Eventos promovidos pela LACFor

Aula Inaugural: Desastres da mineração sob a ótica da Antropologia Forense

Ministrante: Dra.Yara Vieira Lemos, Médica Legista do IML de Belo Horizonte

Data: 18/05/2021

Em um relatório publicado em 2015 pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e o Centro de Pesquisas de Epidemiologia em Desastres (Cred) o Brasil é o único país das Américas que está na lista dos 10 países com maior número de pessoas afetadas por desastres entre os anos de 1995 a 2015. Só em 2018, os desastres naturais mataram 4.996 pessoas no mundo. Em janeiro de 2019, o Brasil sofreu com um de seus maiores desastres ambientais da história, na barragem de rejeitos de Brumadinho, em Minas Gerais, tal barragem rompeu e este rompimento resultou em 255 mortos e vários desaparecidos até o momento. Diante disso, a Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor), trouxe para sua aula Inaugural uma palestra com a Médica Legista do IML de Belo Horizonte, Dra.Yara Vieira Lemos, intitulada “Desastres da mineração sob a ótica da Antropologia Forense” que juntamente com sua equipe participou da identificação das vítimas acometidas pelos rejeitos de Brumadinho.

 

Palestra: A IMPORTÂNCIA DOS CONVÊNIOS ESTABELECIDOS ENTRE POLÍCIA FEDERAL E AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

Ministrante: Dr. Marcos de Almeida Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Data: 21/07/2021

A Polícia Federal é um órgão cujo objetivo é atuar na segurança pública segundo os interesses da União. Agindo no nível federal, é de se esperar que seu sistema organizacional exija grandes esforços para garantir a eficiência de seus deveres. Neste contexto surgem parcerias entre Universidades Públicas e outros órgãos tanto da esfera federal quanto estadual, visando contribuir para algumas melhorias na atuação de ambas as instituições através da implementação deprojetos de pesquisa e desenvolvimento que resultam na ampliação da capacitação profissional, como já visto na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 2021 e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2017. Diante disso, a Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor), trouxe uma palestra com o atual presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos de Almeida Camargo, intitulada “A importância dos convênios estabelecidos entre polícia federal e as universidades pública.”, onde o objetivo principal foi levar ao conhecimento do interessados como ocorrem os convênios da polícia federal com as Universidades Públicas além de mostrar a importância estes convênios para a descoberta de novas metodologias que auxiliem na resolução de um crime bem como na ampliação da capacitação profissional dos servidores da segurança pública.

Para acessar a palestra clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=ydrW0sKAfSA

 

I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS FORENSES DA UNIFAL-MG

Data: 08/11/2021 a 12/11/2021

A proposta do evento teve por objetivo, fornecer informações sobre a perícia criminal, oferecer aos discentes e interessados a oportunidade de agregar conhecimentos e incentivar o público a buscar novos conhecimentos e habilidades que possam contribuir para formação acadêmica e até mesmo pessoal, uma vez que foram abordados diversos temas dentro da ampla área forense, permitindo o aprimoramento de seus aprendizados e habilidades de modo a garantir uma formação científica, humanística e ética. Este evento teve parceria com o grupo de pesquisa em Biociências, os quais temos alunos que já desenvolvem iniciação cientifica na área de antropologia física e forense.

Para acessar as palestras do Simpósio clique nos links:

https://www.youtube.com/watch?v=cKhUa64xZ-Q

https://www.youtube.com/watch?v=aECTrBiCJ0k

https://www.youtube.com/watch?v=fOEk1i0wTQw

 

Workshop Interligas UNIFAL: Psicopatologias

O projeto “Workshop Interligas Unifal : Psicopatologias” foi uma proposta dos acadêmicos integrantes da Liga Acadêmica de Psicologia na Saúde da Universidade Federal de Alfenas (LIPSI-UNIFAL-MG) e teve como objetivo promover e divulgar conhecimentos científicos, por meio da realização de um Ciclo de Debates, abordando de maneira integrada e multidisciplinar a temática sobre psicopatologias juntamente, por meio de uma análise transdisciplinar, com a participação das demais Ligas Acadêmicas da UNIFAL-MG. O intuito do evento foi debater a partir da premissa biopsicossocial, a caracterização e desenvolvimento de certas doenças psicossomáticas, suas consequências sociais quando não tratadas adequadamente, assim como quais as condutas esperadas dos profissionais da saúde, no que se refere ao desenvolvimento integral dos indivíduos acometidos por tais processos de adoecimento.

Workshop Interligas UNIFAL: Psicopatologias

Palestra: Atuação da Polícia Civil e da Perícia Criminal na segurança pública de Alfenas e região.

Data: 24/08/2022

Com este primeiro evento presencial após a pandemia do COVID-19, a LACFor teve como objetivo levar conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pela liga mas em especial o trabalho dos profissionais da Polícia Civil e da Perícia Criminal, correlacionando a importância da atuação em conjunto destas instituições a serviço da segurança pública de Alfenas e região. O evento contou com a presença da Delegada de Atendimento à Mulher Dra. RAFAELA SANTOS FRANCO (Polícia Civil de Minas Gerais) e do Chefe do Posto de Perícia,  Perito Criminal Dr. MARCELO AUGUSTO ROMANELLI SALES (Polícia Civil de Minas Gerais).

Dra. RAFAELA SANTOS FRANCO

Dr. MARCELO AUGUSTO ROMANELLI SALES

 

Unifal para você 

Mais de 3.000 alunos da Educação Básica de escolas da região tiveram a oportunidade de visitar laboratórios e salas de aula, assim como interagir com experimentos científicos e atividades coletivas na UNIFAL-MG. Realizado entre os dias 19, 20 e 22/10, respectivamente, nos campi de Varginha, Alfenas e Poços de Caldas, o evento “UNIFAL-MG pra você” mobilizou a comunidade acadêmica e externa com a realização de visitas guiadas para a divulgação do ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

A Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor Unifal-MG) juntamente com alguns alunos do Curso de Biomedicina da turma 2022/1 participaram do evento promovendo atividades temáticas sobre algumas das áreas forenses e criou espaços para abordar assuntos dentro desta temática. Foram 5 áreas apresentadas para os alunos que visitaram os locais: Balística Forense, Papiloscopia Forense, Documentoscopia, Simulação de uma cena de crime e a atuação do perito criminal, Antropologia Forense in loco e Antropologia Forense no laboratório.

Para saber mais sobre o evento, clique no link: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2022/10/27/unifal-mg-mobiliza-mais-de-3000-estudantes-da-educacao-basica-em-evento-acao-apresenta-espacos-e-oportunidades-da-instituicao-no-ambito-do-ensino-pesquisa-e-extensao/

Fotos do dia do evento

 

9º Congresso Internacional do Grupo Unis – Varginha 

Entre os dias 22 e 26 de maio de 2023 acontece o 9º Congresso Internacional do Grupo Unis, o evento contou com atividades para todos os públicos do meio acadêmico e sociedade.

No dia 24 de maio de 2023, A LACFor foi convidada a participar como organizadora de um mini-curso intitulado “Áreas de Atuação do Perito Criminal e do Cientista Forense” que contou com a palestra da coordenadora da LACFor profa. Dra. Alessandra Esteves e depois atividades práticas de Datiloscopia (Papiloscopia) Forense, Toxicologia Forense, Medicina Legal, Antropologia Forense no lab e in loco, documentoscopia além da simulação de uma cena de crime onde foram abordados aspectos de cadeia de custódia, coleta de vestígios e dinâmica do crime.

                 

Fotos do acervo da LACFor do dia do evento.

 

Mini-curso: Criminal Profiling: Traçando o Perfil Criminal 

Com a evolução da ciência forense, muitas técnicas vêm sendo criadas a fim de melhorar o desempenho nas investigações criminais. Uma delas concilia a psicologia à área criminal, e por meio de análises comportamentais dos criminosos e de informações a respeito do crime, cria-se um perfil criminal, o qual servirá como um instrumento para a investigação. Assim, o Criminal Profiling será empregado ainda que não tenha traços físicos deixados no local de crime e também nas últimas fases da investigação, até mesmo através de consultoria com agentes policiais acerca de melhores estratégias de entrevista dos suspeitos e também em casos de negociação de reféns. Diante dos ataques e ameaças de ataques à escolas neste neste primeiro semestre de 2023, a Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor-UNIFAL/MG) trouxe um mini-curso intitulado “CRIMINAL PROFILING: TRAÇANDO O PERFIL CRIMINAL”, que foi proferido pelo psicólogo Matheus O. Silva, psicólogo forense. O evento contou com mais de 200 inscritos e ocorreu de forma virtual no dia 20 de junho de 2023.