Formulários e Instruções

INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO DO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS



Manuais de confecção e formatação de Dissertações e Teses

ORIENTAÇÕES PARA A SOLICITAÇÃO DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Todas as documentações deverão ser encaminhadas ao protocolo por e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br ao Colegiado PPGHI para homologação, no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da data prevista para a defesa, considerando o calendário das reuniões do Colegiado do PPGHI.

Encaminhar as documentações digitalizadas em formato PDF:

  • O Formulário – Solicitação de Defesa, com a indicação dos membros da banca examinadora;
  • O Formulário de Agendamento de Defesa;
  • Cópia do exemplar da Dissertação, digitalizada em formato PDF; 
  • Cópia do Histórico Escolar atualizado.
  • OBS: É dever do(a) discente ou orientador(a), encaminhar por e-mail uma cópia do exemplar da Dissertação aos membros da banca examinadora externo e interno.

FORMULÁRIOS PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO

(Favor indicar 02 nomes de membros titulares e 02 nomes de membros suplentes, sendo 01 titular externo e 01 suplente externo), inserir por ordem primeiro nome do(a) orientador(a), em seguida os 02 nomes membros titulares e 02 membros suplentes.

ORIENTAÇÕES PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

De acordo com as Normas Acadêmicas do PPGHI, capítulo V do Exame de Qualificação Art.11 – O exame de qualificação deverá ter o prazo mínimo de doze (12) meses e o máximo de dezoito (18) meses, após a realização da primeira matrícula no PPGHI.

1. Solicitamos que os formulários de solicitação do exame de qualificação, Histórico Escolar, juntamente com uma cópia da versão de dissertação (contendo a proposição do objeto educacional) – todos os documentos digitalizados em formato PDF, deverão ser encaminhados ao protocolo por e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br

OBS: Protocolar no prazo de 30 dias com antecedência o Exame de Qualificação.

2. É dever do(a) discente ou do(a) orientador(a), encaminhar por e-mail a cópia da versão da Dissertação, aos membros internos e externos da banca examinadora.

 


FORMULÁRIOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Encaminhar ao protocolo por e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br, os seguintes documentos, digitalizados em formato PDF:

  • O Formulário de solicitação do exame de qualificação; 
  • O Formulário de agendamento da qualificação; 
  • O Histórico escolar de Mestrado atualizado;
  • E cópia do exemplar da Dissertação.

FORMULÁRIOS PÓS-DEFESA PARA A HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO (DIPLOMA)

ENTREGA DA DISSERTAÇÃO FINAL: É necessário o envio das documentações pós-defesa por e-mail, em até 60 dias corridos.

Informo que por exigência da Portaria Nº 206/2018, que dispõe sobre obrigatoriedade de citação da referida agência, que todas as dissertações de Mestrado defendidas no PPGHI deverão conter uma citação na sua dissertação final um agradecimento ao fomento CAPES e com o descrito:

Art. 3º Deverão ser usadas igualmente e inserida no agradecimento as seguintes expressões, no idioma do trabalho (Dissertação):

 “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” ou “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”

FAVOR SEGUIR CORRETAMENTE O PASSO A PASSO EM ORDEM E PREENCHER TODOS OS FORMULÁRIOS, CONFORME SOLICITADO.




FORMULÁRIO PARA EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA

Acesse o Formulário para Expedição e Registro de Diploma e verifique todas as documentação necessárias para solicitar a expedição de diploma.

Encaminhar ao protocolo por e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br, todas as documentações solicitadas, digitalizadas em formato PDF, juntamente com o Formulário para Expedição e Registro de Diploma (preenchido e assinado manualmente, encaminhar a página 1 e 2 do formulário preenchidos). 

– Observar atentamente todas as documentações pessoais exigidas (não ficar pendente nenhuma documentação na lista) para o envio da expedição do diploma.

 

1- Preencher, assinar e encaminhar o Formulário de solicitação do Diploma (com a assinatura manualmente).

2- Referente à Ata de defesa, a homologação da Ata, o Recibo Nada Consta, e o Histórico Escolar do Mestrado (não é necessário o envio), à secretaria do PPGHI que inseri posteriormente no processo.

3 Encaminhar todas as documentações digitalizadas separadamente, e quando houver documento com frente e verso digitalizar juntas. 

O departamento DRGCA aceita somente o envio da cópia do RG, e não será aceito a carteira de CNH.

4- Verificar no momento de envio, que os documentos estejam alinhados, evitando o envio de documentação invertida, de ponta cabeça.


APOSTILAMENTO DE DIPLOMA

Disponibilizamos na página do DRGCA informações sobre a Apostila de Haia, solicitada e válida somente para os discentes estrangeiros. Esta apostila é um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila que autentica a origem de um Documento Público. É basicamente um certificado que diz que seus documentos são verdadeiros, o autenticando como válidos também no Exterior.

Houver algumas alterações no Formulário de Solicitação de Registro e Expedição de Diploma dos cursos stricto sensu, para que o discente possa informar se deseja realizar o apostilamento do seu diploma. O formulário atualizado está disponível no link: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/formularios/.