Discentes do curso de Química conhecem atividades desenvolvidas nos espaços de incubação e criação

Em visita à Agência de Inovação e Empreendedorismo, discentes do curso de Química conhecem atividades desenvolvidas nos espaços de incubação e criação

Visita faz parte das atividades integradoras da Agência e foi pensada para que os discentes do primeiro período do curso de Química pudessem conhecer os espaços, o trabalho desenvolvido e as ações que podem vir a ser implementados. (Foto: Arquivo/I9)

Os estudantes do curso de Química da UNIFAL-MG visitaram a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) e o laboratório de criação NidusLab Maker para participarem de uma palestra, conhecer os espaços e as atividades desenvolvidas. A visitação ocorreu no dia 15/09.

Conduzidos por Wagner Júlio, bolsista de Inovação, Ciência e Tecnologia, os discentes acompanharam no espaço coworking, uma oficina sobre como produzir uma peça específica pelo uso da cortadora a laser. A visita passou por todos os espaços da Agência de Inovação e Empreendedorismo, cujas atividades desenvolvidas foram apresentados ao grupo. Na ocasião, os discentes receberam um panorama geral sobre proteção da propriedade intelectual, incubação de empresas e sobre inovação e empreendedorismo, sobretudo a que se relaciona a NidusLab Maker e suas possibilidades de uso.

De acordo com o bolsista e mediador da visita, a ação faz parte das atividades integradoras da Agência de Inovação e Empreendedorismo e foi pensada para que os discentes da graduação, em especial, do primeiro período do curso de Química, pudessem conhecer os espaços, o trabalho desenvolvido e as ações que podem vir a ser implementadas tanto pela Agência, quanto pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec e no NidusLab Maker – o laboratório de Criação da UNIFAL-MG.

“Iniciativas como essa têm como objetivo aproximar a Universidade, sobretudo os discentes, do caminho da inovação e do empreendedorismo, estimulando e oferecendo as possibilidades e condições necessárias para tanto”, reforça Wagner Júlio.

(Foto: Arquivo/I9)

Segundo a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9, além dos eventos desenvolvidos pela Agência, a equipe pretende expandir os trabalhos assim como as visitas, como forma de aproximar mais os discentes das atividades que envolvem inovação, proteção da propriedade intelectual dentro e fora da Universidade.

“A partir de atividades como essas, os discentes não só compreendem como funciona a incubação de empresas e a proteção da propriedade intelectual, como também recebem respaldo suficiente para que consigam pensar em futuros projetos e iniciativas que as envolvem”, disse, acrescentando: “Além disso, agora, com o NidusLab Maker, podem se sentir inspirados para trabalhar com a inovação e desenvolverem suas próprias ideias e projetos, o que culmina em uma universidade proativa e mais aproximada das necessidades dos discentes.”

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG