Fermi lab

O Prof. Gustavo Valdiviesso estabeleceu um acordo de cooperação internacional com o Fermi National Laboratory (EUA), também conhecido como Fermilab, onde a Unifal-MG passou a ser reconhecida como instituição-usuária do laboratório. Dentro do Fermilab desenvolvem-se pesquisas experimentais e teóricas na área de física de altas-energia e áreas correlatas. A Unifal-MG é membro de dois experimentos em física de neutrinos: SBND (Short Baseline Neutrino Detector), com o objetivo de estudar a seção-de-choque neutrino-núcleo com precisão sem precedentes, e também de auxiliar na busca por possíveis neutrinos além do Modelo Padrão; DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment), que tem um leque de objetivos científicos que vão deste a busca por uma possível violação de CP no setor leptônico do Modelo Padrão até a detecção de supernovas e decaimento de prótons. Nossas pesquisas têm contribuído tanto na área de simulação quanto na caracterização dos sistemas eletrônicos. Ambos os experimento estão em fase de desenvolvimento com SBND em estado mais avançado: SBND deve entrar em operação em 2021 enquanto DUNE só terá início em 2025.

O Neutrino Facility de Long-Baseline criará os feixes de neutrinos mais poderosos do mundo e os enviará por 1.300 quilômetros direto para os enormes detectores DUNE de alta precisão a 1,5 km no subsolo.
Os feixes serão criados com aceleradores de partículas localizados no Fermilab em Illinois. Os detectores DUNE serão abrigados em cavernas no Sanford Underground Research Facility em Dakota do Sul. Esses detectores supersensíveis conterão quase 70.000 toneladas de argônio líquido para registrar neutrinos com precisão sem precedentes.