Relatório Final da Pesquisa de Satisfação com os Serviços Prestados nos Restaurantes Universitários de Alfenas: Sede e Unidade Educacional Santa Clara – Referente a 2023

Durante o período de 02 a 18 de maio de 2023 foi realizada uma pesquisa online, via Formulário Google, conforme previsto em contrato com a empresa concessionária TBL SERVIÇOS LTDA, Contrato nº 41/2022, visando melhorias no serviço prestado. A pesquisa contou com a participação voluntária de 751usuários que responderam o questionário online, sendo 100 avaliações referentes ao restaurante da Unidade Educacional Santa Clara e as demais da Sede.


Foram avaliados os seguintes itens: agilidade dos serviços; qualidade do atendimento ao cliente; higiene ambiental; higiene dos pratos, bandejas e talheres; qualidade das refeições; qualidade da opção vegetariana; qualidade do suco artificial; quantidade da opção com carnes; quantidade da opção sem carnes (vegetariana); variedade do cardápio; quantidade servida dos itens porcionados.


Os resultados da avaliação geral (Sede e Santa Clara juntos) estão nos gráficos a seguir:

 

 

Em uma avaliação geral, a maioria dos participantes da pesquisa (67,2% – 505 pessoas) NÃO ESTÁ SATISFEITA com os serviços prestados pelos Restaurantes Universitários de Alfenas. Diante desses resultados, a comissão de fiscalização do contrato, contando com a participação de dois discentes, se reuniu com a empresa no dia 14/06/2023, solicitando melhorias em caráter de urgência, bem como solicitou à Pró-Reitoria de Administração e Finanças a notificação da empresa (conforme previsto no item 13.9 do contrato).


Os principais pontos de melhoria solicitados à empresa foram:


PRINCIPAIS PONTOS DE MELHORIA EM RELAÇÃO AO RU DA UNIDADE EDUCACIONAL SANTA CLARA:

  1. Adequar o controle de tempo e temperatura no transporte e distribuição: refeições sendo servidas frias
  2. Adequar o tempo de cozimento: preparações sendo servidas cruas – carnes(almôndegas, kibe, frango), arroz, feijão, legumes
  3. Adequar a quantidade de alimentos ao número de refeições reservadas: preparações acabando antes do término da refeição – prato principal, vegetariano, arroz e pão
  4. Execução do cardápio conforme aprovado pela Prace: principalmente em relação ao prato principal, inclusive nos marmitex do jantar
  5. Melhorar a qualidade do suco: aguado, doce e quente
  6. Adequar o porcionamento: carne (sem considerar caldos, ossos, molhos e pedaços de gordura) e guarnição
  7. Melhorar o controle de higiene e quantidade de utensílios: garfos e facas sujos, bandejas e pratos molhados
  8. Atentar aos horários de funcionamento: abrir o restaurante já pronto para servir nos horários contratuais
  9. Melhorar a qualidade do feijão: pouco grão, muito aguado, gosto de queimado
  10. Prato vegetariano: melhorar a qualidade e variedade; entregar para quem efetivamente reservou
  11. Adequar o serviço do caixa: mais agilidade para pagamentos, dar baixa adequadamente nas reservas no sistema
  12. Melhorar a higiene das refeições: presença frequente de pedra, insetos, besouros, cabelo, larvas, tomate passado

PRINCIPAIS PONTOS DE MELHORIA EM RELAÇÃO AO RU DA SEDE:

  1. Controlar a qualidade dos alimentos e preparações que vão para distribuição: tempero, cozimento, sabor (sal tempero, excesso de sal, queimado), higiene e qualidade (frutas estragadas)
  2. Treinamento específico para cozinheira: receitas, pré-preparos, temperos, cozimento…
  3. Treinamento para funcionárias do pré-preparo: catação, higienização de saladas…
  4. Treinamento específico para funcionários do porcionamento: porcionamento e atendimento ao cliente
  5. Adequar o controle de tempo e temperatura na distribuição: refeições sendo servidas frias
  6. Adequar o tempo de cozimento: preparações sendo servidas cruas – carnes, arroz,feijão, legumes
  7. Execução do cardápio conforme aprovado pela Prace: principalmente em relação ao prato principal e saladas (variedade)
  8. Melhorar a qualidade do suco: aguado, doce e quente
  9. Adequar o porcionamento: carne (sem considerar caldos, ossos, molhos e pedaços de gordura), frutas (principalmente melancia, considera-se apenas a parte comestível) e guarnição; não fazer discriminação durante o porcionamento, manter o padrão
  10. Melhorar o controle de higiene e quantidade de utensílios: garfos e facas sujos, bandejas e pratos molhados
  11. Prato vegetariano: melhorar a qualidade (sabor, aparência e nutricional) e variedade
  12. Adequar o tamanho dos garfos: colocar garfos grandes e evitar os de sobremesa para refeições
  13. Agilizar a reposição dos gastronormes e temperos: evitando filas internas e, caso aconteçam novamente, que haja comunicação com as funcionárias do caixa para que segurem a fila na entrada, pois fica complicado para quem está se servindo quando a área dos buffets fica superlotada; ao repor continuar com o mesmo cardápio do dia
  14. Controlar o acesso de animais ao restaurante: impedir o acesso de animais ao restaurante e retirá-los quanto entrarem
  15. Melhorar a qualidade do café da manhã e atender às exigências do contrato: disponibilizar pão sem manteiga e sem margarina; disponibilizar achocolatado para a pessoa preparar o seu próprio leite; oferecer leite quente e frio; atender para a qualidade do pão; leite de soja e não suco de soja
  16. Melhorar o atendimento do jantar: cordialidade com o cliente; maior agilidade na reposição, principalmente durante o intervalo; repor os 4 tipos de saladas até terminar o horário da refeição; atentar para a temperatura da refeição
  17. Melhorar a higiene das refeições: presença frequente de pedra, insetos, besouros, cabelo, larvas, tomate passado, laranja mofada, plástico
  18. Exigir condições adequadas de uniformização dos funcionários do porcionamento e reposição: uniforme limpo, uso de toucas e máscaras (quando exigido pela legislação)
  19. Melhorar a qualidade do feijão: pouco grão, muito aguado, gosto de queimado
  20. Melhorar as condições de higienização dos lavados da entrada
  21. Melhorar a identificação das preparações no buffet: aumentar o tamanho das plaquinhas e inserir as informações exigidas no contrato

Para acessar relatório completo clique aqui!

 

A prace segue sensível e atuante nas negociações das questões apresentadas e vem atuando na tentativa de resolução das questões e garantia da construção de um Restaurante Universitário de qualidade nutricional a toda comunidade acadêmica