Equipamentos

 

Ressonância magnética nuclear – RMN

  •  A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é um fenômeno que ocorre quando uma amostra é submetida a pulsos de radiofrequência em um campo magnético intenso, geralmente entre 5 e 23 Tesla. Esses pulsos são absorvidos de forma diferente pelos núcleos atômicos, dependendo das suas propriedades magnéticas. A espectroscopia de RMN é, portanto, uma técnica altamente informativa sobre a estrutura da matéria, já que os sinais detectados são dependentes do ambiente eletrônico do núcleo e do movimento das moléculas.
  • A RMN é amplamente utilizada em diferentes campos da ciência. Na química, a RMN é essencial para a elucidação estrutural e conformacional de moléculas, proteínas e polímeros, além da análise de misturas complexas como fluidos biológicos (metabolômica) e interações intermoleculares.
  • O laboratório de RMN da Central Analítica da UNIFAL-MG abriga um espectrômetro de RMN, Bruker Avance III 300 MHz, destinado ao estudo de amostras líquidas ou em soluções deuteradas e permite a realização de experimentos multidimensionais.
  • Este equipamento foi adquirido por meio da Chamada FINEP CT-Infra/ Proinfra 01/2008.
  • Está localizado no Laboratório de Ressonância Magnética , Unidade Educacional II – Campus Santa Clara, Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Sala UE-RM – 100 –Alfenas-MG.
        • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui.

Difratômetro de raios x por pó

  • Aproximadamente 95% de todos os materiais sólidos conhecidos podem ser classificados como cristalinos. Quando uma fonte específica de raios X interage com um material cristalino, seja mono ou policristalino, é possível obter um padrão de difração característico. Cada substância ou fase cristalina produz um padrão distinto, que pode ser visto como uma espécie de impressão digital. Em uma mistura, cada substância produz seu próprio padrão, independentemente das outras.
  • O método de difração do pó é ideal para a identificação e caracterização de materiais mono ou policristalinos. Para executar a técnica, é usada uma pequena quantidade de amostra contendo cristais aleatoriamente orientados em relação ao feixe de raios X. É importante que a amostra seja homogênea e contenha partículas com tamanhos entre 2 a 5 μm, de forma que, ao ser colocada em um suporte, possa ter uma superfície lisa e plana para a incidência do feixe de raios X. Espera-se que os cristais tenham orientações aleatórias para que todos os planos de reflexão possíveis tenham uma representação igual durante a coleta do padrão de difração. Para algumas aplicações, é possível coletar o padrão de difração originado de filmes orientados de minúsculos cristais ou ainda de corpos de prova maciços relativamente finos, entre outros tipos de amostras.
  • Difratômetro de raio X por pó (Rigaku, modelo Ultima IV). Equipamento comprado com verba FINEP (CT-INFRA).
  • Está localizado no Laboratório de Difração de raios X da UNIFAL, Laboratório de Cristalografia no Campus Santa Clara – Universidade Federal de Alfenas, Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Sala UE-E-106-C, Bairro Santa Clara – 37133-840.
          • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui. 

Análise Elementar

  • A técnica de análise elementar tem como objetivo determinar a composição química de uma amostra, ou seja, os elementos químicos que a compõem e suas quantidades relativas. Esses métodos geralmente envolvem a decomposição química da amostra, seguida pela separação e quantificação dos elementos constituintes.
  • A análise elementar é uma técnica muito importante em diversas áreas da ciência e tecnologia, incluindo química, física, engenharia de materiais, ciências ambientais e biologia, entre outras. Os resultados da análise elementar podem fornecer informações valiosas sobre a composição química de uma amostra, ajudando na identificação de substâncias desconhecidas, na determinação da pureza de uma amostra, no controle de qualidade de materiais e produtos, na investigação de processos químicos e biológicos, e em muitas outras aplicações.
  • Comprado com verba Capes pro-equipamentos edital 2009.
  • Esse equipamento está localizado no Prédio Q – Sala Q-204, na Universidade Federal de Alfenas, Rua Gabriel Monteiro da Silva nº700, Centro.
          • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui.

Espectofotômetro de Absorção na Região do Infravermelho 

  • Um aparelho de Infravermelho (IR), é utilizado na análise de compostos orgânicos e inorgânicos, sendo uma técnica de análise amplamente utilizada em química, bioquímica e outras ciências relacionadas.
  • O espectrofotômetro de infravermelho funciona medindo a absorção de energia infravermelha em uma amostra, gerando um espectro de frequência de absorção que é único para cada molécula, podendo ser chamado popularmente como impressão digital da amostra. Isso permite a identificação de substâncias e análise de suas estruturas moleculares.
  • A técnica de espectroscopia de infravermelho é utilizada em diversas áreas, tais como a análise de alimentos, medicamentos, polímeros, materiais de construção, entre outros. É uma técnica não destrutiva e rápida, que permite a identificação e caracterização de compostos sem a necessidade de preparação complexa da amostra.
  • Esse equipamento está localizado na Universidade Federal de Alfenas, Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Sala UE-E-114, Bairro Santa Clara – 37133-840. Adquirido com verba Capes pro equipamentos edital 2012.
            • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui. 
HPLC (Shimadzu, modelo: Prominence UFLC 20A, cromatógrafo líquido ultrarrápido, semi-prep)

  • Atualmente, sistemas HPLC-UV-DAD são amplamente utilizados em diversos campos de aplicação. Para o rápido desenvolvimento de novos medicamentos, cumprimento das regulamentações ambientais, controle de qualidade e outros processos, a confiabilidade dos dados analíticos e a eficiência do processo de análise são cruciais.
  • O sistema é bem completo, em comparação com os equipamentos da mesma linha, podendo trabalhar na escala micro, semi-micro, além de permitir purificação em escala semi-preparativa.
  • Equipamento adquirido com verba FAPEMIG (Edital Grupos Emergentes).
          • Esse equipamento está localizado no LFQMM, na Universidade Federal de Alfenas, Rua Gabriel Monteiro da Silva nº700, Centro, Sala Q-205. 
          • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui.
Waters Xevo G2-XS QToF Quadrupole Time-of-Flight Mass Spectrometer

  • O equipamento será instalado ainda este ano para uso de toda comunidade acadêmica e uso também para prestação de serviços
  • O Xevo G2-XS QTof combina sensibilidade e seletividade com a precisão da massa, intervalo dinâmico e velocidade fornecidos pela tecnologia QuanTofTM e o recurso quantitativo aprimorado da aquisição de dados com Tof-MRM. O resultado final é um desempenho quantitativo líder nas condições cotidianas reais do laboratório, o que é demonstrado pelos limites de detecção e quantificação superiores a tudo o que foi atingido até agora com MS de alta resolução. Para cientistas que precisam identificar, quantificar, e confirmar a mais extensa variedade de compostos nas amostras mais complexas e desafiantes.
  • Esse equipamento será instalado, na Universidade Federal de Alfenas, Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Sala UE-E-114, Bairro Santa Clara – 37133-840, no prédio da Profatec. 
  • Para mais informações com relação às análises realizadas entre em contato aqui.