Entidades Estudantis

Centro Acadêmico Amélia Paschoal Marques (CAAP)

O Centro Acadêmico Amélia Paschoal Marques (CAAP) do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas, fundado em 2011, é um órgão sem filiação partidária e uma entidade de representação dos estudantes de graduação.

O CAAP é responsável por atividades culturais como o Palquinho do Pinheirinho e a Mostra Cultural, eventos (campeonatos, palestras e cursos), assim como participa da vida política da Universidade junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) e outros CAs, com participação ativa no Colegiado de Curso da Fisioterapia e na Comissão da diretoria do Instituto de Ciências da Motricidade. O CAAP se compromete com a realização de promoção de saúde mental estudantil (instruindo e auxiliando a todo estudante que necessite) e apoia outras iniciativas e campanhas entre os graduandos, como o acesso aos materiais para auxílio durante a graduação por meio da venda do Kit Fisio. Também busca ser mediador e impulsionador de soluções para eventuais problemas no curso e na Universidade.

Participam do CAAP  alunos regularmente matriculados no curso de graduação de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas, sendo integrantes do mesmo aqueles que fazem parte da chapa vencedora na última eleição.

 

Associação Atlética Acadêmica Fisioterapia Unifal (AAAFiu)

Instituição de representação dos alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas na área esportiva, em competições universitárias internas e externas.

Fundada em 2011 pela primeira turma do curso de Fisioterapia a AAAFiU tem como principal foco o estimulo  a prática esportiva entre os alunos do curso. Sendo assim, proporciona treinos semanais de diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete e handebol, além de modalidades individuais como natação. Por ser um curso que possui contato dinâmico com a área esportiva a AAAFiu entende a importância da prática esportiva e assim incentiva os alunos a praticarem esportes como forma de promoção de saúde física e mental.

Em seus 8 anos de existência a AAAFiU marcou e marca presença em eventos esportivos como Waldão, JiU, Interunifal, Copa Fisio e está sempre em busca de novos campeonatos.

A Atlética se dedica também a organização de eventos.  Semestralmente em conjunto com outros cursos ocorre a Cervejada das Atléticas, festa universitária tradicional da UNIFAL, além de outros eventos como Recepção do Olimpo, IntegraFisio, Batucada do Zeus e atuação na organização do InterUnifal.

Uma linha completa de produtos como canecas, camisetas, moletons, chinelos, chaveiros, bonés, chapéus, tirantes, short/doll, adesivos, tatuagens e muito mais é oferecida para que os alunos carreguem “nosso amado Zeus” por onde forem.

A AAAFiU tem a missão de oferecer integração, prática esportiva e auxiliar os alunos em atividades de lazer durante a graduação, com orgulho de representar a UNIFAL por onde for! Uma Atlética jovem, determinada e transparente, que trabalha duro em busca de respeito e harmonia, sempre inovando e adquirindo melhores condições de trabalho.