Projetos de extensão desenvolvidos pela LACFor.

• Ciências Forenses nas Mídias Sociais

É um projeto de extensão criado em 2021 e vinculado a Liga de Ciências Forenses (LACFor) da Universidade Federal de Alfenas e tem como principal objetivo criar um vínculo entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de postagens nas redes sociais, Facebook e Instagram, sobre temas, palestras, congressos e demais eventos relacionados às ciências forenses. A ação tem por objetivo elaborar  conteúdos teóricos relacionados a temas gerais das diferentes áreas das Ciências Forenses. Tais conteúdos têm como referenciais livros, periódicos e artigos científicos. A produção é elaborada pela gestão participativa através de reuniões quinzenais para discussão de temas abordados de acordo com o cronograma da Liga Acadêmica, tais publicações tem acompanhamento técnico sistemático e continuado dos professores coordenadores e colaboradores em todas as atividades. O perfil na rede social consta com a sigla da Liga Acadêmica de Ciências Forenses da Universidade Federal de Alfenas (LACFor) e divulgará o conteúdo produzido por discentes e docentes para os demais setores da sociedade.

Quer conhecer mais? Acesse https://www.instagram.com/lacfor_unifalmg/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

• CSI Mirim

O projeto de extensão intitulado CSI Mirim criado em 2023 é desenvolvido por integrantes discentes e docentes da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor, Unifal-MG) e tem como principal objetivo levar o conhecimento das técnicas e metodologias aplicadas dentro das ciências forenses/investigação criminal para as crianças do ensino fundamental II (EF II) tanto do ensino público como privado do município de Alfenas. O projeto é dividido em três etapas básicas. Na primeira etapa, são desenvolvidas aulas dinâmicas teórico-práticas das mais variadas áreas das Ciências Forenses onde este alunos aprendem metodologias aplicadas a toxicologia forense, papiloscopia, antropologia forense, documentoscopia, coleta de vestígios e métodos de isolamento e preservação de cenas de crime. Tais atividades ocorrem em espaços cedidos pelas escolas como por exemplo laboratórios de ciências, salas de aulas e espaços abertos como quadra de jogos. Concomitante a primeira etapa teremos a segunda que, consiste no trabalho de conscientização desse público sobre a importância desta área na segurança pública. Para a terceira etapa e encerramento é prevista uma formatura “simbólica” dos alunos (CSIs mirins) que participaram de todas as atividades propostas; neste evento simbólico são convidados diretores, professores e pais dos alunos que de forma assídua participaram do projeto.

Quer saber mais sobre o projeto? Acesse https://www.unifal-mg.edu.br/portal/tag/csi-mirim/