LAFF

O Laboratório de Antropologia Física e Forense – LAFF foi criado em meados de 2020 com a finalidade de dar suporte aos docentes do Departamento de Anatomia (ICB) Unifal-MG em suas atividades de Pesquisa e Ensino que atuam na área. Todos os materiais, mobiliários e equipamentos em uso no Laboratório foram obtidos a partir de recurso oriundos da própria Universidade.

O LAFF atua principalmente nas áreas de pesquisa e o ensino; realização de atividades de estágio por discentes de graduação e realização de pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica na área de Antropologia Física e Forense. Futuramente o laboratório pretende, desde que requisitado pelas Autoridades Periciais, prestar assessoria aos Postos Médico-Legais (PML) e Institutos Médicos Legais (IMLs) com a elaboração de pareceres técnicos auxiliando nos exames antropológicos forenses da identificação humana de ossadas, partes de cadáveres mutilados, carbonizados, complementando dados relativos ao perfil antropológico e outros caracteres individualizantes, necessários para uma melhor inserção de informações de cadáveres desconhecidos.

 

Trabalhos desenvolvidos no LAFF que foram apresentados em eventos:

II COMCIFOR (2021)

ESTUDO DAS VARIAÇÕES MÉTRICAS DE MANDÍBULAS OBTIDAS NO SUL DE MINAS GERAIS.

Alessandra Esteves (docente do DAnat), Thais Santos Lima (Biomedicina), Maria Eduarda Dias (Biomedicina), Wagner Corsini (TAE DAnat), Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat).

Apresentação: Oral.

 

Interforensic 2021

ESTUDO COMPARATIVO DO FORAME MAGNO E DOS CÔNDILOS OCCIPITAIS EM CRÂNIOS SECOS: ANÁLISE CRANIOMÉTRICA.

Alessandra Esteves (docente do DAnat), Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat), Ana Paula Velloso (docente Faculdade Volpe Miele-FVM).

Apresentação: Pôster

 

ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DO PALATO DURO E FORMA DO ARCO ALVEOLAR EM CRÂNIOS SECOS DENTADOS ENCONTRADOS EM TERRITÓRIO SUL MINEIRO

Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat), Alessandra Esteves (docente do DAnat), Yara VIeira Lemos (Médica Legista do IML-BH), Wagner Corsini (TAE DAnat).

Apresentação: Oral e Pôster

 

ANÁLISE CRANIOMÉTRICA PARA DETERMINAÇÃO DE ANCESTRALIDADE EM CRÂNIOS SECOS DE SUL MINEIROS

Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat), Alessandra Esteves (docente do DAnat), Ana Paula Velloso (docente Faculdade Volpe Miele-FVM).

Apresentação: Pôster

 

XII Simpósio Forense – 2022

Existem Diferenças de Peso Entre os Sexos e Ancestralidade em Crânios Secos Obtidos de Cemitérios Públicos do Sul de Minas Gerais?

Rebeca Vitória Gaspar Monteiro (Ciências Biológicas – modalidade licenciatura)  Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat), Alessandra Esteves (docente. do DAnat).

Apresentação: Pôster

 

Utilização de parâmetros da área triangular facial inferior para determinação do sexo em crânios secos adultos.

Marcela Ricardo, Wagner Costa Rossi Junior (docente do DAnat), Alessandra Esteves (docente do DAnat).

Apresentação: Pôster

 

V CONAF

ESTUDO CRANIOMÉTRICO DE ALGUNS PARÂMETROS DAS CAVIDADES ORBITÁRIAS NA ESTIMATIVA DO SEXO EM CRÂNIOS HUMANOS SECOS.

 Thayla Eugênia da Silva Tomé; Lauane Santos Terra; Giorgia Maria Grego; Wagner Costa Rossi Junior; Alessandra Esteves.

 

ANÁLISE CRANIOMÉTRICA DAS CAVIDADES ORBITAIS DE CRÂNIOS SECOS DE HUMANOS NO SUL DE MINAS PARA ESTIMATIVA DA ANCESTRALIDADE.

Cristiely Borba de Oliveira; Lauane Santos Terra; Giorgia Maria Grego; Wagner Costa Rossi Junior; Alessandra Esteves.

 

ANÁLISE CRANIOMÉTRICA DAS CAVIDADES NASAIS DE CRÂNIOS SECOS SUL MINEIROS.

Rebeca Vitória Gaspar Monteiro; Fernanda Rodrigues dos Santos; Gabriele Pâmela Ferreira; Wagner Costa Rossi Junior; Alessandra Esteves.

 

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICA CRANIOMÉTRICA DO TRIÂGULO MASTÓIDE PARA IDENTIFICAÇÃO DO SEXO – UMA REVISÃO.

Isis Giovanna de Oliveira, Ana Carolina Martins; Sthefany Silva Alvarenga; Alessandra Esteves.

 

CARACTERIZAÇÃO ANTROPOLÓGICA E  LOCALIZAÇÃO DO FORAME (INCISURA )  SUPRAORBITAL E DO FORAME (INCISURA) FRONTAL EM CRÂNIOS SUL MINEIROS.

Larissa Sales Danzinger; Ana Luiza Dias Leite de Andrade; Alessandra Esteves; Wagner Costa Rossi Junior.

 

Interforensic 2023

IMPLANTAÇAO DO LABORATORIO DE ANTROPOLOGIA FISICA E FORENSE (LAFF) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) E SEU IMPACTO NA FORMAÇAO ACADEMICA E PRODUÇAO CIENTIFICA DE SEUS USUARIOS DURANTE O PERIODO DE PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2022)

Rebeca Vitoria Gaspar Monteiro, Wagner Costa Rossi Junior, Ana Luiza Dias Leite De Andrade, Isabella Bastos Reis, Thayla Eugênia Da Silva Tomé, Alessandra Esteves.