O Programa

A Universidade Federal de Alfenas-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) foi fundada em 1914. Em 1960 a Escola foi federalizada e em 2001 passou para Centro Universitário Federal (EFOA/CEUFE). Em 2005 a instituição foi transformada em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), iniciando-se a expansão (expansão 1) dos cursos de graduação. Em 2007 a UNIFAL-MG aderiu ao REUNI (expansão 2) e em 2009 houve uma grande expansão multi-campi (expansão 3) com a criação dos Campi avançados de Poços de Caldas-MG e Varginha-MG. A UNIFAL-MG oferece hoje 33 cursos de graduação presenciais distribuídos em seus três campi (24 em Alfenas, 4 em Poços de Caldas e 5 em Varginha). Embora tenha apenas quinze anos como Universidade Federal, a instituição possui 106 anos de excelência no ensino de graduação como IES. Contudo, por razões históricas, a pós-graduação stricto sensu só iniciou suas atividades da instituição após sua transformação em universidade em 2005 com o início, no mesmo ano, do curso de mestrado do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, o primeiro a ser recomendado pela CAPES. Hoje a UNIFAL-MG possui 22 mestrados e 05 doutorados, maioria com menos de 10 anos de funcionamento e nenhum deles com nota superior a 4. Como pode-se perceber, a pós-graduação está em fase de consolidação na instituição como um todo.

A história da Química na UNIFAL-MG confunde-se com nascimento da Universidade Federal de Alfenas e de sua pós-graduação. O curso de Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas iniciou suas atividades em 2003 dois anos antes da transformação da EFOA/CEUFE em UNIFAL-MG. O curso de Química foi o sexto curso de graduação implantado da instituição. Acompanhado todo o crescimento institucional onde se viu os 6 cursos de graduação de 2003 serem hoje 33 cursos, ocorreu também um pujante crescimento da Química na instituição. Em 2007 criou-se o curso de Licenciatura em Química e em 2008 deu-se início o curso de Graduação EAD de Licenciatura em Química.

Aprovado em resposta ao APCN enviado à CAPES em 2007 e iniciando suas atividades em março de 2008, o Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG é o segundo mais longevo da instituição, tendo completado ao final de 2019 apenas onze anos de funcionamento. O curso de mestrado do PPGQ, aprovado com a nota 3, veio a somar-se ao Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas que tinha iniciado suas atividades três anos antes. Portanto, apenas 5 anos após a implantação da Graduação em Química a instituição passou a contar também com o Mestrado na área. Isso mostrava a motivação, o engajamento, o comprometimento e, principalmente, a alta capacitação do corpo docente da área de Química que tinha sido contratado para iniciar o curso de Bacharelado na instituição poucos anos antes. Seguindo esse viés de rápido crescimento, o curso de mestrado do PPGQ teve a nota 4 alcançada em sua primeira avaliação, na trienal 2007-2009. E isso foi sem dúvida um reconhecimento marcante de sua qualidade, considerando que o CA da Química baseou sua análise apenas nos dados de produção de 2008 e 2009, já quem em 2007 o programa ainda não existia. O aumento da nota CAPES trouxe ainda mais confiança e motivação ao corpo docente e aos gestores da época (Coordenação e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) que decidiram enviar uma proposta de doutorado para a CAPES no ano de 2011. A proposta de doutorado foi aprovada consolidando a tendência de crescimento das atividades e pesquisa e formação de recurso humanos na área de Química na instituição. O curso de doutorado do PPGQ iniciou suas atividades em 2012 o que estabeleceu um marco institucional importante por ser seu primeiro Curso de Doutorado. Pelo relato, pode dizer que a área de Química é uma área consolidada na UNIFAL-MG, tendo uma Unidade Acadêmica própria (Instituto de Química), dois cursos de Graduação, o Bacharelado em Química (diurno) e Licenciatura em Química (noturno), e uma pós-graduação com os níveis de mestrado e doutorado.

Após o início das atividades do curso de doutorado em marco de 2012, o PPGQ foi submetido a outras duas avaliações CAPES, a trienal 2010-2012 e a quadrienal 2013-2016, mantendo a nota 4. Obviamente não se tinha perspectiva de se alcançar a nota 5 na trienal de 2010-2012, uma vez que o doutorado estava apenas começando. Na quadrienal de 2013-2016 havia uma certa expectativa de ascenso, tendo em vista a titulação de nossos primeiros doutores (9 defesas) e um acumulado de 99 titulados de mestrado. Contudo, a nota se manteve. A perspectiva de um aumento de nota é obviamente maior para essa segunda avaliação dentro do “modelo quadrienal”, a terceira como nota 4 e a segunda tendo o nível de doutorado.

Outro ponto importante a ser mencionado em relação a história do PPGQ é sua adesão em 2014 como instituição nucleadora do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) que, atualmente conta com 3 IES nucleadoras e 11 IES associadas . A proposta foi submetida pela rede mineira de química a partir do diagnóstico que existia um grande número de pesquisadores distribuídos em todo o vasto território mineiro, com comprovada capacidade em suas respectivas áreas de atuação, mas geograficamente isolados em sua região, carecendo de um mecanismo objetivo que permita uma colaboração científica com outros grupos de pesquisa, sendo que o PPGMQ-MG poderia desempenhar este papel. A associação permite o compartilhamento de equipamentos de grande e médio porte, sem a necessidade de que todas as IES tenham todos os equipamentos.