UNIFAL-MG realiza Simpósio sobre Pós-Graduação com representantes da CAPES e da Coordenação Geral do PPGASFAR

Nos dias 22 e 23 fevereiro, os Programas de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASAFAR) e Ciências Farmacêuticas (PPGCF), ambos vinculados à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sediaram o I Simpósio Integado do PPGCF e PPGASFAR/UNIFAL-MG, com o tema Responsabilidade Social da Pós-Graduação.

Entre os palestrantes convidados, estiveram presentes o Coordenador Adjunto do CA Farmácia da Capes, Prof. Dr. Flavio da Silva Emery, e a Profa Dra. Silvana Nair Leite, Coordenadora da associação de IES que integram o PPGASFAR. O Prof. Flavio Emery falou sobre as as perspectivas da área de Farmácia na Capes, além de participar de reuniões com docentes e coordenadodores do PPGCF e PPGASFAR.

Por sua vez, a Profa. Silvana Leite discutiu a missão da pós-graduação na Farmácia, refletindo sobre as responsabilidades na sub-área da Assistência Farmacêutica. Ela também compartilhou experiências exitosas de estudos cujos resultados tiveram impacto social, político e ecônomico para as regiões onde foram desenvolvidos. Cabe destacar que esta foi a primeira vez que a Coordenação Geral do PPGASFAR esteve presente na UNIFAL-MG depois que a Instituição passou a fazer parte da associação.

No segundo dia de evento, o tema “Ciência Aberta” foi discutido. A condução desse assunto coube aos palestrantes Sigmar de Mello Rode, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Rosemary Sadami Arai Shinkai, da USP.

Segundo o Prof. Dr. Tiago Reis, Coordenador do PPGASFAR/UNIFAL-MG, “a realização de pesquisas na área compreendida pelo PPGASFAR deve transcender a máxima da “pesquisa pela pesquisa” e necessariamente se comprometer com a promoção da equidade, da integralidade e da universalidade na saúde; com a promoção da qualidade de vida e da saúde pública; com o respeito aos direitos humanos e com a transformação da sociedade. Vivemos um momento crucial em que a ciência e a saúde pública se entrelaçam mais do que nunca e assim foi fundamental discutirmos neste evento o papel fundamental que a responsabilidade social desempenha no avanço da Assistência Farmacêutica, tanto em seu contexto de um conjunto de serviços, de política pública e de subárea de pesquisa”.

Sessenta e quatro trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado foram apresentados neste I Simpósio Integrado do PPGCF e PPGASFAR/UNIFAL-MG e sete foram selecionados para receber menção honrosa. Os resumos serão publicados na forma de anais na revista Brazilian Journal of Health and Pharmacy.

Durante todo o evento, os alunos de Pós-Graduação do PPGASFAR/UNIFAL-MG tiveram a oportunidade de interagir com os demais pesquisadores presentes e com os palestrantes. “Essa interação poderá fomentar novas perspectivas, o fortalecimento de parcerias e a renovação do senso de propósito da importante missão que deve ter a Pós-Graduação: promover saúde e bem-estar por meio da responsabilidade social”, afirma o Prof. Tiago Reis.

Leia também: Acadêmicos discutem impacto social dos programas de pós-graduação durante evento que reuniu representantes da Capes e da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas na UNIFAL-MG.