Semana das Mulheres: Roda de conversa sobre violência de gênero e lançamento do Formulário de Acolhimento

 

O Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), vinculado ao Departamento de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), realizará entre os dias 15 e 19/03, a “Semana das Mulheres: diversidades, lutas e resistências”.

Com o objetivo de acolher, partilhar e debater questões ligadas ao tema, a programação do evento contará com rodas de conversa e lançamento de livro, vídeo e “Formulário de Acolhimento NAM/UNIFAL-MG” (que busca atender as demandas e acolher os depoimentos de violência na Universidade).

 

No dia 15/03, ocorrerão duas atividades: às 16h, roda de conversa sobre violência de gênero com mediação Marta Rovai (UNIFAL-MG) e participação de Naiara de Assis Castelo Branco (UFPI) e Michelle Pires Lima (UFAM). E às 18h, lançamento do “Formulário de Acolhimento NAM/UNIFAL-MG” com a participação de Anayara Souza (UNIFAL-MG) e Débora Felício (UNIFAL-MG).

Público-alvo: comunidade interna e externaInscrições: pelo CAEX
Modalidade: online
Transmissão: canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube

 

 

No dia  17/03, às 16h, ocorre a roda de conversa  “Mulheres e Interseccionalidades” com mediação de Lívia Monteiro (UNIFAL-MG) e participação de Marina Vieira Carvalho (UFAC) e Paula Faustino Sampaio (UFMS). E às 18h, o lança mento do livro “Escutas sensíveis, vozes potentes”.

Público-alvo: comunidade interna e externa

Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: online
Transmissão: canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube

Informações adicionais:

De acordo com as informações fornecidas pela Profa. Lívia Nascimento Monteiro, o NAM é uma comissão permanente que tem o objetivo de planejar, executar, monitorar e disseminar o conjunto de ações, políticas e serviços de enfrentamentos, combate e a erradicação da cultura de violência de gênero, materializada sob a forma de agressão física e psicológica, estupros, assédio sexual, assédio moral, misoginia, sexismo, desrespeito e desqualificação intelectual, discriminação contra mulheres em espaços e cursos tradicionalmente masculinos acesso a recursos de pesquisas, dentre outras ações.

 

O formulário que será lançado é um espaço virtual construído por e para mulheres para receber, sem julgamentos, todas as pessoas que buscarem orientação e apoio para que a UNIFAL-MG seja um ambiente cada vez mais próximo do acolhedor, seguro e justo para toda sua comunidade.

“Reconhecemos que a UNIFAL-MG precisa melhorar bastante neste quesito e, por isso, o NAM se esforça para enfrentar problemas de violência de gênero, a fim de que nenhuma pessoa passe por isso em silêncio ou tenha que resolver sozinha esse tipo de problema”, destaca a professora finalizando com a explicação sobre a elaboração do formulário. “Sempre que desejamos resolver um problema é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo e, então, enfrentá-lo. Para isso, elaboramos o questionário, pois precisamos saber o que está acontecendo para, juntos construirmos a solução”.