Programas de Iniciação Científica com Bolsa

Programa Bolsa a Iniciação Científica e Tecnológica Institucional – PIBICT
Agência Financiadora:
FAPEMIG

Descrição


Trata-se de uma bolsa destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, que tenham cursado, no mínimo, até o segundo período e comprovem alto desempenho acadêmico. Não é permitido que o candidato tenha vínculo empregatício de qualquer natureza ou possua bolsa de pesquisa. A duração é de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período, mediante justificativa e avaliação positiva do relatório anual.

A Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBICT) foi instituída para atendimento às demandas de instituições de ensino e/ou de pesquisa, com atividade de investigação científica e tecnológica. Neste caso, a FAPEMIG concede uma cota de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, que será distribuída entre candidatos pela própria instituição beneficiária. O objetivo é contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa.

Entre os requisitos da instituição beneficiária estão haver recebido formalmente da FAPEMIG cota institucional de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, fixada por resolução do Conselho Curador e proceder à ampla divulgação prévia, por meio de edital, da oferta de bolsas dentro da cota institucional, contendo data para apresentação, pelos orientadores, das propostas de projeto que deverão ser desenvolvidas pelos candidatos a bolsistas. A instituição beneficiária deverá, preferencialmente, alocar as bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a propostas que estejam vinculadas a projetos de pesquisa apoiados pela FAPEMIG.

 
Cota UNIFAL-MG Duração da Bolsa Valor da Bolsa
100 bolsas 12 meses
Início em março

R$ 400,00
mensais

Conheça as normas da FAPEMIG