Data: |
2022/07/13 |
Discente: |
Lucas Vinícius Marques |
Orientador: |
Prof. Dr. Samuel Bueno Soltau |
Título: |
A Teoria da Relatividade Geral no Ensino Médio nas publicações da Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física |
Titulares da banca: |
Profª. Drª. Elisângela Brauner, Prof. Dr. Frederico Augusto Toti |
Suplentes da banca: |
|
Resumo: |
Apresentam-se os resultados de uma revisão de literatura do tipo narrativa dos artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) cujo tema é o ensino de Relatividade Geral no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, pois a revisão cobriu os artigos publicados em todas edições dos periódicos, inclusive as especiais, desde o seu surgimento. De 3.897 artigos, sendo 2.659 da RBEF e 1.238 do CBEF, encontrou-se apenas seis artigos na RBEF e dois artigos no CBEF que continham discussões, elaboração ou aplicação de propostas de ensino no escopo estudado. Verificou-se que, apesar do interesse e atualidade do tema, são poucos os artigos que abordam a temática no Ensino Médio nestes dois periódicos, o que sinaliza uma lacuna a ser preenchida. |
Anexos: |
Monografia; |
|
Data: |
2022/04/27 |
Discente: |
Regiley Pimenta Ramos de Oliveira |
Orientador: |
Prof. Dr. Samuel Bueno Soltau |
Título: |
Análise da contribuição do som para a energia dissipativa em uma colisão inelástica |
Titulares da banca: |
Prof. Dr. Diego Samuel Rodrigues; Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Junior |
Suplentes da banca: |
|
Resumo: |
No estudo da queda livre costuma-se desprezar as energias dissipativas decorrentes do atrito, energia térmica e sonora durante a colisão quando a partícula atinge o solo. Apresentamos um método para efetuar medidas experimentais da contribuição do som em uma colisão elástica. Utiliza-se a técnica de video análise para obter a posição da partícula, com o uso do software “Tracker” e para a captação e análise do som, usa-se o software “Audacity”, sendo ambos livres. Os cálculos efetuados a partir das medições apresentam resultados convincentes em termos proporcionais quando comparados com outros observáveis no experimento. O método aplicado mostrou-se adequado quanto à precisão exigida, porém a execução do experimento evidenciou possibilidades de aperfeiçoamento na etapa das medições. Palavras-chave: Queda livre, Colisão elástica, Energias dissipativas, Vídeo análise, Áudio-análise. |
Anexos: |
Monografia; Apresentação |
|
Data: |
2022/08/26 |
Discente: |
Rafael Alves Lozano |
Orientador: |
Prof. Dr. Eric Batista Ferreira |
Título: |
Um pacote em linguagem R para a propagação de erros no Laboratório de Mecânica |
Titulares da banca: |
Prof. Dr. Frederico Augusto Toti, Prof. Dr. Person Pereira Neves |
Suplentes da banca: |
|
Resumo: |
A experimentação é comumente realizada em laboratório e necessita de coleta de dados precisos para se obter resultados de uma dada grandeza desejada. É por este motivo, que quando tratamos experimentos em Física, não nos basta apenas o resultado da medição, mas também de sua incerteza. Por maior cuidado que se tenha ao efetuar uma medição, utilizando equipamentos dentro de um paradigma teórico e tecnológico, os resultados obtidos serão afetados por diversos tipos de erros, como os grosseiros, os sistemáticos, e os aleatórios. A partir disso, as grandezas físicas de saída (dependentes das medições) herdam os erros e incertezas, daí a necessidade de propagá-las. A propagação de erros pode se dar de forma analítica, numérica ou computacional. Dentre os recursos computacionais disponíveis, o software R é uma opção livre, gratuita e de código aberto, que auxilia no ensino e pode ser útil na propagação de erros. Este trabalho propõe um pacote de funções em linguagem R – ErrorMech – para os principais experimentos de Mecânica Clássica praticados em cursos de graduação em Física no Brasil. O referido pacote ficará disponível no repositório do software R para utilização com finalidade didática e/ou experimental. |
Anexos: |
Monografia |
|
Data: |
|
Discente: |
|
Orientador: |
|
Título: |
|
Titulares da banca: |
|
Suplentes da banca: |
|
Resumo: |
|
Anexos: |
|
|
Data: |
|
Discente: |
|
Orientador: |
|
Título: |
|
Titulares da banca: |
|
Suplentes da banca: |
|
Resumo: |
|
Anexos: |
|
|