Professores

Prof. Dr. Wagner Costa Rossi Junior – Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1994), mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1999); doutorado em Biologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Especialista em Acupuntura Sistêmica (2010 e 2018) e Especialização em Ciências Forenses-Investigação Criminal (2022). É professor titular lotado no Departamento de Anatomia (DAnat) da Universidade Federal de Alfenas. Professor de Anatomia e Anatomia e Escultura Dental para o Curso de Odontologia. Vice-líder do grupo de pesquisa Biociências da Unifal-MG credenciado pelo CNPq. Fundador e Vice-coordenador da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor) desde 2021 e da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Radiologia e Imaginologia (LAMuRI) Unifal-MG de 2021 a 2022. Fundador e Coordenador do Projeto de Extensão Ensinando Além da Vida desde 2016. Membro da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF). Tem como linhas de pesquisa: Antropometria dos sistemas orgânicos; Alterações morfológicas em órgãos e tecidos induzida por fármacos; Neurociências; Acupuntura e Antropologia Física e Forense.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5246805725160771

 

Profa. Dra. Alessandra Esteves – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2001), Especialista em Anatomia Comparada Humana e Animal pela Universidade de São Paulo (2006), Especialista em Acupuntura Sistêmica (2010), Especialização em Ciências Forenses-Investigação Criminal (2022), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo com área de concentração em Anatomia. Docente Associado lotada no Departamento de Anatomia (ICB) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Líder do grupo de pesquisa Biociências da UNIFAL-MG credenciado pelo CNPq. Professora de Anatomia para os Cursos de Biomedicina e Nutrição desde 2008. Fundadora e Coordenadora da Liga Acadêmica de Ciências Forenses da Unifal-MG (LACFor) desde 2021. Fundadora e Coordenadora do Projeto de Extensão Museu de Anatomia: o elo entre Ensino, Pesquisa e Extensão de 2010 a 2021. Membro da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF). Tem como linhas de pesquisa: Antropometria dos sistemas orgânicos; Alterações morfológicas em órgãos e tecidos induzidas por fármacos; Neurociências e Antropologia Física e Forense.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2976870060878998

 

Profa. Dra. Flávia Da Ré Guerra – Doutora pelo programa de pós graduação de Biologia Celular e Estrutural com área de concentração em Anatomia pela UNICAMP (2013), mestre pela UNICAMP em Biologia Celular e Estrutural, com área de concentração em Anatomia (2009), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2006). Professora Adjunta do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Alfenas, MG, responsável pelas disciplinas de Anatomia Humana e Anatomia Topográfica para a Enfermagem, Anatomia Aplicada à Medicina III para a Medicina e Anatomia Humana Básica (eletiva) para o curso de Ciências Biológicas. Fundadora e coordenadora da Liga Acadêmica de Anatomia da UNIFAL-MG. Experiência em pesquisas que envolvam processos de inflamação, cicatrização e regeneração em tecidos conjuntivos, em especial ossos, cartilagens e tendões. Uso de fototerapia, nutrição e drogas. Avaliação por meio de técnicas de microscopia eletrônica e de polarização, análises funcionais e imunotécnicas em geral.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8405123633982271

 

 

Prof. Dr. Marcos dos Santos de Almeida – Fisioterapeuta formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), com especializações em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura (2007) e Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e no Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Realizou Mestrado (2011) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor da disciplina de Anatomia e Neuroanatomia no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua também nesta instituição como professor do Curso de Especialização em Acupuntura e realiza orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC) relacionados a esta temática.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9928529503144658

 

 

Profa. Dra. Ana Luiza Dias Leite de Andrade – Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência docente nas áreas de Anatomia Humana, Anatomia da Cabeça e do Pescoço, Patologia Geral, Patologia Oral, Semiologia Odontológica e Farmacologia aplicada ao curso de Odontologia. Atualmente é Professora Adjunta lotada no Departamento de Anatomia (DAnat) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professora de Anatomia aplicada à Odontologia e Anatomia e Escultura Dental para o Curso de Odontologia desde 2018. Fundadora e Coordenadora da Liga Acadêmica de Anatomia Funcional e Aplicada à Cabeça e Pescoço da Unifal-MG (LAFACEP) desde 2021. Coordenadora do projeto de extensão  Desbravando o corpo humano através da Anatomia desde 2019. Membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) e da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Projetos de pesquisa: Impacto da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida de graduandos de odontologia brasileiros; Estudo das variações morfológicas coronárias e radiculares de terceiros molares humanos e Estudo da relação entre os dentes anteriores superiores permanentes e medidas faciais antropométricas em amostras brasileiras de regiões geográficas distintas.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9269247386262941

 

 

Profa. Dra. Camila Pinhata Rocha – Mestre e Doutora pelo programa de pós-graduação de Biologia Buco-Dental com área de concentração em Anatomia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP- UNICAMP (2010/2014), graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2005). Professora Adjunta do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Alfenas, MG, responsável pela disciplina de Anatomia Humana para o curso de Farmácia. Fundadora e coordenadora adjunta da “Liga Acadêmica de Anatomia Funcional e Aplicada à Cabeça e Pescoço da UNIFAL-MG”. Coordenadora adjunta dos Projetos de extensão “Pilates: prevenção e saúde” e “Mat pilates na UNATI”. Experiência em pesquisas que envolvam o Método Pilates.

Acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5577606524657724

 

 

 

Prof. Dr. Túlio de Almeida Hermes – Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Biologia Celular e Estrutural, área de concentração em Anatomia, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal (2012). Professor Adjunto do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas/Unifal-MG. Docente responsável pelas disciplinas Anatomia aplicada à Medicina I e II. Fundador e Coordenador da Liga Acadêmica de Saberes Científicos (LASACI). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana Descritiva-Topográfica e Neuroanatomia Funcional. Atua nas linhas de pesquisa: Estrutura e função do músculo esquelético; Mecanismos biológicos do músculo distrófico de camundongos mdx, modelo experimental da distrofia muscular de Duchenne (DMD); Fisiopatologia da lesão muscular por isquemia e reperfusão (I/R).

Endereço do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3153174940139693

 

 

Profa. Dra. Érika Pasqua Tavares – Atua no Departamento de Anatomia (Instituto de Ciências Biomédicas) da Universidade Federal de Alfenas. Professora das disciplinas de Anatomia Dental e Anatomia Humana. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1996), Doutorado em Ciências Odontológicas (Clínicas Odontológicas) pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2019), mestrado em Ciências Fisiológicas pela UNIFAL-MG (Programa Multicêntrico – SBFis) (2011), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade José do Rosário Vellano (2000), especialização em Docência do Ensino Superior – UNIS-MG (2014), especialização em Endodontia, pela ABO – Alfenas (2003). Desenvolve trabalhos na área de Ensino de Anatomia e Endodontia, Banco de Dentes Humanos, Tecnologias em Endodontia.

Endereço do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7779128799181280