Infraestrutura

INFRAESTRUTURA LABORATORIAL

O PPGCF vem sendo contemplado com melhorias na infraestrutura de pesquisa. A estrutura dos laboratórios tem sido melhorada, seja pelos esforços dos docentes, que tem participado de editais buscando fomento seja através de agências como CNPq, FAPEMIG e FINEP ou pelo apoio institucional, com auxílio em manutenção dos equipamentos multiusuários para o programa e também para a aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte por meio dos editais de apoio para grupos de pesquisas, que refletiu na melhoria da qualidade para o desenvolvimento de pesquisas em todos os Programas de Pós-graduação da Instituição. Os laboratórios envolvidos atualmente no Programa estão descritos abaixo:

1-Laboratório de Microbiologia e Imunologia Básicas – Possibilita atividades de pesquisa de Microbiologia, Imunologia, Micologia e atividades associadas ao preparo de aulas práticas. Principais equipamentos: capelas de fluxo laminar, estufas, microscópios ópticos, microcentrífugas refrigeradas, agitador orbital, liofilizador, cubas/fontes de eletroforese, banho de circulação termostático, banho ultrassônico, termociclador, espectrofotômetro UV-VIS e estufa de CO2;

2-Laboratórios de Cristalografia, Crescimento de Cristais e Química Estrutural  – Localizados no Campus Santa Clara em Alfenas, possui os seguintes equipamentos: Difratômetro automático de pó da marca Rigaku Denki com detector de cintilação; Espectrômetro de infravermelho; Equipamentos de TGA-DTA e DSC (TA Instruments); Moinho de alta performance da Retsch; Agitador eletro-magnético e Tamises (peneiras) redondas; Estufa de cristalização com temperatura controlada; Servidores de alta performance; Microscópio ótico do tipo lupa com luz polarizada; Aparelho de dissolução da Electrolab® TDT-08 L; Cromatógrafo a líquido Shimadzu®, modelo LC-20AD; Espectrofotômetros UV/Vis Shimadzu®, modelos 1601PC e 2001PC; Câmara agitadora com temperatura controlada. Softwares: Licença para o uso do CSD e seus softwares correlatos; Software MATCH – Phase Identification from Powder Diffraction; Software GOLD/SILVER (GOLD 3.0.1); Conjunto completo de softwares utilizados em análises cristalográficas.

3-Laboratório de Farmacologia Experimental e Clínica (LAFEC) Ocupa-se de projetos de pesquisa pré-clínicos relacionados à farmacologia do tratamento da hipertensão arterial e diabetes; estratégias terapêuticas para dependência por drogas de abuso. Principais equipamentos: equipamentos para ensaios comportamentais (campo aberto e labirinto em cruz elevado), câmera para aquisição de imagens utilizada nos ensaios comportamentais, balança analítica, balança semi-analítica, pHmetro, vórtex, homogeneizador de amostras, banho-maria. Digitalizador de imagens ImageQUANT LAS 500 – GE Healthcare®, Máquina de gelo em escama Hexport® – capacidade para 50 Kg/dia, Agitador magnético com aquecimento, Equipamento para Western blot (eletroforese e transferência) BioRad®, Centrífuga refrigerada marca Cryste modelo Purispin 17-R, Geladeira.

4-Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuiM) – Possui infraestrutura básica para o trabalho de síntese de substâncias bioativas. O Laboratório possui 2 capelas, 1 estufa, 1 linha de gás inerte e ar comprimido, 1 banho de ultreassom, 1 linha de alto-vácuo, 2 rota-evaporadores acoplados a sistema de vácuo e circulação fechada de água refrigerada, 1 freezer, 1 geladeira, 1 câmara de luz UV, 2 balanças, 1 sistema de secagem de gás para procedimentos sob atmosfera inerte, 1 sistema de ar condicionado e 1 sistema chiller para refrigeração de sistemas de destilação. Anexo ao laboratório dispomos de 1 sala de estudos compartilhada, de cerca de 27 m2, destinada aos alunos equipada com internet, ar condicionado, computador e impressora.

5-Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica (LQFar) As atividades deste laboratório estão relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas na área de planejamento, síntese e caracterização de substâncias potencialmente bioativas, voltadas principalmente à área farmacêutica, mas também a aplicações agroquímicas. Interessa-se, ainda, pelo desenvolvimento de novas metodologias sintéticas na obtenção de compostos orgânicos de interesse nestas áreas. O laboratório possui ambiente climatizado e conta com os seguintes equipamentos e material: placas agitadoras e de aquecimento, banhos maria, estufas, geladeira, freezer, balanças, computadores para processamento de espectros de RMN e IV e uso geral pelos discentes, forno de microondas para síntese, reator de ultrassom para síntese, rotaevaporadores, bombas de alto vácuo, cinco capelas de exaustão, equipamento para determinação de ponto de fusão e câmara de luz ultravioleta para a revelação de cromatogramas. Conta ainda com gases especiais como hidrogênio e argônio canalizados diretamente na bancada de trabalho e reagentes para os diversos tipos de reações orgânicas, além de toda vidraria típica para os procedimentos de síntese, isolamento e purificação de substâncias orgânicas. Além disso, possui acesso e utiliza semanalmente os seguintes equipamentos multiusuários presentes no Campus Santa Clara da UNIFAL-MG: espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 300 MHz e espectrômetro de absorção na região do infravermelho com dispositivo ATR.

6-Laboratório de Análise de Toxicantes e Fármacos (LATF) – Ocupa-se do desenvolvimento de técnicas cromatográficas e espectrofotométricas para a identificação de toxicantes e seus produtos de biotransformação presentes em diversas matrizes. Principais equipamentos: cabine de segurança, três cromatógrafos gasosos, sendo um acoplado a detector de massas, três cromatógrafos líquidos, sendo um acoplado a detector de massas, purificador de água (Milli Q), ultra freezer, concentrador/secador de amostras, capelas de segurança química, banhos de ultrassom, centrifugas e equipamentos necessários para a realização de técnicas de extração em fase sólida, microextração em fase sólida e microextração em fase líquida;

7-Laboratório de Bioquímica Clínica e Experimental – Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas à avaliação de atividade biológica de produtos naturais e sintéticos (ensaios pré-clínicos) de interesse para o tratamento e ou prevenção de desordens relacionadas ao estresse oxidativo e nitrosativo como processos inflamatórios, diabetes, aterosclerose, entre outras. Este laboratório congrega áreas localizadas na Unidade II (bairro Santa Clara), construída com recursos FINEP, dispondo de sala de cultura celular e um biotério de uma sala de experimentação animal além de duas salas localizadas no Prédio C da Sede. Principais equipamentos: rack ventilada para manutenção de ratos e camundongos, centrífuga refrigerada, espectrofotômetro Genesis 10 UV (1), concentrador de amostras à vácuo, analisador bioquímico automatizado Labmax Plenno, sistema para eletroforese e western blotting, analisador automático de hemoglobina variante por HPLC (D-10, BioRad), fluxo laminar, estufa de CO2, microscópio invertido, leitora de Elisa e demais equipamentos necessários para a realização das determinações bioquímicas de rotina.

8-Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) É um órgão complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas que por meio da prestação de serviços à comunidade para a realização de exames laboratoriais da população interna e externa à Unifal-MG, contribui para a realização de exames laboratoriais e fornecimento de material biológico (respeitando-se as questões éticas) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados por docentes do PPGCF.

9-Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Liberação de Fármacos (LSLF) – Neste laboratóriol, realizam-se pesquisas na área de desenvolvimento de medicamentos, especialmente novas formas de liberação de fármacos, incluindo a nanotecnologia, e estudos de novas vias de administração. Principais equipamentos: Célula de difusão vertical – (Hanson) para ensaios de liberação e permeação cutânea in vitro, aparelho de dissolução de comprimidos e cápsulas, cromatógrafo a líquido, Analisador de tamanho de partículas e potencial zeta – Zetasiser Nano ZS (Malvern), sistema de purificação de água (Milli-Q), capela de segurança química, banho de ultrasom, agitador ultra-turrax, centrífuga, estufa e balanças.

10-Laboratório Núcleo Controle de Qualidade – NCQ-FCF/UNIFAL-MG: Este laboratório é habilitado para realização de Equivalência Farmacêutica de Medicamentos candidatos a genéricos por meio de ensaios físico-químicos de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas; líquidas e de ensaios microbiológicos para produtos não estéreis. O NCQ está devidamente licenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atividade de controle de qualidade com análises físico-químicas e microbiológicas para produtos farmacêuticos veterinários. Os principais equipamentos disponíveis são: -Calorímetro Diferencial de Varredura DSC3500, Netzsch; Desintegrador Nova ética, modelo 3013; – Desintegrador Nova ética, modelo 3013 (Vargem Grande paulista, SP,Brasil).- DissolutoresElectrolab ® modelos TDT-08 L e EDT-08LX (n=8), comsinkers (Mumbai, Maharashtra, India). – Durômetro Nova ética, modelo 298 AATS (Vargem Grande paulista, SP,Brasil).- Espectrofotômetro de infravermelho por transformada de Fourier Shimadzu ®, modelo Affinity-1 acoplado a acessório de amostragem por refletância total atenuada.-Espectrofotômetro na região do UV/Vis Shimadzu®, modelo UV-1601 PC(Quioto, Japão). – Espectrofotômetro na região do UV/Vis Shimadzu®, modelo UV-1601 PC(Quioto, Japão). – Estufa Ethiktechnology, modelo 400-2 ND (Piracicaba, São Paulo, Brasil). – Friabilômetro Nova Ética, modelo 300-1 (Vargem Grande paulista, SP,Brasil). – Mesa Agitadora MARCONI, modelo MA420 (Piracicaba, São Paulo, Brasil).- Espectrofotômetros UV/Vis, modelos 1601PC e 2001PC; Sistema de cromatografia alíquido, série LC-10 A com sistema de integração CLASS-VP, bomba LC-Advp, degaseificador DGU, injetor manual 7725i, detector UV spd-10avp/ injetor automático/ detector DAD modelo spd-M10avp, forno CTO-10Avp e controlador SCL-10Avp. – Sistema de cromatografia a líquido LC-10A HPLC da Shimadzu (Kyoto, Japan), com bomba, LC-20AD, forno CTO 20-A, degaseificador DGU-20A, detector DAD a SPD-MD20A, injetor automático SIL-20-AC HT e controlador CBM-20A. – Sistema de purificação de água Gehaka®, modelo osmose reversa 10 LTH (São Paulo, São Paulo, Brasil).

11-Laboratório de Estresse Oxidativo e Química de Macromoléculas – Permite a realização de pesquisas na área básica de Bioquímica. Principais equipamentos: cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC, marca Shimadzu, modelo Prominence), acoplado a detectores DAD, de fluorescência e eletroquímico; equipamentos para realização de cultura de células (incubadora celular com fluxo contínuo de CO2/O2, sistema de purificação de água, três espectrofotômetros UV-VIS, sendo um de análise de cinética enzimática, dois equipamentos completos para eletroforese vertical de proteínas em sistema SDS-PAGE e sistemas correspondentes para análises por western blotting, espectrofluorímetro luminômetro, estufas e centrífugas.

12-Laboratório de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – Permite a realização de atividades de pesquisa nas áreas de obtenção e análise de fitoterápicos, genética e citogenética de plantas, biotecnologia e fisiologia vegetal e ecotoxicologia. Principais equipamentos: liofilizadores, capela de segurança química, spray dryer, estufas, muflas, rotoevaporador, câmaras de crescimento BOD, microscópios de luz e estereomicroscópios.

13-Laboratório de Análise e Caracterização de Fármacos (LACFar) – Desenvolve pesquisas e análises na área de caracterização de fármacos e formulações, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias de controle de qualidade e estudos de estabilidade em polimorfos e biofármacos Principais equipamentos: Calorímetro DSC-7020 EXSTAR, Termo-balança TG-DTA-7300, cromatógrafo líquido UPLC, espectrometro FT-IR com ATR, espectrofotômetro UV-Vis, ultrapurificador de água (Milli-Q) e balança analítica.

14-Laboratório de Biologia Molecular de Microrganismos – Permite pesquisas na área de Biologia Molecular de diferentes grupos microbianos, visando à elucidação de fatores associados à virulência, de mecanismos de resistência a fármacos, à avaliação de atividade de novos fármacos e de possíveis mecanismos de ação, além de identificação de novas cepas. Entre os principais equipamentos existem termocicladores, centrífuga refrigerada, câmara de fluxo laminar, incubadora BOD, cuba e fonte para eletroforese e transiluminador, sistema de purificação de água.

15-Laboratório de Bioprocessos – Ocupa-se do isolamento e seleção de linhagens microbianas a partir de produtos naturais (amostras de solo e plantas) para a avaliação da sua capacidade de produzir compostos bioativos com atividade antimicrobiana, antioxidante, antiproliferativa e enzimas de interesse industrial. Principais equipamentos: câmaras de fluxo laminar, estufa incubadora de CO2, centrífuga, espectrofotômetro, microscópios óticos, incubadoras com agitação orbital, autoclaves, estufa incubadora, incubadoras BOD, rotoevaporador e refrigerador de líquidos;

16-Laboratório de Tecnologia de Cosméticos –  Ocupa-se da realização de pesquisas em desenvolvimento de produtos cosméticos. Principais equipamentos: reômetro, estufas, centrífuga, phmetros, condutivímetros e agitadores.

17-Laboratório de Imunopatologia das Micoses – O laboratório dispõe de dois fluxos laminares, uma estufa de CO2, estufas, sendo uma de CO2, centrífuga para tubos Eppendorf, microscópio de fase com sistema de aquisição de imagens, sistemas de filtração para meios de cultivo, computadores, leitor de ELISA, lavador automático de placas, lupa estereoscópica, microscópio invertido, congeladores -20oC, geladeiras, balanças, sendo uma analítica, banhos-Maria, agitadores, shaker para cultivo de microrganismos, potenciômetro, forno de microondas, outros equipamentos de menor porte.

 

INFRAESTRUTURA DE INFORMÁTICA

Dos laboratórios que atendem a Pós-Graduação, a UNIFAL-MG conta com o Laboratório de Modelagem Molecular e Simulação Computacional / MolModCS, o qual possui 11 computadores conectados em rede, tendo configuração de hardware i7 com HD de 1Tb com 16 Gb RAM. Tais computadores estão em uma infraestrutura própria com ar-condicionado, em sala de 55 m2, atendendo aos discentes da Pós-Graduação com atividades de pesquisa, voltadas à parte genômica e química medicinal, com softwares de bioinformática e de modelagem molecular para a análise de dados de sequenciamentos genômicos e dados proteômicos, usando bioinformática estrutural para desenho e descoberta de novos candidatos a protótipos de fármacos, modelagem molecular por homologia (software MODELLER), docking proteína-proteína e proteína-ligante (AutoDock Vina e Maestro), Dinâmica Molecular (software GROMACS), assim como inúmeros outros pequenos software de bioinformática e química computacional.

Além deste laboratório, existem outros laboratórios de informática ligados aos cursos de letras, geografia, matemática, computação e práticas inclusivas. O PPGCF utiliza um destes laboratórios – o Laboratório de Epidemiologia – para a disciplina de Bioestatística. Estes laboratórios dispõem de 22 computadores ligados à internet e com os softwares SSPS e Statistical R. Em 2018, 7 laboratórios didáticos foram atualizados, seja através da instalação de novos computadores ou upgrade dos já existentes (https://www.unifal-mg.edu.br/nti/). Ainda, além de estrutura local, existe a disponibilização de acesso remoto, via VPN para ser utilizada para acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG e acesso ao Portal Capes (http://www.unifal-mg.edu.br/nti/guiainstalacaoutilizacaovpn).

 

INFRAESTRUTURA DE BIBLIOTECAS

Atualmente o Sistema Integrado de bibliotecas da UNIFAL-MG é composto por quatro bibliotecas, sendo elas: Biblioteca Central (Sede); Biblioteca da Unidade Educacional (Campus Santa Clara); Biblioteca do Campus de Poços de Caldas e Biblioteca do Campus de Varginha.

A Biblioteca Central, localizada no campus sede, em Alfenas, com 2.661m² de área construída, 1.703m² no andar térreo e 958m² no mezanino (área de estudo). Possui capacidade para 300 assentos, 5 salas para estudo em grupo. Os usuários têm também, como fonte de pesquisa, um Laboratório de Informática com 39 computadores ligados à INTERNET e serviço de reprografia. Possui em seu acervo mais de 96 mil exemplares, incluindo livros, dissertações e teses, periódicos estrangeiros e nacionais e materiais especiais (CD, CD-Rom, DVD etc.). A Biblioteca da Unidade Educacional – Alfenas, ocupa prédio próprio com 200m², capacidade para 60 assentos, 1 (uma) sala de estudo em grupo. Possui 4.138 exemplares de livros, perfazendo um total de 873 títulos.

Com o acervo automatizado pelo software SophiA Biblioteca Versão Avançada,  as Bibliotecas atendem a mais de 4000 usuários cadastrados, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da UNIFAL-MG. Os usuários têm também, como fonte de pesquisa, um Laboratório de Informática com 39 computadores ligados à INTERNET. O acesso para a consulta local, área de estudos, laboratório de informática e xerox é também aberto a toda a comunidade externa. As Bibliotecas, em sua página na Internet, oferecem serviços de consulta ao acervo, renovação e reserva, informações sobre funcionamento, equipe, guia do usuário, links direcionados à pesquisa científica. Disponibilizam acesso ao Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses da UNIFAL-MG.

Possuem os seguintes serviços cooperativos e convênios:

. BIREME – Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde;

. IBICT – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ( BDTD);

. IBICT – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN);

. Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT);

. Portal de Periódicos da Capes;

. Rede BIBLIODATA (FGV) – Rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras

. Website: http://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/