Palestras

 

 

Pesquisador na área de Física de Neutrinos, com especialidade em análise de dados e simulações, atuando assim tanto em fenomenologia quanto na área experimental. Através do uso de simulações computacionais, vem atuando junto à pequenas e grandes colaborações experimentais, desde o projeto de grandes detectores, até a pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de detecção. Entre suas contribuições significativas, destacam-se:  o experimento Double Chooz,  análises estatísticas realizadas nos trabalhos do fazer parte do grupo “offline”, iniciou os estudos de aplicação de análise bayesiana, participação no projeito Neutrinos Angra principalmente como co-desenvolvimento das simulações do detector e do sistema de análise, entre diversas contribuições em relação a pesquisas sobre Neutrinos de Aceleradores e o Fermilab. (Texto adaptado  da plataforma Lattes)

 

Palestra: “Um caça-fantasmas, um alquimista e um mestre jedi entraram num bar…”

“Há algo no ar, aqui mesmo entre nós. Testemunhas afirmam ter visto uma aparição atravessando paredes e mudando de forma a cada instante. Ela é o próximo alvo de um experiente Caça-Fantasmas, cuja única pista é uma pequena amostra de argônio, que costumava ser cloro! Seu caminho cruza com o de um Alquimista ganancioso que, em sua longa jornada em busca da pedra filosofal, buscava os conhecimento de um Mestre Jedi que diz ter a resposta: uma força misteriosa que nos cerca, nos une e mantêm o universo unido. Juntos, este trio improvável parte em uma aventura épica em busca do que pode ser a última peça de um quebra-cabeças cósmico e, mal sabiam eles, que a resposta que tanto os iludia sempre esteve alí bem diante dos seus olhos, e tinha gosto de banana”.
Se isso tudo te soa absurdo, então você vai se surpreender com a real história de um físico de neutrinos! Venha conhecer um pouco do que fazemos e como a UNIFAL-MG participa dos maiores experimentos já projetados, em busca da menor partícula conhecida.”

 

Possui graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor RDIDP e Diretor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Física Teórica, membro do Conselho Editorial da Fundação Editora UNESP e membro do Scientific Council do ICTP South American Institute for Fundamental Research. Trabalha na área de física quântica de poucos corpos (núcleos exóticos e condensados atômicos). (Texto extraído daplataforma Lattes)

 

Palestra: Ciência vs Pseudociência

Piolhos fazem bem à saúde? A água possui memória? A sua pesquisa de opinião na rede social é confiável? A resposta para todas essa perguntas é não. Venha entender e conversar sobre alguns erros que podemos cometer na análise de diversas situações do dia-a-dia.

 

 

Mesa Redonda com: 

 

Possui graduação no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade de São Paulo – IFSC e doutorado (bolsista FAPESP) em Engenharia em Ciências dos materiais pela universidade de São Paulo – EESC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em vidros e vitrocerâmicas, atuando nos seguintes temas: síntese de vidros, caracterização óptica. estrutural e microestrutural de vidros e vitrcerâmicas (UV-VIS, DRX, IV, Raman, RMN e análise de imagem), Analise Térmica (DSC, DTA), sinterização de pó de vidros com simultânea cristalização, cinética de transformação de fase em vidros e modelagem da cinética de transformação de fase não-isotérmicos de vidros. (Texto extraído da plataforma Lattes)

 

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (2016), especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2013) , licenciatura plena em Física pela Universidade de Franca (2014), licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Franca (2011) e licenciando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Foi um dos vinte professores de Física do Brasil que participaram da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, na Suíça, em 2017. Se interessa pelo uso de recursos tecnológicos no ensino de Ciências e Matemática, pelo ensino de Astronomia na educação básica, pelo ensino de Física e de Matemática e formação de professores. Atua em cursos voltados para concursos públicos, Física e Matemática do ensino médio e superior , dentre outros. É professor do programa federal Obmep na Escola desde o início do ano de 2017 e é professor efetivo em Matemática no estado de Minas Gerais desde 2013. (Texto extraído da plataforma Lattes)

 

Possui graduação em Física – Licenciatura, pela Universidade Federal de Alfenas – MG (2012). Atualmente faz parte do quadro efetivo de professores de educação básica do estado de Minas Gerais. Atuando na Escola Estadual José Joaquim Cabral, ministrando aulas de Física. Conteúdos principais: Mecânica, Termologia, Ondulatória, Óptica, Eletromagnetismo e Astronomia. (Texto extraído da plataforma Lattes)

 

 

Possui graduação em Física-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (2010). Atualmente é mestrando da Universidade Federal de Alfenas, professor – Sinapse – Pré-vestibular e Concursos, professor – Colégio Pelicano ? Instituto Educacional São João da Escócia ? Poços de e professor de física – Colégio Prof. Roque N. Tamburini – Alfenas-MG – Sistema Anglo de Ensino. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transp. Eletrônicos e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas .(Texto extraído da plataforma Lattes)