Mesa Redonda

Tema: “As perspectivas profissionais para egressos do Departamento de Física da UNIFAL levando em consideração a possibilidade de cursarem o mestrado profissional”.

Nesta mesa redonda, os membros discutirão as perspectivas profissionais dos egressos do Departamento de Física da UNIFAL tendo em vista a possibilidade de cursarem o mestrado profissional. Sendo composta por Danilo Branco e Gabriel Marinho, que são egressos do Departamento e que atuam na direção de escolas da região, bem como pelo Prof. Dr. Paulo, que está diretamente envolvido na implementação do mestrado profissional. A audiência terá uma excelente oportunidade de obter um panorama geral acerca da atuação de um Licenciado e Mestre em Física, especialmente aqueles formados pela UNIFAL.

Membros:

Prof. Dr. Paulo H. Menezes é Licenciado em Ciências (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas e em Física (1996) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga. Possui especialização em Ensino de Ciências (1998) pelo CECIMIG/UFMG; e mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de licenciatura em Física e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do qual é membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação. É pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF, onde desenvolve pesquisas na área de educação em ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, brinquedos científicos, ensino de física, formação de professores, grupos colaborativos de professores, tradição e inovação no ensino, pesquisa colaborativa e enfoque CTS na educação
Gabriel Marinho Machado é licenciado em Física pela Universidade Federal de Alfenas. Fez mestrado em Física também pela instituição. Foi professor por 4 anos no ensino médio público. E hoje ele ocupa a posição de diretor da Escola Municipal Elisa Rabelo de Mesquita. A qual trabalha com alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.