Farmácia Universitária da UNIFAL-MG e CDM conseguem doação de álcool para uso em serviços do SUS

Por Tiago Marques dos Reis (Chefe da Farmácia Universitária) e
Juliana de Ávila Silva (Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município de Alfenas)

Buscando formas de contribuir para a minimização da transmissão do SARS-COV-2, vírus causador da Covid-19, a Farmácia Universitária da UNIFAL-MG e a Central de Distribuição de Medicamentos de Alfenas (CDM) uniram esforços e conseguiram a doação de 2000 L de álcool etílico 70% líquido para uso em serviços públicos de saúde em Alfenas-MG. A doadora é uma empresa do setor sucroalcooleiro que possui unidades de produção no Brasil, Luxemburgo, Argentina e Uruguai.

O produto doado foi recebido na CDM na última sexta-feira (11/02). Parte do quantitativo doado será convertido em álcool gel 70% na Farmácia Universitária, seguindo todo o rigor de qualidade preconizado pelas agências sanitárias. Tanto o álcool líquido quanto o álcool gel serão destinados para o uso em serviços essenciais ofertados pelo Município e pela UNIFAL-MG no âmbito do SUS.

A produção beneficiará os usuários e os trabalhadores que atuam no SUS, mitigando a transmissão da Covid-19. Além disso, otimizará o uso das matérias-primas necessárias à conversão do produto em gel, adquiridas pela UNIFAL-MG com recursos públicos, e gerará demanda para os estágios no Curso de Farmácia dessa Instituição de Ensino Superior, permitindo aos estudantes o aperfeiçoamento do aprendizado técnico em torno da produção do álcool-gel e uma formação humanística pelo trabalho voltado ao atendimento de uma demanda real da comunidade onde vivem.

Parceria de sucesso

Esta não é a primeira parceria bem sucedida realizada entre a Farmácia Universitária e o Município de Alfenas nos últimos quatro anos. Em 2020, com o início da pandemia e a escassez de álcool no mercado em função do aumento repentino do consumo, esses dois parceiros conseguiram junto à Câmara de Vereadores de Alfenas e outras entidades do setor privado a doação de insumos que permitiram produzir ou fracionar cerca de três toneladas de álcool gel. Esse quantitativo foi utilizado na manutenção de serviços essenciais oferecidos pela UNIFAL-MG e o Município de Alfenas.

Além disso, medicamentos essenciais utilizados no âmbito da Atenção Primária à Saúde estão sendo dispensados na Farmácia Universitária desde abril de 2021. Os medicamentos são adquiridos pelo Município com recursos próprios e a UNIFAL-MG, em contrapartida, oferece estrutura, espaço físico e recursos humanos qualificados. Mais de 1040 prescrições foram atendidas até o mês de dezembro do ano passado e cerca de 500 usuários do SUS passaram por consultas com farmacêuticos que atuam na Farmácia Universitária visando à identificação, resolução e prevenção de problemas reais e potenciais no tratamento medicamentoso.

Em adição, UNIFAL-MG e o Município de Alfenas estão como parceiros no projeto de implantação da fitoterapia no SUS, com foco no controle de qualidade, o qual tem fomento do Ministério da Saúde. Por meio desse projeto, a Farmácia Universitária tem produzido e dispensado fitoterápicos à comunidade, mediante apresentação de prescrição, visando a resolução de problemas de saúde como ansiedade, insônia, sintomas do climatério (menopausa) e distúrbios do trato gastrointestinal. Durante o tratamento, os farmacêuticos monitoram os resultados para identificar se o uso do medicamento está sendo efetivo e seguro para o paciente.

Todos os serviços ofertados na Farmácia Universitária por meio das parcerias com o Município de Alfenas são gratuitos e podem ser agendados pelo telefone (35) 3701-9519. Maiores informações podem ser obtidas na CDM, na Farmácia Universitária ou no site https://www.unifal-mg.edu.br/faruni/.