LDFT – Laboratório de Desenvolvimento em Física Teórica

Coordenador: Prof. Anibal Thiago Bezerra

www.unifal-mg.edu.br/ldft

LDFT

O Laboratório de Desenvolvimento em Física Teórica (LDFT) tem o interesse no estudo teórico de materiais sólidos, tais quais semicondutores e metais. São aplicadas técnicas diversificadas para o estudo das propriedades óticas e de transporte dessa classe de materiais.

Destacamos o uso de ferramentas como Density Functional Theory (DFT), solução numérica da Equação de Scrhóoedinger usando aproximação de massa efetiva e de função envelope. Adicionalmente, tem sido desenvolvidos – estudos de Inteligência Artificial e Computação Quântica aplicadas a materiais.

Infraestrutura

O LDFT tem como infraestrutura a sala C109, no prédio C da Unidade Educacional Santa Clara. Essa sala conta com uma área de cerca de 14m?, equipada com mesas e cadeiras e um quadro branco, para acomodar alunos de Mestrado, Iniciação Científica e TCC, que fazem parte do grupo LDFT.

Para as simulações, contamos localmente com uma Workstation Dell Precision Tower, com 20 cores, 64Gb de memória ram e 9Tb de HD. Parte das simulações é feita em colaboração com o grupo da profa. Marlama Dias da Universidade de Richmond, o que garante acesso ao HPC Quark nessa Universidade. O grupo LDFT conta ainda com a possibilidade de realizar simulações no CENAPAD Campinas.