I ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PPGCF

I Escola de Formação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), da UNIFAL-MG foi realizada no período de 15 a 20 de março de 2021 com o objetivo de apresentar e/ou ampliar os conhecimentos relativos à temas relacionados à pesquisa e à pós-graduação. Coordenada pelos docentes, Prof. Rudy Bonfilio e Profa. Isarita Martins Sakakibara, além destes, a I Escola foi organizada também pela coordenação do PPGCF, profas. Fernanda Borges de Araújo Paula e Larissa Helena Lobo Torres Pacheco e pela doutoranda Marina Prado Rubinho, contou com 53 inscritos, entre discentes da graduação e da pós-graduação, sendo a maioria do PPGCF.

1°dia- 15/03/21: a Camerata Theophillus preparou uma apresentação para a abertura. A profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, coordenadora do PPGCF, discutiu com os discentes o papel protagonista dos alunos na pós-graduação e a profa. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira apresentou as normas do PPGCF. A última palestra foi uma aula da Profa. Gabriela Itagiba Aguiar Vieira que, como médica, deu dicas e mostrou a importância do autocuidado, para manter a saúde física e mental nesse período da pós-graduação.

2° dia- 16/03/2021: o prof. Valtencir Zucolotto (USP/ São Carlos) ministrou palestra a Formação de cientistas e a escrita científica de alto impacto. Na segunda parte do evento, a doutoranda do PPGCF, Marina Prado Rubino, preparou uma recepção aos ingressantes, com muita interação entre os discentes. Na sequência, os discentes do PPGCF apresentaram as linhas de pesquisa do Programa e seus trabalhos: Linha 01: Dalila Junqueira Alvarenga; Linha 02: Patrícia Ferreira Espuri Sepini (UNIFAL-MG): Linha 03: Milton Kennedy Aquino Júnior: Linha 04: Isabelly F. F. de Souza (UNIFAL-MG): Linha 05: Rodrigo Vicentino Plácido.

3° dia- 17/03/2021: os bibliotecários da UNIFAL-MG, Marcela Gonçalves Borges e Ronan Lázaro Gondim, deram treinamento sobre Pesquisa bibliográfica e o uso do portal de periódicos da CAPES. Na sequência, o prof. Fábio Antônio Colombo, mostrou um exemplo de software gerenciador de referências, o Mendeley.

4° dia- 18/03/2021: o Prof. Pedro Rosalen proferiu palestra sobre Ética e Bioética na pesquisa. Em seguida, o Prof. Jamie A. Hawkes falou sobre Inovação e Propriedade intelectual e divulgou sua disciplina no PPGCF. Na sequência, o Prof. Mateus Freire Leite continuou no tema Inovação e propriedade intelectual e apresentou a Agência I9, da UNIFAL-MG, aos discentes.

5° dia- 19/03/2021: o Prof. Rudy Bonfilio ministrou palestra sobre Pesquisa Científica e a Profa. Isarita Martins Sakakibara apresentou aos discentes a palestra sobre Redação Científica do projeto e relatório, que são documentos solicitados no PPGCF, da UNIFAL-MG.

6° dia- 20/03/2021: no sábado, período da manhã, a doutoranda do PPGCF, Marina Prado Rubinho, ministrou palestra sobre Segurança Química e Biossegurança. Na sequência, o Prof. Marcelo Krokoscz (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) proferiu palestra sobre Plágio acadêmico.

No período da tarde, a doutoranda Tássia Venga Mendes (doutorado sanduiche nos EUA) e o doutorando Matheus Pereira de Araújo (doutorado sanduíche no Japão), compartilharam suas experiências no PDSE/ CAPES e o Prof. André Luís Morais Ruela (UFOP), compartilhou sua trajetória acadêmica, desde o mestrado até o pós-doutoramento, como egresso do PPGCF. A doutoranda Tássia Venga Mendes apresentou palestra sobre Transição de carreira: como valorizar seu título fora do mundo acadêmico.

Na cerimônia de encerramento, a Camerata Theopyllus preparou uma nova apresentação. Foram feitos os agradecimentos da coordenação do PPGCF e da organização do evento aos participantes e um sorteio do curso de Escrita Científica: Produção de artigos de alto impacto, do professor Valtencir Zucolloto, tendo como contemplandos os discentes do PPGCF: Luiz Filipe Costa (mestrando) e Ana Letícia Caproni Bonilha (doutoranda).