Mini Curso

 

Mini Curso I: Modelagem e Simulação Computacional em Python (04 e 05 de Setembro)

Apresentador: Prof. Dr. Walter figueira de Azevedo Junior

Dr. Walter F. de Azevedo, Jr. é bacharel em Física (1990), Mestre em Física Aplicada (1992), doutor em Física Aplicada (1997) pela Universidade São Paulo (Brazil). Trabalhou sob supervisão da Prof. Yvonne Primerano Mascarenhas (Universidade de São Paulo) e Prof. Sung-Hou Kim (Universidade da Califórnia, Berkeley) em um programa de doutorado dividido com bolsa do Conselho Brasileiro de Pesquisa (CNPq). Durante os dois primeiros anos de sua estadia em Berkeley, foi bolsista do CNPq (1993-95). Devido à sua atuação nesses primeiros anos, o Prof. S.-H. Kim o contratou como pesquisador visitante do Departamento de Química da Universidade da Califórnia em Berkeley (1995-96). O trabalho desenvolvido em Berkeley resultou em sua tese sobre a estrutura da Cinase 2 Dependente de Ciclina em complexo com inibidores.

Também teve experiência de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e participou de um projeto de pesquisa com a NASA enviando proteínas para cristalizar em microgravidade no ônibus espacial Discovery. Além disso, ele é autor do livro  “Docking Screens for Drug Discovery.” sobre triagem de moléculas para descoberta de medicamentos. Alpem disso atua como editor e revisor de várias revistas científicas. Suas áreas de pesquisa incluem aprendizado de máquina, sistemas complexos e biologia computacional. Ele também é professor na Universidade Federal de Alfenas e ministra cursos sobre análise de imagem e vídeo para experimentos de física. 

 

 

Mini Curso: Análise de Imagem e vídeo para experimentos de Física  (05 e 06 de Setembro)

Apresentador: Regiley Pimenta Ramos de Oliveira 

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) (2022). Foi monitor bolsista da Universidade Federal de Alfenas (2020-2022) e ex-bolsista (bolsista CAPES) do programa Residência Pedagógica (2019-2021). Atualmente é mestrando (bolsista FAPEMIG) da Universidade Federal de Alfenas/Universidade Federal de São João del Rey (Unifal-MG/UFSJ). Estudando os seguintes assuntos: gravitação, princípios variacionais, física teórica, modelagem matemática e cosmologia.