Palestras V-SAF

Palestra de abertura

Tema: “Divulgação científica e o combate às fake-news”

LINK TRANSMISSÃO YOUTUBE

Palestrante: Carlos Orsi

Carlos Orsi é jornalista e escritor, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto Questão de Ciência. Jornalista formado pela ECA-USP, é autor das obras de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem”, “Livro da Astrologia” e, em coautoria com Natalia Pasternak, “Ciência no Cotidiano”. Integrante da equipe que implantou, na década de 90, a produção de conteúdo exclusivo para internet no Grupo Estado, criou, em 1997, a seção online de divulgação científica “Ano 2000”, iniciativa pioneira no Brasil. Foi repórter especial e colunista do Jornal da Unicamp, onde manteve a coluna “Telescópio”. Foi repórter especial e colunista da revista Galileu, onde manteve a coluna “Olhar Cético”, tratando de pseudociências e da análise de temas polêmicos sob uma ótica científica.

Na palestra de abertura ele discutirá como a informação clara e precisa da ciência, com o contexto adequado e a apresentação honesta de riscos e benefícios, é o melhor modo de conter a disseminação de notícias falsas. Além disso, a ética fundamental da comunicação da ciência — priorizando fatos estabelecidos e consensos, em vez de especulações e opiniões — é uma lição com que outras áreas da comunicação podem aprender.


Palestra de encerramento

Tema: “Via Lactea: a galáxia mais (des)conhecida do universo.”

LINK TRANSMISSÃO YOUTUBE

Palestrante: Prof. Dr. Cássio Barbosa

O Prof. Dr. Cássio Barbosa possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2004). Foi professor integral da Universidade do Vale do Paraíba entre 2005 e 2014. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: estrelas massivas, infravermelho próximo, formação estelar, estrelas e instrumentação. Atua na área de formação de professores de ensino médio e fundamental, nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia e coordenou o Observatório de Astronomia e Física Espacial da UNIVAP. Atualmente é professor adjunto no Centro Universitário da FEI.

Na palestra de encerramento, o Prof. Dr. Cássio Barbosa discorrerá sobre a nova corrida espacial que vem sendo realizada nos últimos anos por alguns bilionários, como Jeff Bezos, Elon Musk e Sir Richard Branson, visando principalmente o turismo espacial.