Dúvidas Frequentes

  1. Onde encontro informações sobre concursos e processos seletivos?
    A relação de concursos e processos seletivos, com inscrições abertas, em andamento ou encerrados pode ser encontrada neste link.

  2. Qual a ordem de convocação para vagas Ampla Concorrência (AC), Pessoas com Deficiência (PCD) e Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) de concursos de TAEs?
    A relação de ordem de nomeação dos Técnicos Administrativos em Educação pode ser consultada através desta tabela, conforme legislações vigentes.

  3. Quais os requisitos básicos para posse/contratação?
    Os requisitos básicos constam no edital de abertura do concurso/processo seletivo.

  4. Preciso ter a titulação exigida em edital para realizar a inscrição?
    Não. Os requisitos solicitados deverão ser apresentados exclusivamente para a posse/contratação, sendo que os candidatos que não os possuírem no momento da realização das provas, não estarão impedidos de realizá-las. Porém, devem ter ciência de que, não tendo os documentos exigidos no momento da posse/contratação, ficarão impedidos de assumir a função e outro candidato será convocado. Além disso, quando houver prova de títulos, a pontuação será dada para o que for apresentado até a data estipulada no edital.

  5. Como saber a validade do meu concurso/ processo seletivo?
    Essa informação irá constar no edital. A data limite irá constar na página da seleção para a qual você concorreu após a homologação do resultado final. Acesse a página de concursos e processos seletivos.

  6. Minha jornada de trabalho como professor substituto pode ser alterada?
    A jornada de trabalho poderá ser alterada, no interesse da Administração, de acordo com as necessidades da UNIFAL-MG. No caso de ampliação de jornada de 20 para 40 horas, não pode haver mais candidatos aprovados no certame. No caso de redução de jornada de 40 para 20 horas, há de se analisar se subsiste a necessidade de manutenção da contratação.

  7. Posso acumular o cargo de professor substituto com outro cargo público?
    A acumulação de cargos somente é possível nos casos de cargo de professor com outro técnico ou científico e quando observada a compatibilidade de horário (máximo de 60 horas semanais na soma do(s) vínculo(s) já existente(s) com a carga horária do contrato de Professor Substituto).

  8. Posso ser novamente contratado nos termos da lei 8.745/1993 logo após ter tido um contrato com outra instituição federal?
    É possível a nova contratação somente após decorridos 02 (dois) anos do fim do último contrato, independente do tempo que durou o contrato anterior. Esse impedimento se aplica a qualquer instituição federal.

  9. Como funciona a redistribuição para a UNIFAL-MG? Como um servidor pode se candidatar a uma vaga de redistribuição?
    Na UNIFAL-MG, os processos de redistribuição são regulamentados pela Portaria nº 1866/2022 e a seleção é feita via edital. Acesse os editais de redistribuição clicando aqui.

  10. Fui aprovado em concurso na UNIFAL-MG. Outra instituição federal de ensino pode aproveitar minha aprovação?
    Sim, desde que isso esteja previsto no edital do concurso para o qual concorreu (nos termos da Lei N. 8.112/90), você ser o próximo a ser nomeado e haver concordância no processo de ambas as instituições sobre o aproveitamento.
  1. Quais os cursos de graduação oferecidos pela UNIFAL-MG?
    A relação de cursos e informações importantes, como disciplinas, áreas de atuação e contato da coordenação pode ser acessada aqui.

  2. Quero me inscrever na UNIFAL-MG, o que devo fazer?
    Dúvidas sobre o processo de seleção, documentos e chamadas podem ser sanadas aqui.

  3. A UNIFAL-MG tem cotas para a graduação?
    Sim. Metade das vagas é destinada para alunos de escola pública: sendo de baixa renda e/ou pessoas com deficiência e/ou pretos, pardos e indígenas. A distribuição das vagas é feita via edital e em atendimento às legislações vigentes.

  4. O que eu preciso para concorrer às cotas para a graduação?
    É importante que você, como futuro(a) candidato(a), já esteja atento(a) aos procedimentos e à documetação para a matrícula, principalmente para Análise de renda, cujos documentos podem não ser poucos, dependendo da sua situação. Acesse a página de ingresso da UNIFAL-MG.

  5. Já tenho diploma de graduação e quero fazer um novo curso. Há processo de seleção específico?
    Sim, por meio dos editais de Obtenção de Novo Título ou de Reingresso entre as vagas remanescentes. Como esses editais dependem vagas de desistentes, nem sempre pode haver alguma para o curso que deseja. Por isso, você deve ficar de olho nos editais a cada semestre. Esses editais são publicados próximos do encerramento de cada semestre letivo. Veja o Calendário Acadêmico.

  6. Sou aluno da UNIFAL-MG e quero mudar de curso. Como devo fazer?
    Você precisa estar atento aos editais de Remanejamento Interno entre Cursos entre as vagas remanescentes. Como esses editais dependem vagas de desistentes, nem sempre pode haver alguma para o curso que deseja. Por isso, você deve ficar de olho nos editais a cada semestre. Esses editais são publicados próximos do encerramento de cada semestre letivo. Veja o Calendário Acadêmico.

  7. Estudo em outra instituição e quero me transferir para a UNIFAL-MG. Há possibilidade?
    Sim, por meio dos editais de Transferência Externa entre as vagas remanescentes. Como esses editais dependem vagas de desistentes, nem sempre pode haver alguma para o curso que deseja. Por isso, você deve ficar de olho nos editais a cada semestre. Esses editais são publicados próximos do encerramento de cada semestre letivo. Veja o Calendário Acadêmico.

  8. Desisti do curso na UNIFAL-MG e quero voltar aos estudos no mesmo curso. Tenho chance?
    Sim, por meio dos editais de Rematrícula entre as vagas remanescentes.
  1. Quais os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos pela UNIFAL-MG?
    A relação de cursos e informações importantes, áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, podem ser acessadas aqui.


  2. Quero me inscrever na UNIFAL-MG, o que devo fazer?
    Você precisa acompanhar tanto a página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação como a página do próprio programa pretendido. Além disso, vale a pena ficar de olho na página de Oportunidades da UNIFAL-MG.


  3. A UNIFAL-MG tem cotas para a pós-graduação?
    Sim, para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, refugiadas, ciganas, com deficiência, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e trans (transgêneros, transexuais e travestis), bem como sobre ações para a permanência de mulheres na Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFAL-MG. Veja a Resolução Consuni nº 49/2022.

  4. Para concorrer às cotas (vagas reservadas), quais documentos são necessários?
    Veja a relação completa para cada modalidade clicando aqui. É importante lembrar que você pode se inscrever e concorrer a todas as etapas de seleção sem esses documentos. Eles serão importantes no ato da matrícula.


Você pode entrar em contato com a Diretoria de Processos Seletivos, via formulário ou pelo nossos canais de atendimento.