PaliAB lança cartilha sobre Cuidados Paliativos e COVID-19 na Atenção Básica

O enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (SARS-COV-2), responsável pela COVID-19, apresenta variadas demandas e, talvez, a mais importante seja o acesso à informação de qualidade e fundamentada pela ciência. Nesse sentido, as universidades exercem importante papel na produção e disseminação de tal conteúdo, unindo esforços contra o vírus. Assim, dentre as diversas populações que necessitam de atenção especial e orientações específicas para o combate à pandemia, destacam-se as pessoas que estão sob Cuidados Paliativos (CP).

Diante desse cenário, o Projeto de Extensão PaliAB quer unir esforços para que juntos, Equipe PaliAB, Equipes da Estratégia Saúde da Família e familiares/cuidadores, possamos contribuir para a consolidação do atendimento integral e humanizado aos usuários em Cuidados Paliativos e seus familiares/cuidadores, da rede de Atenção Básica à Saúde de Alfenas – MG, afinal de contas, “ninguém de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”

O Projeto PaliAB é uma das ações do Programa de Extensão PaliATIVO da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – MG), o qual está vinculado à Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL – MG (LICP UNIFAL – MG) e ao Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (CIECP).

Pensando nessas demandas as coordenadoras da ação (Profa. Dra. Andréia Cristina Barbosa Costa e Profa. Dra. Isabelle Cristinne P. Costa – docentes na Escola de Enfermagem da UNIFAL – MG) e o estudante bolsista (Waldecy Lopes Júnior – discente do 5º período de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UNIFAL – MG) desenvolveram uma cartilha com o objetivo de abordar os Cuidados Paliativos nesse contexto da COVID-19, buscando ainda contribuir para a consolidação do atendimento integral e humanizado aos usuários em Cuidados Paliativos e seus familiares/cuidadores, da rede de Atenção Básica à Saúde de Alfenas – MG. Clique aqui para acessar a Cartilha.

Por meio do material, o projeto ainda faz abordagem à saúde mental em tempos de Pandemia, propõe dicas valiosas que podem auxiliar no enfrentamento desse período e deixa uma mensagem: “Mesmo distantes, saiba que estamos unidos e conectados, por isso, sinta um afável abraço, conte conosco e tenha uma excelente leitura!”

Para acessar a cartilha, demais conteúdos do Projeto PaliAB ou entrar em contato com os responsáveis pelo projeto, basta acessar o perfil do PaliAB no Instagram (@paliab.unifal) ou enviar e-mail para: paliab.unifal@gmail.com