A Apostila de Haia é um passo importante para quem quer que seus documentos sejam válidos no Exterior. Isso vale tanto para quem tá saindo do Brasil para estudar fora quanto para quem tá vindo do Exterior para o Brasil e vai precisar ter seus documentos validados.

É um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila que autentica a origem de um Documento Público. É basicamente um documento que diz que seus documentos são verdadeiros e que autentica seus documentos como válidos também no Exterior.

Quando eu vou precisar apostilar um documento?

Quando você for precisar dele no exterior. Exemplo: você fez graduação no Brasil e vai fazer mestrado no Exterior. Você fez mestrado no Exterior e vai validar o curso no Brasil.

Quais países usam Apostila de Haia

São 112 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. A lista completa dos países tem no site da CNJ.

Onde fazer a Apostila de Haia

Cartórios e Tabelionatos são os órgãos habilitados para apostilar documentos no Brasil. Em Alfenas você pode procurar o Cartório de Registro de Títulos e Documentos – RTDPJ – Alfenas – Contato: (35)3292-7529 (WhatsApp)/ e-mail: alfenasjuridica@hotmail.com.

As informações sobre taxas e prazos devem ser consultadas diretamente com o Cartório.