O Laboratório

O Laboratório de Análise de Toxicantes e Fármacos (LATF) é uma importante unidade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), vinculada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Foi fundado em 27 de abril de 2011 com o objetivo principal de desenvolver e disponibilizar competências e serviços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Toxicologia e análise de fármacos. O laboratório conta com a atuação de professores e pesquisadores especializados em áreas como Química Analítica, Farmacologia Clínica, Bioanalítica, e Farmácia com ênfase em avaliações toxicológicas.

 

Foco e Atuação

Toxicologia de medicamentos: Análise e estudo dos efeitos tóxicos de substâncias farmacêuticas;
Toxicologia de alimentos: Investigação de contaminantes e substâncias potencialmente tóxicas em produtos alimentícios;
Toxicologia ocupacional: Avaliação da exposição a agentes tóxicos no ambiente de trabalho;
Toxicologia social: Estudo de toxicantes relacionados ao abuso de drogas e outras substâncias;
Toxicologia ambiental: Análise da presença e dos efeitos de toxicantes no meio ambiente.

 

Pesquisa e Infraestrutura

O laboratório é um centro de pesquisa científica e formação de recursos humanos especializado em Análises Toxicológicas. Suas atividades incluem programas de formação que oferecem oportunidades em Iniciação Científica, Pós-Graduação — como Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado — e estágios. O LATF possui também um moderno Sistema Multiusuários de Espectrometria de Massas e Técnicas Complementares, que inclui equipamentos de ponta, cruciais para a análise qualitativa e quantitativa de toxicantes e fármacos em diversas matrizes.

 

Eventos, Projetos e Colaborações

O LATF organiza e participa de importantes eventos científicos, como a Escola de Inverno em Toxicologia Analítica (INVETOX) e congressos nacionais e internacionais de Toxicologia e Cromatografia, promovendo a troca de conhecimento e a colaboração científica. Além da pesquisa, o laboratório também se empenha no desenvolvimento do ensino e extensão universitária pelos projetos ToxiPrev (Toxicologia Preventiva), LAATA (Liga Acadêmica de Aplicações em Técnicas Analíticas) e LATOX (Liga Acadêmica de Toxicologia), coordenados pelos professores e pós-graduandos.