UNIFAL-MG comemora Dia do Químico e 20 anos de criação do curso de Química Bacharelado

A UNIFAL-MG realizou, no dia 19/06, evento para comemorar os 20 anos de criação do curso de Bacharelado em Química da Instituição e o Dia do Químico, que é popularmente celebrado no dia 18/06. Ocorrido no Auditório Dr. João Leão de Faria, na Sede da Universidade, o evento contou com exposição de fotos, bem como homenagem aos profissionais da área e aos membros da comunidade acadêmica que contribuíram para a consolidação do curso nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.

Carlos Sérgio Ramos de Jesus é egresso do curso de Química Bacharelado. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A abertura do evento contou com apresentação musical do egresso do curso de Química Bacharelado, Carlos Sérgio Ramos de Jesus. Após a apresentação, foi exibido um vídeo comemorativo de 20 anos do curso, produzido, dirigido e editado pela estudante de Química Licenciatura Eduarda Rayssa Dias Esteves Neves.

Para compor a mesa solene, foram convidados os seguintes representantes: o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; o diretor do Instituto de Química, Prof. Pedro Orival Luccas; o coordenador do curso de Química Bacharelado, Prof. Nelson Henrique Teixeira Lemes; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, Profa. Cláudia Torres; a professora responsável pela implantação do curso de Química, Profa. Márcia Paranho Veloso; o coordenador de pós-graduação e um dos fundadores do curso de Química, Prof. Antônio Carlos Doriguetto; e a presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Química, Profa. Giovana de Fátima Lima Martins.

Márcia Paranho Veloso foi a professora responsável pela implantação do curso de Química na Universidade. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na oportunidade, a Profa. Márcia Veloso fez uma retrospectiva do curso de Química da Universidade, deste sua criação até os dias atuais. Em seguida, a presidente do Núcleo Docente Estruturante, Profa. Giovana Martins, apresentou o projeto pedagógico do curso para 2023/2 e 2024/1, salientando a importância dos egressos de Química ocuparem diversos setores do mercado de trabalho. Segundo ela, além da formação em Química, o egresso do Bacharelado consegue registro no Conselho Regional de Química (CRQ) com diferentes atribuições aos profissionais da área de Química.

Os docentes Márcia Cordeiro, Adriano Mendes e Giovana Martins foram homenageados, respectivamente, em nome de todas as pessoas que trabalham em prol do ensino, pesquisa e extensão do curso de Química na Universidade.

Ainda, os estudantes homenagearam o servidor técnico-administrativo Denis de Carvalho Augusto, em nome de todos os servidores técnico-administrativos que atuam no Instituto de Química da UNIFAL-MG. Posteriormente, a professora Márcia Veloso foi homenageada por ser a responsável pela implantação do curso na Instituição.

Em pronunciamento, o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima, salientou a importância da criação do curso de Química para que a UNIFAL-MG se tornasse uma Universidade e destacou a necessidade de valorização dos profissionais de Química. O reitor da UNIFAL-MG Prof. Sandro Amadeu Cerveira, em sua fala, aconselhou os estudantes a aproveitarem tudo o que a Universidade tem a oferecer.

“O tempo que vocês levam para fazer a graduação vai ser transformador em um sentido muito mais profundo do que vocês podem imaginar”, frisou. Ao final, o reitor também destacou a importância dos docentes, coordenadores e técnicos para melhor construção da formação dos discentes da Universidade.

(link)