PPGEO na organização do VII ENREA

Os docentes Ana Rute do Vale e Flamarion Dutra Alves do PPGEO UNIFAL-MG estão na organização do VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários (ENREA) “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos da Rede frente à diversidade do rural brasileiro” que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2021, de forma remota.

O prazo para envio de trabalhos (10 a 20 páginas) vai até o dia 1º de julho de 2021.

O evento está dividido em 6 eixos-temáticos:

1) Dinâmicas do Espaço Rural

Relações socioeconômicas, culturais e ambientais que constituem a organização do espaço agrário; Diferentes atividades agrícolas e não-agrícolas no campo brasileiro, principalmente, após a modernização da agricultura brasileira; Elementos teóricos e metodológicos das pesquisas em Geografia Agrária; Conceitos e categorias geográficas sobre as temáticas que envolvem o espaço agrário.

Enviar trabalho para: enrea.dinamicas@gmail.com

2) Agricultura Familiar e Campesinato: estratégias de reprodução social e
territorial

Produção para o autoconsumo e mercantilização da produção; processos de integração aos complexos agroindustriais; pluriatividade; associativismo e cooperativismo familiar; mercados institucionais.
Enviar trabalho para: enrea.agriculturafamiliar@gmail.com

3) Relações entre Campo-Cidade e Ruralidades

Ruralidades contemporâneas; O urbano-rural no Brasil; Ruralidades em pequenas cidades; Cidades do agronegócio e Cidades Rurais; Urbanidades no Rural; Dimensão geográficas da ruralidade.
Enviar trabalho para: enrea.campocidade@gmail.com

4) Relações de Gênero na Agricultura Familiar

Relações de gênero na Geografia Agrária; Agricultura familiar e trabalho feminino; Os papéis masculinos e femininos no espaço rural brasileiro.

Enviar trabalho para: enrea.genero@gmail.com

5) Produção de alimentos e Manifestações Tradicionais no Rural

Saberes e fazeres na produção de alimentos tradicionais e agroecológicos; Circuito curto; Produção de alimentos como estratégia geradora de renda nos espaços rural e urbano; Estratégias de valorização dos alimentos; Manifestações Tradicionais no Rural.
Enviar trabalho para: enrea.alimentos@gmail.com

6) Multifuncionalidade e Políticas Públicas no Espaço Rural

Agricultura familiar; Multifuncionalidade; Pluriatividades; Organização e políticas públicas para o espaço rural; Assentamentos rurais e educação no campo; Projetos de irrigação e territórios rurais.
Enviar trabalho para: enrea.multifuncionalidade@gmail.com

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://www.even3.com.br/vii_enrea_2021/

A transmissão das palestras será no canal GEOLIVES da UNIMONTES: [aqui]

Para enviar trabalhos, veja as normas na 1ª circular: [pdf]

O VII ENREA é resultado da Rede de Estudos Agrários que o Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES UNIFAL-MG) faz parte desde 2011, e conta com a presença dos grupos LEAA da UFPel, NEA da UNESP Rio Claro, NEPGER da UNIMONTES e GRUPAM da UFS.