Docente | Áreas de pesquisa e de orientação |
Adailson José Rui | – Conflitos e tolerâncias entre cristãos e muçulmanos. – Al-Andalus. |
Adriana Vidotte | – Conflitos e relações de poder nos reinos ibéricos, séculos XIII-XV. – Concepções e representações da natureza em textos e imagens medievais. – Mulheres nas sociedades ibéricas. |
Alisson Eugênio | – Arte, cultura e sociedade. – Textos e história intelectual. – Escravidão. |
Aparecida Maria Nunes | – História e Literatura. – Clarice Lispector na Espanha e em Portugal. – Relações de Gênero e feminismo. |
Claudio Umpierre Carlan | – Arqueologia Histórica. – Colonização grega no Mediterrâneo (Península Ibérica). – Conquista romana (na Península Ibérica). – Mundo ibérico nos séculos IV, V e VI (Política, Religião, Economia e Sociedade). – Formação do Reino Visigodo. |
Denise da Silva Menezes do Nascimento | – Relações de poder, principalmente com alianças e conflitos entre o poder régio e os poderes senhoriais no século XV. – História das Mulheres no século XV. |
Elaine Ribeiro da Silva dos Santos | – Estudo de relatos de viagem e de crônicas de autores ibéricos a respeito das regiões africanas. – Estudo de fontes missionárias sobre as regiões africanas. – Estudo sobre as relações luso-africanas na Guiné, na região do Congo-Angola e na África oriental (sécs. XV-XXI). – O ensino de História da África e da Expansão marítima e comercial ibérica. – Fontes históricas e literárias como recursos didáticos. |
Katia Aparecida da Silva Oliveira | – Relações entre História e Literatura na Península Ibérica. – Releituras do universo literário ibérico em literaturas de diferentes culturas. – A mulher na história e na literatura. |
Luiz Antonio Sabeh | – Atuação de agentes leigos e religiosos na formação e manutenção dos impérios ibéricos da Época Moderna. – Relações de poder nas dinâmicas imperiais de Portugal e Espanha da Época Moderna. – Evangelização e suas interfaces sociais, políticas e culturais nos impérios ibéricos da Época Moderna. |
Luiz Eduardo da Silva | – Estudo e desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de História Ibérica. – Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de História Ibérica. |
Marcelo Hornos Steffens | – O Salazarismo, o Marcellismo e a República Portuguesa pós-ditadura e suas conexões com o Brasil. – Relação entre a intelectualidade portuguesa e brasileira: consenso, adesão e resistência às ditaduras (projetos de Modernidades). |
Mário Danieli Neto | – Relações entre Portugal e Brasil: o escravismo em seus aspectos jurídicos e econômicos. |
Marta Gouveia de Oliveira Rovai | – Mulheres e população LGBTQIA+ no Salazarismo e na Revolução dos Cravos. – Movimento feminista e LGBTQIA+ na Península Ibérica no tempo presente. – Ensino e história pública Península Ibérica – Brasil. |
Paulo César de Oliveira |
– A recepção de Aristóteles pelos árabes na Península Ibérica. – A filosofia Ibérica e sua influência no novo mundo. |
Pedro Paulo Abreu Funari | – O potencial para o ensino e pesquisa das culturas indígenas, celtiberas, gregas e semíticas. – O impacto da conquista romana, da República às guerras civis do século III d.C. |
Raphael Nunes Nicoletti Sebrian |
– Cultura e política em mundos ibéricos: América e Europa (séculos XIX, XX e XXI). |
Rosangela Rodrigues Borges | – Análise e produção de Objetos de Aprendizagem com mediação tecnológica para o ensino de aspectos da História Ibérica na Educação Básica, em diversos gêneros e suportes: livros didáticos, blogs, sites, jogos pedagógicos, games, filmes, fotografias, vídeo, podcast, etc. |
Walter Francisco Figueiredo Lowande | – Emergência da experiência moderna do tempo na Península Ibérica (séculos XVIII-XX) por meio da história intelectual, história dos conceitos e história transnacional. – Políticas de memória, patrimônio e ensino em suas relações com o conceito de iberismo. – Península Ibérica, história da historiografia, teoria da história e perspectivas onto-epistemológicas alternativas (decolonialidade, pós-humanismo, realismo especulativo, ontologia orientada a objetos, história multiespécie, perspectivismo ameríndio e teoria do ator-rede). |
Cargo | ![]() | ![]() |
---|---|---|
Coordenador | Prof. Dr. Adaílson José Rui Portaria nº 567 – 2 de março de 2023 | adailson.rui@unifal-mg.edu.br |
Vice-coordenador | Prof. Dr Cláudio Umpierre Carlan PORTARIA Nº 1128 DE 2 DE MAIO DE 2023 | claudio.carlan@unifal-mg.edu.br |
Membros do Colegiado PPGHI | Função |
---|---|
Adaílson José Rui | Presidente |
Claudio Umpierre Carlan | Vice-presidente |
Adriana Vidotte | Membro Titular |
Elaine Ribeiro da Silva dos Santos | Membro Titular |
Luiz Antonio Sabeh | Membro Titular |
Luiz Eduardo da Silva | Membro Titular |
Mário Danieli Neto | Membro Titular |
Marta Gouveia de Oliveira Rovai | Membro Titular |