UNIFAL-MG mobiliza mais de 3000 estudantes da Educação Básica em evento; ação apresenta espaços e oportunidades da Instituição no âmbito do ensino, pesquisa e extensão

Mais de 3.000 alunos da Educação Básica de escolas da região tiveram a oportunidade de visitar laboratórios e salas de aula, assim como interagir com experimentos científicos e atividades coletivas na UNIFAL-MG. Realizado entre os dias 19, 20 e 22/10, respectivamente, nos campi de Varginha, Alfenas e Poços de Caldas, o evento “UNIFAL-MG pra você” mobilizou a comunidade acadêmica e externa com a realização de visitas guiadas para a divulgação do ensino, pesquisa e extensão na Universidade.   

No total, foram 35 escolas participantes, que se separaram em turmas para assistir palestras sobre as formas de ingresso e as ações de assistência estudantil, para então seguir um roteiro, ao lado de monitores, entre espaços da Instituição, como institutos e faculdades, laboratórios, Restaurante Universitário, Biblioteca e museus.  

De acordo com Geraldo Liska, coordenador do programa de extensão que busca promover ações de divulgação da Universidade e também diretor de Processos Seletivos, a participação de estudantes da Educação Básica dentro da Universidade favorece a noção de pertencimento nestes espaços. “Essas atividades fomentam o acesso democrático ao ensino superior público e ajudam os estudantes do 3º ano na tomada de decisão sobre qual carreira seguir”, salientou. 

Os alunos descreveram a experiência como interessante para conhecer na prática os cursos ofertados. (Foto: Arquivo/Dicom)

Para alguns estudantes, essa foi a primeira chance de conhecer a Universidade. “Foi incrível. É uma experiência surreal. A gente aprendeu até mesmo que tem vários jeitos de se ingressar, e não só o SiSU. Tem transferência, por exemplo”, disseram estudantes do Colégio Padre Julio Maria, de Boa Esperança, encantados com as possibilidades ofertadas. Em Alfenas, além da própria cidade, participaram escolas de Alterosa, Areado, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Carvalhópolis, Cordislândia, Guapé, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas, Paraguaçu e Varginha.

“É muito gratificante”, disse o egresso Rafael Tomáz sobre a oportunidade. (Foto: Arquivo/Dicom)

A primeira experiência de outras turmas também foi marcada por momentos enriquecedores, como aconteceu com alunos do Colégio Lógos, de Areado. Eles acompanharam o professor egresso da Universidade, Rafael Tomaz. O físico se formou na graduação em 2013, cursando posteriormente Mestrado e Doutorado. “Acho que este é um momento para eles abrirem a mente e conhecerem o que realmente é uma universidade, o quão ampla é uma universidade e o rol de possibilidades que eles têm aqui dentro, que não é simplesmente uma sala de aula apenas, abrir um livro e estudar, é muito mais do que isso. É muito gratificante”, relatou o docente. 

Os estudantes do Colégio Lógos, de Areado, se interessaram pelas experiências na área da Física. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Foi uma experiência nova para conhecer bastante coisa, como a área de Física, Química e Geografia. Nós acompanhamos os experimentos de corda, de luz, na área de Física, e percebemos que não é como nas escolas, foi mais divertido ver na prática. Isso aumentou a nossa vontade de ingressar no ensino superior, pois iremos fazer o Enem”, disseram os alunos. 

Na Sede, assim como na Unidade Educacional Santa Clara, além da apresentação geral sobre os cursos, bolsas, oportunidades de pesquisa e extensão e auxílios estudantis, os estudantes tiveram acesso a atividades diversificadas de todas as áreas do conhecimento, como as Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, das Humanas e Letras, organizadas pelas ligas e centros acadêmicos, por gestores, docentes, discentes e colaboradores de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

No campus Varginha, o evento motivou estudantes a se interessar pelos cursos. “São conteúdos variados, está dando para entender bem e tem alguns cursos que eu me interessei bastante”, disse o aluno Renan Fachinna, do 2° ano da Escola Estadual São Sebastião. “É fantástico poder mostrar para eles que há possibilidade de oferecer essa oportunidade de conhecimento. Quando eu entrei na escola, muitas vezes a gente ouvia: ‘Nossa, mas a UNIFAL-MG tem que pagar, é muito caro?’. E aí, hoje, nós temos vários egressos e egressas aqui e todo ano a gente traz, faz parceria. Há muitos projetos daqui que atuam conosco”, disse a professora Ana Fátima de Rezende Paiva, também da Escola Estadual São Sebastião. 

O evento correu no dia 19/10 em Varginha, com apresentação dos cursos e dos projetos Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); Empresa Júnior; PET do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFAL-MG (ITCP); Cursinho Aprendendo a Aprender; Agricultura Urbana e Meio Ambiente; Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas (GENI); Arte e Direitos Humanos, Dandara e Dou Conta! Dividindo dúvidas, somando conquistas.

“Está sendo muito bom, estão tendo esclarecimentos sobre os cursos e a gente consegue ter mais contato com os professores e com as pessoas que trabalham aqui na coordenação que conseguem falar de um jeito mais específico sobre cada curso que tem aqui”, acrescentou a estudante Caroline Nogueira, do 3° ano do Colégio Marista. 

Em Poços de Caldas, a equipe do projeto de extensão “Festival Mais Ciência, Por Favor!” preparou uma programação de oficinas sobre temas como “Vivência de escavação Paleontológica e Arqueológica”; “A dança cósmica; “Observação do Céu Estrelado”; “Por que ocorrem as enchentes”; “Pasta de dente de elefante”; “Desvendando a cena de um crime”; “Estudantes competentes depende de quem?”. O evento contou também com visita guiada, apresentação cultural e outras atividades ao ar livre. 

Neste ano, o “UNIFAL-MG pra Você” ocorreu junto às atividades do 8º Simpósio Integrado da Universidade e da Semana de Ciência e Tecnologia, que nesta edição aborda a temática “Bicentenário da Independência”. 

Confira alguns momentos do evento: 

 

(Fotos: Arquivo/Dicom | Arquivo/DIPS)