SOBRE O CURSO

GEOGRAFIA UNIFAL 2007 – 2021

 A geografia é um ramo da ciência que procura conhecer e explicar teórica e metodologicamente as diversas e variadas formas de interação entre a sociedade e a natureza. Portanto é uma ciência bastante interdisciplinar interagindo com diversas áreas do conhecimento como história, política, matemática, antropologia, entre outras. Embora a aplicação do conhecimento geográfico seja conhecido desde a pré-história, a geografia só se tornou uma ciência autônoma no final do século XIX. Atualmente, tal ciência tem evoluído bastante devido ao desenvolvimento do novas metodologias e tecnologias de representação do espaço.
O curso de geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) busca formar profissionais aptos a realizar pesquisas, investigações acadêmicas e a promoção do ensino de geografia. O curso foi implantado em 2007 e conta com mestres e doutores de sólida formação de forma a garantir a excelência do ensino. O curso visa aplicar os pilares da instituição: ensino, pesquisa e extensão promovendo, assim, um ensino de qualidade aos graduandos, o incentivo à investigação científica e o apoio à comunidade local. Sendo assim, a UNIFAL-MG forma profissionais capacitados, no plano científico e técnico, e cidadãos conscientes de suas responsabilidades individuais e coletivas na sociedade contemporânea.
São oferecidas duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O bacharel em geografia estará apto a trabalhar como técnico em áreas emergentes no campo da Geografia em função dos avanços teóricos e geotecnológicos, na avaliação de impactos ambientais e na pesquisa, contribuindo para a geração e construção do conhecimento na área da Geografia. O licenciado em geografia estará apto a atuar no exercício da docência nos níveis de ensino fundamental e médio, na pesquisa e na gestão do território.
O curso tem duração de 4 anos e o ingresso ocorre anualmente sempre no primeiro semestre sendo ofertadas 40 vagas para a modalidade bacharelado (vespertino) e 40 vagas para a modalidade licenciatura (noturno).
O curso de Geografia está lotado no Instituto de Ciências da Natureza – ICN que também apresenta o Programa de Pós-graduação em Geografia.
Share via
Copy link
Powered by Social Snap