Formulários e orientações aos discentes

Atenção! Os formulários abaixo devem ser enviados em PDF/A.

1. Bolsas

1.1 Passo a passo para implementação de bolsas (importante)
1.2 Relatório de bolsa (parcial e final)
1.3 Termo de cancelamento de bolsa
1.4 Termo de compromisso de bolsista

2. Diploma

2.1 Solicitação da Folha de Aprovação e do Termo de autorização para publicação na BDTD para a secretaria após a defesa. A Folha de Aprovação deverá ser inserida na dissertação, e o Termo é obrigatório para a entrega da versão final junto a biblioteca, e será assinado eletronicamente pela orientação e pelo(a) discente, após contato da secretaria. Faça contato com as bibliotecárias, Natália ou Patrícia, para receber as instruções que devem ser realizadas antes da entrega final. Lembre-se que para adequação do trabalho final é necessário seguir as normas estabelecidas pela UNIFAL-MG, e entregar a versão digital final em “.pdf”, tanto para a biblioteca quanto para a secretaria do PPGPS por e-mail. Informações sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UNIFAL-MG, assim como Templates e demais recursos tecnológicos relacionados à elaboração da dissertação (Geração de Ficha Catalográfica e Mecanismo Online para Referência), podem ser acessados aqui.

Contato: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/fale-conosco/.

2.2 Formulário de solicitação e expedição de diplomas (deverá ser assinado eletronicamente, através da plataforma gov.br). Os documentos devem ser digitalizados no setor de protocolo ou pelo próprio solicitante em um único arquivo, no formato PDF/A. O histórico do mestrado, assim como a ata de defesa e a homologação de título serão anexados pela secretaria. A homologação de título está condicionada à entrega da versão final do trabalho na biblioteca.

*Atenção: por ordem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, nos agradecimentos, a dissertação deverá constar: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. Caso não seja inserido este parágrafo ao menos na versão final, o título não será homologado.

Observação: discentes que se interessarem pela autenticação de documentos, sobretudo estrangeiros, ver sobre o apostilamento (validação) do diploma e histórico final, aqui.

2.3 Modelo de procuração para diploma

3. Estágio docente

3.1 Inscrição (Atenção: o discente deverá definir com o orientador a disciplina e respectivas atividades a serem realizadas, todas com caráter de ensino. De um total de 30 horas, somente 6 delas (20%) poderão ser com aulas ministradas pelo discente. Para outros detalhes, o Regulamento de Estágio Docente na UNIFAL-MG deverá ser consultado em “Normas” – “Outros Regulamentos da Pós-Graduação”).

3.2 Relatório

4. Matrícula

4.1 Cadastro de aluno regular
4.2 Matrícula em disciplinas

5 Outros

5.1 Modelo de opções de orientação_PPGEconomia
5.2 Plano de estudos
5.3 Requerimento de aproveitamento e transferência de créditos
5.4 Solicitação do exame de qualificação
5.5 Solicitação de defesa (Protocolar o pedido com pelo menos 30 dias de antecedência)*
5.6 Solicitação de prorrogação de prazo (dilatação) (Deverá estar acompanhada do histórico acadêmico e eventuais comprovantes.

 

Atualizado em 08/03/2024.