Descrição de créditos e instruções para a conclusão do curso no PPGHI

O/A discente deverá cursar 3 (três) disciplinas obrigatórias (além do Seminário de Projetos, também obrigatório, explicado abaixo), cada uma correspondente a 4 (quatro) créditos, e outras 6 (seis) disciplinas eletivas, cada uma correspondente a 2 (dois) créditos.

As disciplinas eletivas deverão ser definidas pelo/pela discente em função dos interesses e das necessidades relativas ao trabalho de conclusão do curso a ser desenvolvido.

Além das disciplinas acima mencionadas, os/as discentes alunos deverão obrigatoriamente cursar um Seminário de Projetos, disciplina correspondente a 2 (dois) créditos, no qual deverão apresentar e discutir, sob a supervisão de docentes, seus projetos de trabalho de conclusão.

O trabalho de conclusão de curso consiste na realização de uma pesquisa e na elaboração de um objeto de aprendizagem derivado desta pesquisa fazendo uso das tecnologias de informação e da comunicação.

Até o final do terceiro semestre do curso, o/a discente deverá apresentar e discutir com uma banca formada por três docentes, sendo um/uma o/a orientador/a, seu projeto de trabalho de conclusão, o plano que especifica seu desenvolvimento e os resultados parciais até então alcançados.

Realizada essa etapa, o/a discente será considerado/a apto/a a desenvolver plenamente seu trabalho de conclusão, que deverá ser defendido até o final do quarto semestre do curso.

O trabalho de conclusão, no valor de 10 (dez) créditos, será analisado por uma banca de três docentes, sendo um/a o/a orientador/a.

A obtenção do título estará condicionada à conclusão das disciplinas obrigatórias e eletivas e à aprovação do trabalho de conclusão pela banca.

O curso compreenderá, portanto, um total de 36 (trinta e seis) créditos, o que corresponde a 540 (quinhentos e quarenta) horas/aula, com uma duração média de quatro períodos letivos, ou 24 (vinte e quatro) meses. O tempo mínimo de conclusão do curso será de 18 (dezoito) meses e o  tempo máximo de 30 (trinta) meses.