LEMM

O Laboratório de Estereologia, Morfometria e Morfologia (LEMM) foi criado com a finalidade de dar suporte a todos os docentes do Departamento de Anatomia (ICB) Unifal-MG em suas atividades de Pesquisa e Ensino. As atividades no Laboratório iniciaram-se em meados de 2009, mesmo com poucos equipamentos e recursos atendeu as demandas na época.  Hoje conta com vários equipamentos para processamento histológico como micrótomos e banho-maria; microscópio acoplado com câmera e software de análise histológica e morfométrica; estufas de secagem; balança analítica; pHmetro; agitador magnético tipo orbital e Kline; micro centrífuga e equipamento de biomecânica. Todos estes equipamentos em uso no Laboratório foram obtidos a partir de recurso oriundos da própria Universidade.

Desde o início de suas atividades o Laboratório tem sido bastante utilizado por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, que necessitam de metodologias e/ou técnicas, desenvolvidas no LEMM, em seus trabalhos de pesquisa. Apesar de estar sob responsabilidade do Departamento de Anatomia (ICB), o laboratório tem atendido inúmeros outros departamentos do ICB bem como outras Unidades Acadêmicas e presta colaboração a outras Universidades da nossa região que também precisam de seus serviços.

Atualmente, o LEEM conta com a colaboração técnica de um servidor TAE e tem sido utilizado para as seguintes atividades:

– Realização de atividades de estágio em técnicas morfológicas por discentes de diferentes cursos de graduação;

– Realização de pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, trabalhos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.