Planejamento Estratégico e Autoavaliação

A autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG é um processo sistemático e contínuo que visa garantir a qualidade da formação discente e da produção intelectual, sendo fundamental para alinhar as práticas do Programa com seu planejamento estratégico e com as diretrizes da política de autoavaliação institucional e da avaliação da pós-graduação.

O PPGQ tem realizado a autoavaliação de maneira sistemática, com coleta e análise de dados anualmente, permitindo o monitoramento contínuo de indicadores e a implementação de melhorias. Como parte desse processo, o programa realizou um Workshop de Autoavaliação em 2024, que integrou a comunidade acadêmica em discussões sobre o desenvolvimento do programa.

Atualmente, os questionários direcionados aos docentes e técnicos-administrativos estão sendo aplicados, complementando a avaliação já realizada com os discentes. Os dados estão sendo tratados conforme metodologia descrita no documento do planejamento, utilizando o Balanced Scorecard como principal abordagem, mesma ferramenta utilizada no controle do PDI/UNIFAL-MG.

Os indicadores selecionados para a autoavaliação são os mais semelhantes possíveis aos da Ficha de Avaliação da CAPES para a área de Química, permitindo que a autoavaliação funcione como um instrumento que antecipa a coleta de dados para o preenchimento da plataforma Sucupira. Essa abordagem também possibilita prever o desempenho do programa na avaliação CAPES e, consequentemente, propor planos de ação para cumprimento das metas com maior risco ao longo do quadriênio.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico do PPGQ é um instrumento fundamental de planejamento e gestão que considera a identidade do Programa, abrangendo sua missão, valores e visão de futuro, os quais se concretizam em objetivos estratégicos, indicadores e metas. Esse planejamento resulta do esforço coletivo da comunidade acadêmica, orientando as atividades desenvolvidas no Programa para o período 2024-2028.

O desenvolvimento deste planejamento baseou-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da UNIFAL-MG, de modo que sua construção refletisse as propostas, necessidades e aspirações da instituição. Os objetivos do PDI/UNIFAL-MG foram inter-relacionados com as metas do PPGQ, visando a alcançar a Missão e a Visão do Programa.

Missão

Promover a formação plena de mestres e doutores na área de Química, em consonância com a missão institucional de gerar, sistematizar e disseminar o conhecimento científico, comprometendo-se com a excelência no ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão, com foco no desenvolvimento regional do Sul de Minas Gerais.

Visão

Consolidar-se como uma referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e inovação na área de Química, reconhecido pela excelência na formação de recursos humanos e pelo impacto positivo de suas atividades acadêmicas, científicas e sociais, alcançando a nota 5 no conceito CAPES.

Valores

  • Ética: Conduta íntegra, honesta e transparente em todas as atividades.
  • Diversidade e Pluralidade: Valorização das diferenças e promoção de um ambiente inclusivo.
  • Excelência Acadêmica: Busca contínua pela formação de alto nível e produção de conhecimento relevante.
  • Sustentabilidade: Compromisso com práticas ambientalmente responsáveis.
  • Inovação e Criatividade: Promoção de um ambiente que estimule soluções inovadoras.
  • Integração e Interdisciplinaridade: Incentivo à integração entre diferentes áreas do conhecimento.
  • Participação Democrática e Transparência: Gestão participativa e transparente.
  • Compromisso Social: Dedicação ao atendimento das demandas regionais e nacionais.
  • Inclusão Social: Garantia de acessibilidade e equidade no acesso à educação e à ciência.

Objetivos Estratégicos

Na elaboração do planejamento estratégico, ferramentas de gestão estratégica, como a Análise SWOT (FOFA), Balanced Scorecard e Análise de Risco, foram amplamente utilizadas. Na definição dos indicadores e metas, foram considerados os três eixos principais da avaliação CAPES, garantindo o alinhamento com os critérios nacionais de qualidade para programas de pós-graduação:

Eixo Programa

  • Otimizar e aprimorar a infraestrutura para pesquisa
  • Melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação
  • Ampliar as ações de Gestão de Riscos
  • Aperfeiçoar e acompanhar o sistema de autoavaliação institucional

Eixo Formação

  • Melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação
  • Aumentar a produção científica qualificada
  • Aprimorar a política de acompanhamento de egressos

Eixo Impacto na Sociedade

  • Ampliar o impacto das ações de extensão
  • Fomentar a interação dialógica entre o público interno e externo
  • Fomentar a cooperação institucional, interinstitucional, nacional e internacional

Metodologia de Autoavaliação

Nossa metodologia de autoavaliação utiliza:

  • Coleta de dados: Questionários aplicados a docentes, discentes e técnicos administrativos
  • Análise SWOT (FOFA): Identificação de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
  • Balanced Scorecard (BSC): Monitoramento de indicadores alinhados aos critérios de avaliação da CAPES
  • Análise de riscos: Identificação, avaliação e mitigação de riscos ao cumprimento das metas
  • Workshops e eventos participativos: Encontros com a comunidade acadêmica para discussão e análise coletiva

Resultados e Planos de Ação

O ciclo completo de planejamento e autoavaliação permite ao PPGQ identificar pontos fortes a serem consolidados e pontos fracos a serem aprimorados. Os resultados da autoavaliação são analisados anualmente pela Comissão de Autoavaliação e pelo Colegiado do PPGQ, que elaboram planos de ação para mitigar riscos e corrigir deficiências identificadas. Estes planos incluem:

  • Ações específicas para cada indicador com desempenho insatisfatório
  • Designação de responsáveis e prazos para implementação
  • Divulgação ampla para toda a comunidade acadêmica
  • Monitoramento contínuo da implementação e dos resultados obtidos

O processo já resultou em ações concretas para o quadriênio 2025-2028, incluindo a criação de novas disciplinas obrigatórias e melhorias nos processos do programa, orientando ações estratégicas para o fortalecimento contínuo do PPGQ, sua maior visibilidade nacional e internacional, e seu impacto científico e social.