa do século XVI |
Profª. Drª. Heloisa Guaracy Machado | PUC-MG | Considerações sobre a construção da história iberoamericana |
Jordano Viçose e Adailson José Rui (orientador) |
UNIFAL-MG | Considerações sobre o conceito de feudalismo: um estudo da Historia Compostelana |
Mara Lúcia Cabral Marcelino e Alisson Eugênio (orientador) |
UNIFAL-MG | Crônicas da Escravidão: as narrativas dos cronistas portugueses no Império de Portugal no alvorecer da Idade Moderna |
Prof. Dr. Luiz Antonio Sabeh | UNIFAL-MG | Da cruzada à missionação: a evangelização como elemento constitutivo da política ultramarina de D. João III (1521-1557) |
Profª. Drª. Júlia Constança Pereira Camêlo | (PIBID/UEMA) | Desafios da sala de aula: a experiência de coordenar a produção de oficinas pelos alunos do PIBID (história), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
Julio Cesar do Carmo de Sá | UNIFAL-MG | Deus na terra: análise da legitimação régia do Reino Visigodo |
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus e Júlia Constança Pereira Camêlo (orientadora) | UEMA | Ensino de História medieval no contexto escolar: uso de imagens, oficina e aprendizagem além do livro didático |
José Edson dos Santos | UNIFAL-MG | Fernão Lopes (1380-1460) e a alteração do gênero cronístico |
Hamilton José Fontoura da Costa e André Luís Pereira Miatello (orientador) |
UNIFAL-MG | Formação do Império Árabe: características, disputas internas e o surgimento de Al-Andaluz |
Carlos Leandro Visotto e Adailson José Rui (orientador) | UNIFAL-MG | Hispânia visigótica – a “persistência pagã” |
Railda Neves Souza | UFRB | Identidade negra na Escola, desafios enfrentados pela lei 10.639/03 |
Breno Aisenberg | Instituto Filosófico São José | Imagens de um mosaico: representações da comunidade judaica na Espanha da Reconquista |
Felipe N. Silva e Pedro Paulo Abreu Funari (orientador) | UNICAMP | Interação e integração da Península Ibérica no principado romano à época de Adriano |
Eliane Fátima Boa Morte do Carmo Sueli Melo Silva (co-autora) Rita de Cássia Dias P. Alves (orientadora) |
UFRB | Material didático: o livro como instrumento de inserção das leis 10.639/03 e 11.645/08 no cotidiano escolar |
Gentil Cândido da Silva Claudio Umpierre Carlan (orientador) |
UNIFAL-MG | Mater et Filia: a origem da língua portuguesa e a Identidade nacional do Reino de Portugal sob o reinado de Dom Dinis |
Carolina Minardi Carvalho e Fernanda Aparecida Ribeiro (orientadora) |
UNIFAL-MG | O ideal cavaleiresco ibérico sob o prisma de uma aventura de RPG |
Profª. Drª. Aparecida Maria Nunes | UNIFAL-MG | O imaginário medieval em contos de Murilo Rubião |
Arthur de Moraes Simonaio e Claudio Umpierre Carlan (orientador) | UNIFAL-MG | Os caminhos de gauleses e romanos e suas construções nas Hq de Asterix na Hispânia |
José Maria Tadeu Magalhães Silva e Carlos Tadeu Siepiersk (orientador) |
UNIFAL-MG | Padre, Antônio Vieira descoberto. Reencarnacionista encoberto |
Luís César Schiavetto e Carlos Tadeu Siepiersk (orientador) | UNIFAL-MG | Península Ibérica e Europa Central: a emergência de racionalidades distintas no mundo quinhentista europeu |
Ronison Penha de Paula, André Luiz Sena Mariano (orientador) e Adailson José Rui (coorientador) | UNIFAL-MG | Península Ibérica: O processo de formação do caráter “nacional” no contexto da Reconquista |
Andersen Kubnhavn Figueiredo | UFRB | Perfil do movimento negro unificado em Salvador na década de 1970: lutas e divergências |
Suellen Almeida Mattos e Adailson José Rui (orientador) | UNIFAL-MG | Peste negra: o mal, o estabelecimento e a difusão na Península Ibérica |
Fábio Batisita Pereira | UFRB | Pós-abolição: ensino de história, currículo e produção de material didático no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB) |
Sueli Melo Silva e Eliane Fátima Boa Morte do Carmo (coautora) | UFRB | Relações étnico-raciais na Escola: a percepção do aluno negro |
Milton da Aparecida e Silva e Renata Cristina de Sousa Nascimento (orientadora) | UNIFAL-MG | A invenção da “Escola de Sagres” e o mito Henriquino: discursos e representações |
João Paulo Pinto do Carmo e Walter Fraga (orientador) | UFRB | Um engenho chamado Sinunga: história e memória do endividamento de uma propriedade escravista no Recôncavo baiano (1860-1900) |
Fábio Junho Silva Autores e Fabiana de Oliveira (orientadora) | UNIFAL-MG | Universidades ibéricas medievais: representatividade, normatização e identidade |
William Aparecido da Silva e Marcos Roberto de Faria (orientador) | UNIFAL-MG | Uso da filosofia aristotélica-tomista nas missões religiosas e educacionais da Companhia de Jesus na América Portuguesa (XVI-XVII) |